Buscar

Síntese sobre fenação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo sobre o processo de Fenação
Fenação é uma técnica que tem como fundamento principal preservar a espécie forrageira por longos períodos, com o objetivo de manter o máximo de suas características nutritivas, mesmo com o processo de desidratação. Com isso, o material vegetal é submetido a secagem a campo sob a luz solar, até atingir níveis entre 12 e 18 % de umidade. O material é recolhido e enfardado, resultando assim, no feno.
No processo de fenação, podemos destacar 3 etapas principais: o corte, a secagem e o enfardamento da espécie forrageira. O corte consiste em acoplar um trator ou, de forma manual, com uma roçadeira, separar a forragem do solo, ou seja, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem. Com o capim cortado, é possível iniciar o processo de secagem em campo. Para isso, o revolvimento constante do material é crucial para acelerar o processo da desidratação, além de garantir que o procedimento seja conduzido de maneira homogênea, e que assim a planta alcance o mais breve possível o ponto ideal de umidade para a conservação. O revolvimento é normalmente é realizado com a ajuda de um instrumento chamado de ancinho, essa ferramenta é capaz de desempenhar funções semelhantes a de um rastelo, permitindo assim a movimentação do material sobre a superfície do solo, bem como auxiliar no enleiramento da massa vegetal a ser enfardada posteriormente.  O processo de enfardamento é feito por uma enfardadora, pode-se utilizar fardos retangulares, com 12 a 15 quilos, ou fardos redondos, pesando até 500 quilos. Essa etapa serve para adensar o material e colocá-lo em fardos, facilitando a comercialização. Depois disso, existe a etapa de armazenamento, onde o feno precisa ficar em um local coberto com telhado. Deve-se evitar usar muito plástico, porque se tiver um aquecimento, pode ocorrer incêndio.
O processo de fenação possui muitas vantagens, pois é uma forma de armazenamento muito versátil e que pode ser útil para diferentes necessidades dos produtores, com diferentes quantidades de animais e disponibilidades de terra. O feno pode ser armazenado por longos períodos e também conserva seu valor nutritivo por muito tempo, tendo assim uma ótima aceitação pelos animais. Outra vantagem do feno é sua facilidade de transporte, podendo ser facilmente comercializado para os produtores que não tenham disponibilidade de alimento. Sua forma de armazenamento compactada e possibilidade de disponibilizar direto ao animal também facilitam o trabalho. 
Uma desvantagem desse processo que pode ser citada, é o fato de que a fenação como forma de armazenamento de forrageiras tem um prazo de validade menor se comparado ao uso da técnica de silagem., A degradação do feno ao ar livre é muito mais lenta comparada às outras formas de apresentação das forrageiras. O feno tem baixa tolerância aos climas úmidos, podendo ser facilmente perdidos em consequência da chuva e de fungos ou mofos.

Continue navegando