Buscar

ATIVIDADE 3 - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 3 - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
PERGUNTA:
Entendo que muitas dinâmicas de grupo são criadas ou replicadas para criar um ambiente em que
várias habilidades dos candidatos possam ser observadas em tempo real. As
dinâmicas tendem a ser breves, com descrições claras e com relação com os
conhecimentos, experiências e habilidades que serão requeridos dos profissionais de
um determinado cargo. Sobre as dinâmicas de grupo, quais habilidades e
conhecimentos podem ser bem avaliados por meio delas? Existem conhecimentos e
habilidades profissionais que precisam de outro modo para serem avaliados?
RESPOSTA:
Entendo que as competências mais observadas nas dinâmicas de grupo são liderança, trabalho em equipe,comunicação, foco em resultados, capacidade analítica e iniciativa.
Também são avaliadas as habilidades como atenção, o respeito a regras, ética, postura, motivação ecomprometimento.
Considerando que dinâmica de grupo é uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo, muitas habilidades podem ser identificadas por meio delas. Facilitando o traçamento de perfil de indivíduos diante dos testes de competências.
Tendo o objetivo de avaliar o comportamento dos candidatos com supostas situações que se possa enfrentar no dia a dia empresarial.
Os recrutadores podem optar por aplicar uma técnica bastante conhecida e temida nos processos de seleção, que é a as dinâmicas de grupo.
Os selecionadores observam nos candidatos durante as atividades propostas a eles, os recrutadores estimulando os candidatos a trabalharem junto, e demonstrarem suas competencias. 
A partir daí é observado quem consegue falar mais, ouvir ou emitir opiniões, analisado assim o conjunto de competências exigidas para o cargo em questão.
Outro metodo que esta sendo utilizado com a chegada da Transformação Digital nas áreas de Recursos Humanos, os recrutadores ganharam ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA), capazes de ajudar a avaliar o comportamento e as emoções dos candidatos, a partir de leitura facial e corporal, e assim identificar situações e emoções que tentamos esconder, como no caso de aflição, hesitação, insegurança, ansiedade, medo ou descontentamento, por exemplo. Essa tecnologia permite aos gestores detectar algo que possa colocar em dúvida uma afirmação ou dado fornecido durante a entrevista, para checagem posterior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando