Buscar

Princípios de direito FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Os princípios de uma determinada disciplina são utilizados como base para seus institutos e para sua evolução. No Direito, os princípios são como um núcleo inicial, a partir do qual, toda a estrutura científica vai tomar forma  (ROMAR, Carla Teresa Martins. Direito do Trabalho Esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018 [Minha Biblioteca].). Assim, podemos dizer que os princípios do Direito, em especial, os princípios do Direito do Trabalho, que visam sempre a proteção do trabalhador, são alicerces científicos que possuem determinadas funções. Neste sentido, o estudante deverá indicar quais são as funções dos princípios do direito, explicando, objetivamente, cada uma delas.
Os princípios, ao lado das regras, são normas jurídicas. Serve o princípio como limite de atuação do jurista. No mesmo passo em que funciona como vetor de interpretação, o princípio tem como função limitar a vontade subjetiva do aplicador do direito. Os princípios gerais do direito são os alicerces do ordenamento jurídico, informando o sistema independentemente de estarem positivados em norma legal. São exemplos: Falar e não provar é o mesmo que não falar. Ninguém pode alienar mais direitos do que possui.
Princípio protetor
O princípio protetor pode ser subdividido nos princípios das normas favorável, da condição mais benéfica e in dubio pro operário. 
Princípio da norma mais favorável
Este princípio informa que havendo conflito entre duas ou mais normas vigentes e aplicáveis à mesma situação jurídica, deve-se preferir aquela mais vantajosa ao trabalhador. 
Princípio da condição mais benéfica
Este princípio determina que se houver alguma alteração no contrato que o torne menos favorável ao empregado, tal alteração não irá produzir efeitos, tendo em vista que o empregado tem direito adquirido à norma mais favorável. 
Princípio in dubio pro operário
Analisa o princípio do Direito do Trabalho e define suas aplicações. O princípio in dubio pro operário, modernamente, possui a finalidade intrínseca de proteger a parte mais frágil na relação jurídica, ou seja, o trabalhador. 
Princípio da inalterabilidade contratual lesiva
O princípio da inalterabilidade contratual lesiva é originário do Direito Civil, tendo sido inspirado no princípio geral deste ramo do direito denominado inalterabilidade dos contratos. Ingressando no ramo justrabalhista, o princípio acima enunciado sofreu grandes adequações. 
Princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas
O princípio da indisponibilidade está relacionado à impossibilidade, em regra, da renúncia dos direitos do trabalhador no Direito do Trabalho. Ato pelo qual o empregado, por simples vontade, abriria mão de direitos que lhe são assegurados pela legislação.
Princípio da primazia da realidade
O princípio da primazia da realidade destaca justamente que o que vale é o que acontece realmente e não o que está escrito. Neste princípio a verdade dos fatos impera sobre qualquer contrato formal, ou seja, caso haja conflito entre o que está escrito e o que ocorre de fato, prevalece o que ocorre de fato.
Princípio da continuidade da relação de emprego
“O ônus de provar o término do contrato, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador. Pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado. ”

Outros materiais