Buscar

AD1 Turismo Pedagógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Atividade a Distância 1 (AD1) – 1º SEMESTRE / 2020
Licenciatura em Turismo 
Disciplina: Turismo Pedagógico
Coordenadora: Camila Moraes
Nome: Marina Lima Lago Tomaz
Matricula: 16115100035
Polo: São Gonçalo
 Em 2017 participei do curso de História: Conhecendo Niterói IV, no Memorial Roberto Silveira, o curso tinha uma carga horária de 60 horas, que contemplava palestras e visitas em alguns pontos Turísticos Históricos Culturais de Niterói e São Gonçalo. Uma dessas visitas foi na Ilha das Flores, onde funciona o Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, localizada na Av. Paiva, Neves - São Gonçalo. O local já foi utilizado como hospedaria dos imigrantes que chegavam ao Brasil no século XIX, já abrigou um importante engenho de mandioca e a atividade de piscicultura, foi presídio, e há alguns anos se tornou sede da Tropa de Reforço da Força de Fuzileiros da Esquadra do Corpo de Fuzileiros Navais, da marinha do Brasil. 
 Conhecido como o Museu dos Imigrantes, o Centro de Memória da Imigração é coordenado pelo historiador da FFP/UERJ Luís Reznik, o projeto surgiu de parcerias entre as Faculdades de Formação de Professores (FFP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) campus de São Gonçalo e a Marinha do Brasil, além de contar com os recursos dos editais “Auxílio às Universidades Estaduais – UENF e UEZO” e “Apoio a Pesquisas na Área de Humanidades”, da FAPERJ.
 A proposta do Centro de Memória da Imigração de visitação é a céu aberto, onde durante a minha visitação eu passei por totens que explicava toda trajetória dos imigrantes que chegavam ali, quem acompanhou o grupo de alunos foram os guias da Marinha, que são treinados para essa tarefa. O objetivo da visitação, foi levar conhecimento sobre o processo de formação dos municípios de São Gonçalo e Niterói aos alunos do curso, com a chegada dos imigrantes na região alguns foram instalados em outras regiões do Brasil, mas grande parte se instalou nas regiões próximas do local de desembarque, famílias se instalavam nas regiões próximas com a esperança de reencontrar outros familiares que estavam chegando ao Brasil. Outra proposta da visitação foi conhecer a base do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, foi uma experiência educadora onde contemplei o Turismo Militar e Turismo Histórico Cultural, além de poder identificar os nossos Patrimônios e bens Arquitetônicos. Fiz os registros fotográficos e os guardo como recordação da história, tanto relacionada ao Museu dos Imigrantes, quanto a minha história e experiência vivida ao ter acesso aos relatos dos depoimentos por vídeos e áudios dos imigrantes que aqui chegaram. 
	
	
	
Referência Bibliográfica:
- SÃO GONÇALO TURISMO - Disponível em: http://saogoncaloturismo.com.br/project/ilha-das-flores/ - Acesso 05/03/2020
- FAPERJ - Disponível em: http://www.faperj.br/?id=2339.2.6 - Acesso 05/03/2020

Continue navegando