Buscar

M3 Gestão do Comportamento Organizacional

Prévia do material em texto

Com base no capítulo 5 do livro da disciplina - Gestão da diversidade - e das duas reportagens disponibilizadas no módulo, você deverá no total de 20 linhas discutir/comentar os três itens:
a) Indique e comente quais as principais dificuldades encontradas atualmente nas organizações de trabalho.
b) A diversidade promove inovação e um melhor ambiente de trabalho? (comente, justifique suas opiniões e percepções)
Um ambiente organizacional diverso preza pela inovação, pela criatividade e gera maior comprometimento na relação trabalhador e organização. As pessoas, via de regra, apreciam sentir-se valorizadas pelas suas características pessoais como, conhecimentos, habilidades e atitudes, advindas de sua formação e de suas experiências de vida.
A diversidade pode ser conceituada como a composição de pessoas com identidades grupais diferentes dentro de um mesmo sistema social. A heterogeneidade de culturas, crenças, metodologias, idade, tempo de serviço, orientação sexual, modo de pensar e de agir, vícios e criatividade em solucionar problemas também é considerada diversidade. 
Assim, a gestão da diversidade promove o diálogo, e as pessoas podem complementar-se em suas competências e diferenças. Cada um constitui o todo da organização e, ao mesmo tempo em que é preciso gerenciar o institucional, é preciso atentar para as equipes e para os indivíduos. As práticas de gestão que consideram a diversidade passam pelas diferenças culturais, pelas políticas inclusivas e pela valorização do respeito ao ser humano trabalhador.
c) Indique duas ações que podem ser adotadas como forma de reduzir as práticas discriminatórias dentro das organizações. (justifique/comente suas indicações)
Todas as vezes que uma pessoa é avaliada de acordo com conceitos ou crenças pré-estabelecidos antes mesmo de uma experiência de convivência, ele sofre o preconceito. 
Gerentes e supervisores tem um papel fundamental para ajudar a lidar com discriminação dentro das organizações. O líder pode organizar treinamentos onde os colaboradores são colocados no papel da pessoa que sofre o preconceito para poder ajuda-los a criar uma revisão de conceitos e melhorar ainda mais o clima organizacional.
Palestras que promovam a redução das práticas discriminatórias é uma maneira eficiente para abordar o assunto, juntamente com a comunicação interna sendo usada para disseminar tópicos como diversidade e respeito no ambiente de trabalho.

Continue navegando