Buscar

+ FUND ADM ESTUDOS DOMICILIARES - MARCELO MELLO

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 
 AULAS DOMICILIARES REFERENTES AO PERÍODO DE AO PERÍODO DE 16/03 A 30/03 DE 2020
TEMA: Administração por Objetivos – APO
(Ao final solicita-se uma tarefa que vale nota na prova P1 )
A teoria neoclássica alterou o foco das atividades meios para as atividades fins da organização, bem como para os seus objetivos e alvos estratégicos.
A questão da administração mudou do: “Como administrar? ” para: o “Por que administrar?”.
A primeira questão prevalecia nos postulados clássicos, teoria científica e teoria clássica, que enfatizavam em como fazer corretamente o trabalho (the best way de Taylor), porque estas teorias almejavam alcançar a eficiência. Com a APO, passou‑se a dar ênfase em fazer o trabalho certo, ou seja, o trabalho mais relevante para se alcançar os objetivos da organização, em outras palavras: para alcançar a eficácia. A execução tomou a posição que sempre deveria ter tido: a de meio para o alcance dos fins organizacionais, em vez de ser considerado um fim em si mesmo.
A APO é identificada pelo seu pragmatismo e constitui um modelo de gestão muito difundido. Surge em 1954, quando Peter F. Drucker lança o livro The practice of management (Prática de administração de empresas), onde é caracterizada pela primeira vez esta abordagem.
A teoria direciona os esforços dos gestores para a solução de problemas, pois entende‑se que os fundamentos da administração estão enraizados nos métodos a serem adotados para identificar e solucionar problemas – dos mais simples e cotidianos até os mais complexos – que podem envolver todas as áreas da organização.
O relacionamento entre os subordinados e as chefias mudou da prevalência hierárquica para um relacionamento de parceria. Este relacionamento mais equilibrado foi alcançado por meio do estabelecimento de objetivos e metas de forma conjunta e, ao mesmo tempo, o aumento do comprometimento de ambos para a consecução destes resultados.
O nível de envolvimento das equipes passou a ser imprescindível para a eficiência e eficácia gerencial. O envolvimento deve aumentar e se intensificar até se tornar um comprometimento pessoal com a eficiência nas atividades e com a eficácia na realização dos objetivos estabelecidos.
Consulte o site abaixo, para um artigo a respeito de qualidade de vida no trabalho, onde se evidencia a importância do envolvimento e comprometimento nas relações intrínsecas a uma empresa:
<http://www.perspectivasonline.com.br/revista/2008vol2n6/volume%202(6)%20artigo14.pdf>.
Como as metas são estabelecidas conjuntamente entre chefes e subordinados, faz‑se necessário definir meios para monitoramento do desempenho tanto de um como de outro. Os indicadores de desempenho de produtividade, custos, qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade devem ser aplicados com precisão e permitir o acompanhamento e embasamento da tomada de decisões, ajustando‑se assim, os procedimentos em todos os níveis hierárquicos. O principal é que os resultados estejam sempre sendo buscados. E por todos.
A APO integra todos os níveis de objetivos organizacionais, desde os objetivos estratégicos que são globais e envolvem a organização como um todo, passando pelos objetivos táticos que focalizam o planejamento e ações no âmbito das áreas funcionais da organização, e finalizando com os objetivos operacionais, que são transformados em metas e planos de ação, viabilizando a realização ordenada do trabalho necessário.
O planejamento participativo, coordenado pela alta administração e com o comprometimento e participação de todos os colaboradores, produz uma vantagem muito fragrante, relativa à clara comunicação e o fácil entendimento dos objetivos e estratégias que devem ser levados a cabo por todos os funcionários‑parceiros. Evita‑se, desta forma, desentendimentos e interpretações distorcidas das políticas, diretrizes e estratégias organizacionais, bem como dos procedimentos derivados dos planos que deverão ser implementados.
Lembrete
A APO é o sistema de administração que relaciona as metas organizacionais
com o desempenho individual, em todos os níveis administrativos.
O processo da APO pode ser uma operação de guerra para ser implantado e operado no cotidiano da
empresa. Para facilitar o seu entendimento, pode‑se resumi‑lo a:
• Estabelecimentos de metas e objetivos organizacionais.
• Desenvolvimento do plano de ação.
• Revisão periódica.
• Avaliação periódica.
A administração por objetivos é de natureza mais pragmática e voltada para resultados. Isto condiciona os colaboradores a pensar e agir em função de fatos, dados reais e sem perder o foco de suas metas. Os procedimentos convergentes para o alvo estratégico tornam a atuação na empresa muito mais satisfatória. E se os objetivos individuais estiverem alinhados com os objetivos organizacionais, o nível de comprometimento e motivação dos colaboradores torna‑se incomensurável. 
ATENÇÃO PARA SUA TAREFA
O aluno deve fazer pesquisas em sites e, SE DESEJAR, no livro abaixo mencionado e responder:
Quais as principais vantagens apresentadas pelo método APO considerando POR EXEMPLO: 
• Concentração de esforços na eficácia organizacional.
• Controle do desempenho e identificação de oportunidades de melhorias.
• Dinâmicas organizacionais especificando as responsabilidades.
• Melhoria da comunicação e identificação de necessidades de treinamentos.
• Aperfeiçoamento do sistema de avaliação, além de promoção e remuneração mais equitativas, com base no desempenho.
	Introdução à teoria geral da administração. 6ª. ed. São Paulo: Campus, 2000.
	
	DRUCKER, P. F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1995.
	MEIRELES, M.; PAIXÃO, M. R. Teorias da administração: clássicas e modernas. São Paulo: Futura, 2003.
	Sites buscando por ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Na obra indicada abaixo, o guru da administração Peter Drucker antevê os desafios que surgiam para o século XXI. Leitura essencial para quem pensa hoje a administração, assim como para os que começam a trilhar os caminhos desta área de atuação.
Livro: Desafios gerenciais do século XXI.
Autor: Peter F. Drucker.
Editora: Thomson Learning.

Continue navegando