Buscar

Desenvolvimento de Secador de Feno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução.
 Por definição feno é uma mistura de plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas, usada como forragem para o gado, mediante a desidratação que retira a água, mas mantendo o valor nutritivo e permitindo sua armazenagem por muito tempo sem se estragar.
 O uso do feno deu-se por conta da redução das pastagens, fator proveniente da urbanização e, crescente demanda da alimentação de animais sendo eles cavalos, gados e até mesmo chinchilas.
 A ideia do desenvolvimento do protótipo ocorreu ao avaliarmos as características de um feno com alto valor nutricional, sabe-se que a velocidade da desidratação impacta diretamente no percentual nutritivo do produto e, hoje no Brasil é realizada de forma natural, ou seja, completamente dependente de fatores climáticos.
 Foi realizado um estudo de caso com um produtor local de feno e, ele relatou alguns pontos em que a inclusão secagem do material seria vantajosa no processo atual, dentre estes pontos destaca-se a rebrotagem mais rápida, uma vez que o capim será retirado do local com maior agilidade, não influencia climática, maior agilidade na finalização do processo, diminuição de custos provenientes de manutenção, uma vez que a enfardadora irá trabalhar em local fixo e não mais em movimento ao redor da produção.
 No esquemático abaixo, é possível notar o processo atual, que comporta cinco processos, sendo: plantio, colheita, secagem natural, enfardamento e o faturamento posterior.
 Na etapa três é onde ocorrem as divergências e podem afetar drasticamente o faturamento de qualquer produtor, pois é nela que hoje há dependência exclusiva do clima.
 Nesta etapa, iremos substituir a secagem natural, por um secador industrial que terá como objetivo reduzir a umidade do capim mantendo a qualidade e o percentual de nutrientes intactos.
Figura 1 – Processo atual com dependência climática
 A proposta basicamente consiste, nesta substituição, qual pode ser vista na figura 2.
Figura 2 – Processo proposto sem impacto climático.
Objetivo.
 Partindo das premissas vistas no tópico um, a proposta tem como objetivo uma melhoria de processo, sendo esta melhoria projetada exclusivamente para o clima e necessidades do produtor brasileiro.
 Será desenvolvido um protótipo de secador com capacidade de secagem de 120kgf por ciclo de trabalho, oito horas.
 Dentro dos inúmeros benefícios deste secador, os principais destaques são: o aumento de 71% no faturamento, uma vez que a perda pelo clima será eliminada e, é importante mencionar o aumento na produção que saltará de 3,6 toneladas para 6,0 toneladas, um aumento de 60%.
	
Figura 3 – Vantagens da Aplicação

Outros materiais