Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1- Identifique o tipo de clima organizacional na empresa. Explique.
A empresa tem o clima organizacional prejudicado ou ruim. Com uma rotatividade constante de funcionárias, principalmente para o cargo de segunda assistente de Miranda. Com brigas, fofocas e insatisfação. Pois Miranda, submete e humilha suas funcionárias e todos que no mundo da moda a temem e se sujeitem a ela, tem um estilo de liderança Carrasco que faz seus funcionários de gato e sapato, como se tivessem que pisar em ovos.
Ela é uma líder agressiva, extremamente autoritária no sentido de foco total no resultado. Então a gestão dela é uma gestão por conflito, cria algumas intrigas, coloca uns contra os outros, ela expõe alguns funcionários ao ridículo por achar que fazendo dessa forma ela motiva as pessoas a dar o seu melhor e trazer um resultado que espera, por ser chefe da revista Runaway, ela influencia todo segmento. Prejudicando assim o clima organizacional da empresa.
2- Quais os aspectos visíveis da cultura organizacional.
A empresa tem um forte padrão do mundo da moda, ou seja, a moda é o que a revista vende, então sua cultura organizacional é caracterizado pela rigidez e conservadorismo da moda. Ou seja, todos que trabalham ali tem de acreditar que a moda é imprescindível, usar salto alto, usar marcas como Valentinos, Prada, Channel etc. Ser magérrima, tem de valorizar o produto que a empresa fornece para seu público alvo, vestir a camisa para demonstrar lealdade e ética profissional dentro dos valores da revista. Que busca com isso, ampliar a participação no mercado, lucratividade, e estabilidade financeira (cultura de mercado).
3- A cultura organizacional interfere NO COMPORTAMENTO DE SEUS COLABORADORES? Destaque uma cena do filme onde exemplifica sua resposta.
Sim interfere. Pois a cultura organizacional de uma empresa é definida pela maneira como os colaboradores percebem as características do comportamento, valores e convicções observáveis na empresa e não ao fato dos funcionários gostarem ou não dela. O grande desafio da personagem Andrea era o de adaptar-se aquela Cultura, a qual ela criticava por seus valores, crenças e normas, ou seja, seus elementos organizacionais.
A cena que demostra isso começa na entrevista de emprego da personagem. Ao chegar na entrevista ela está extremamente mal vestida para os padrões de moda da revista, totalmente fora do contexto e sem nenhuma informação sobre a empresa, mesmo assim consegue a vaga. E começa a fazer de tudo para ser notada. A partir daí ela vai descobri que estava se fazendo de vítima, esperando que Miranda reconheça seus esforços. Ao desabafar com outro personagem ele abre os olhos dela. Ele diz que Miranda está apenas fazendo o trabalho dela: “você pode não gostar mas ela está fazendo o quê é esperado, você não dá a mínima para esse trabalho, você acha a moda ridícula, você sequer ler a revista Runaway e ainda espera que ela coloque uma estrelinha na sua testa. Você não tem ideia de quantas lendas já passaram por aqui e você nem liga para isso e sequer saber, muitas pessoas morreriam para trabalhar aqui nesse lugar que você desdenha. A partir daí começa a cair a ficha da personagem ela começa a se relacionar melhor com as pessoas, ela começa a usar o que estava em desvantagem ao seu favor. Porém ela começa a agir inconscientemente abrindo mão dos seus próprios valores em benefício dos valores da empresa da Miranda, sem definição do que é seu, do que é meu. Isso tudo vem junto com status, poder, para se sobressair na carreira sem observar o que está em seu entorno: a família, os amigos e o relacionamento. Então ao mesmo tempo que ela está conseguindo atingir o alvo na carreira dela ela está em decadência na vida pessoal. Prejudicando um a favor do outro, sem equilíbrio. Mudando dessa forma completamente seu comportamento, começar a usar roupas e acessórios de grife, faz um novo corte de cabelo, começar a usar maquiagem... Para está no alto padrão da moda exigido pela empresa.
4- Que tipo de intervenção você traria para empresa para resolver a questão das relações interpessoais?
Eu investiria em proporcionar um ambiente saudável. Como por exemplo a implementação da “sala compartilhada” pelos funcionários da empresa. Pelo fato de a sala incentivar um ambiente de trabalho sadio melhorando assim as relações interpessoais dos colaboradores.
A sala compartilhada traz detalhes, que na correria do dia a dia, muito facilmente acabam despercebidos como: melhora para o bom ambiente corporativo, conflitos e discussões são poucos frequentes e debates ocorrem de forma respeitosa. Os funcionários, independentemente de seu nível hierárquico na empresa, possuem boas condições higiênicas de trabalho e segurança. A relação entre colegas e superiores é boa. Já em um ambiente nocivo os colaboradores se sentem inseguros e, muitas vezes, procuram tirar vantagens uns dos outros em determinadas situações, em detrimento do trabalho em equipe. Há muita fofoca nos bastidores e, situações de desrespeito, como acontece na empresa do filme relacionado. 
A sala compartilhada traz vantagens como:
· A comunicação flui
Em um bom ambiente de trabalho, os problemas não ficam ocultos por medo de represálias de modo que a confiança permeia todo o espaço corporativo.
· Os colaboradores se sentem livres
A ausência do chamado microgerenciamento é uma característica marcante de um bom ambiente de trabalho.
· Você não percebe as pessoas “ mandando” uma nas outras ou dizendo o que devem fazer
Cada funcionário é ciente de suas tarefas e sente liberdade para executá-las.
· O crescimento é incentivado
Nas empresas que possuem um bom ambiente de trabalho, com sala compartilhada, os colaboradores sentem-se motivados a crescerem e se desenvolverem independentemente do lugar que ocupa na escala hierárquica.
· A produtividade se mantém elevada
Como consequência dos fatores já mencionados, a sala compartilhada garante a manutenção de excelente níveis de produtividade e contribui para diminuir o turnover, ou seja, a rotatividades e os elevados custos para a companhia.
A sala compartilhada incentivar as relações interpessoais, pois em um local onde todos cooperam para o êxito das atividades desenvolvidas, a produtividade e o rendimento serão bem maiores do que em empresas com problemas de relacionamento entre seus funcionários, fomentar as relações interpessoais dentro da empresa tornar o ambiente de trabalho mais leve, agradável, dinâmico e, também, produtivo.

Mais conteúdos dessa disciplina