Buscar

Aço e Madeira Lista 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 – Explique a diferença entre perfis laminados e soldados.
Perfis soldados são os perfis constituídos por chapas de aço estrutural, unidas entre si por soldagem a arco elétrico. São largamente empregados na construção de estruturas de aço, em face da grande versatilidade de combinações possíveis de espessuras, alturas e larguras, levando à redução do peso da estrutura, comparativamente aos perfis laminados disponíveis no mercado brasileiro. O custo para a fabricação dos perfis soldados, no entanto, é maior do que para a laminação dos perfis laminados. 
Perfis laminados são aqueles fabricados a quente nas usinas siderúrgicas e são os mais econômicos para utilização em edificações de estruturas metálicas, pois dispensam a fabricação “artesanal” dos perfis soldados ou dos perfis formados a frio.
2 – O que é um perfil de chapa dobrada? 
O perfil de chapa dobrada é criado a partir de chapas de aço retas, podendo ter diferentes tamanhos e espessuras, visando atender exatamente à necessidade de obra. O objetivo da aplicação da dobra no perfil de chapa dobrada é justamente proporcionar formatos específicos para a variação de projetos.
3 – Quais são as etapas do processo siderúrgico?
A fabricação do aço pode ser dividida em uma preparação inicial e quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. 
1. Preparação da carga: grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter. O carvão é processado na coqueria e transforma-se em coque.
2. Redução: essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno.
Oxigênio aquecido a uma temperatura de 1000ºC é soprado pela parte de baixo do alto forno. O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.
3. Refino: aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e a sucata de ferro e aço em aço líquido. Nessa etapa parte do carbono contido no gusa é removido juntamente com impurezas. A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos.
4. Laminação: os semi-acabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderúrgicos, cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composição química.
4 – Cite e descreva brevemente 3 softwares que trabalhem com estruturas metálicas. 
Ftool: software que possibilita a compreensão real dos quadros estruturais por parte de alunos de graduação. Para trabalhar no software inicia-se pela fase de pré- processamento na qual cria-se e modifica-se o modelo estrutural, para a criação do reticulado do modelo o sistema oferece um editor gráfico interativo. Nesse editor os botões de modelagem permitem criar e modificar a geometria e topologia de uma estrutura reticulada. No Ftool os resultados de diagramas de esforços internos – momento fletores, esforços cortantes e esforços axiais – valores numéricos dos deslocamentos e esforços internos e valores das reações de apoio podem ser consultados e visualizados em qualquer estágio da simulação e em qualquer ordem. Permite a verificação de inúmeras alternativas para modelagem de estruturas. 
Autometal: trata-se de um software que permite realizar todas as tarefas de projeto com o auxílio de integração com o sistema CAD. Através dele importa-se os dados geométricos de uma estrutura metálica gerados no programa em arquivos de extensão dxf e realiza-se a automação dos carregamentos, análise estrutural e otimização do dimensionamento. 
Metalicas 3D: é um software para cálculo estrutural e dimensionamento de elementos estruturais metálicos, estruturas de alumínio e de madeira. A entrada de dados pode ser realizada através de um desenho da estrutura com um comando de cotas. É possível fomentar manualmente com dados da dimensão do projeto ou importar um desenho feito em qualquer software CAD ou seja, arquivos com extensão dfx ou dwg. Desta maneira as linhas do desenho serão transformadas em barras sem necessidade de redesenhar todas estrutura. O Metalicas 3D oferece ainda uma ampla biblioteca de perfis com os principais fabricantes brasileiros cadastrados e permite a edição e cadastro de novos perfis. A automação do programa está presente desde o cálculo dos coeficientes de flambagem até a determinação de valores mais apropriados em função dos nós da estrutura, mesmo em estruturas complexas. Após o cálculo é gerado um relatório no qual são destacadas as barras que não satisfazem alguma verificação conforme a norma previamente selecionada. Dessa maneira o programa altera as barras não conformes dimensionando uma estrutura com o menor peso possível.
5 – Quanto custa um quilo de aço A36? E um perfil I?
Um quilo de aço A36 custa em média R$ 4,60. Um perfil I em média custa R$ 4,70.
6 – Que tipos de carregamentos poderiam atuar sobre uma estrutura de aço?
Estáticos e dinâmicos.
7 – Qual é o prédio mais alto do Brasil? Descreva sua estrutura.
Yachthouse Residence Club, torres 1 e 2 (Balneário Camboriú) – as torres gêmeas mais altas da América Latina tem 274 metros e 81 andares cada. Somente na fundação, que levou um ano e meio para ficar pronta, foram usados 4562 caminhões de cimento. Para erguer os prédios sem risco à estrutura, a construtora Pasqualotto & GT empergou sistema Outrigger, inédito no Brasil, cujo objetivo é auxiliar na redução da oscilação em edifícios altos, aumentando sua rigidez. É um dos dispositivos utilizados para absorver os efeitos dinâmicos na estrutura, e ocupou dois pavimentos, na metade do empreendimento, com volume de concreto e peso de aço equivalentes a três pavimentos de apartamento.
8 – Qual é a diferença entre um perfil I e um H?
As diferenças entre o perfil "I" e "H" consistem que ambos tem aproximadamente o mesmo comprimento do perfil original e aproximadamente a mesma altura e ainda com altura imediatamente maior mas com massa menor que a do perfil original. Visualmente, as diferenças estão nas mesas, nas almas e nas bitolas das peças. Ou seja, as diferenças estão nas dimensões físicas, nas massas respectivas e nas especificações técnicas.
9 – Descreva 5 vantagens e 3 desvantagens das estruturas metálicas.
Vantagens:
Economia de materiais, mão de obra e espaço: o processo de construção acaba ficando mais econômico e organizado. Menor quantidade de materiais é necessária.
Bom padrão de acabamento em menor tempo: a uniformidade presente nas estruturas metálicas é destaque principalmente para obras comerciais, que precisam de mais agilidade. O processo é realizado em menos tempo, mas com um resultado final.
Maior versatilidade: o aço é mais elástico do que o concreto. Isso permite projeções estruturais mais belas sem a necessidade de ajustes adicionais em outras áreas para suporte estrutural. Sem contar que a utilização de vãos livres maiores é permitida, otimizando os espaços.
Descarte de resíduos ecologicamente correto: as peças de aço são recicladas de maneira bem mais fácil e proveitosa do que os resíduos comuns de construção. Isto facilita tanto o descarte de quem opera a obra quanto o trabalho de quem recebe os materiais para reaproveitamento.
Não necessita de escoramento: Nas ligações, serão utilizados soldas ou parafusos. Para vigas e pilares metálicos, não será necessário realizar cimbramento por longos períodos, mas estabilizar as peças até que fiquem adequadamente ligadas e em suas posições definitivas. 
Desvantagens:
Vulnerabilidade em algumas ocasiões: as estruturas metálicas podem ser um pouco mais vulneráveis quando comparadas às de concreto armado, no quesito de resistência ao fogo, vento e corrosão. Para evitar esses problemas, os cuidados preventivos e de planos de emergênciadevem sempre estar em dia.
Possíveis instabilidades e ruídos: as estruturas metálicas são mais flexíveis e sofrem mais com os efeitos de dilatação térmica. Portanto, elas costumam vibrar mais à impactos e os estalos decorrentes de ambos esses fatores podem ser ouvidos pelos usuários da edificação.
Falhas na execução e desconfiança: a mão de obra para a construção de estruturas metálicas deve ser altamente especializada. Em virtude disso, falhas podem ocorrer com certos prestadores de serviço, podendo gerar danos estruturais. Há também um pouco de incredulidade no país ainda sobre essas estruturas para certos tipo de construções, o que gera um pouco de desconfiança.
10 – Descreva 5 propriedades do aço como material de construção. 
As principais propriedades do aço são grande maleabilidade e durabilidade, elasticidade, boa resistência e boa condutividade têrmica. Além dessas propriedades importantes, propriedade mais característica do aço inoxidável é a sua resistência à corrosão.

Continue navegando

Outros materiais