Buscar

ATIVIDADE DA DISCIPLINA CULTURA POPULAR BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DA DISCIPLINA CULTURA POPULAR BRASILEIRA
Equipe 1
1- O que é cultura? Dê exemplos.
Resposta: Cultura é o que é produzido pelo homem e por este repassado por gerações, podendo ser a fala, a escrita, o modo de viver, de comer, suas crenças etc.
2- O que é cultura erudita? Dê exemplos.
Resposta: A cultura erudita restringe-se a apenas uma pequena parcela da população e geralmente é o conhecimento legitimado em academias e o que é cientificamente comprovado. Geralmente é registrada por meio de livros ou gravações e seu acesso é restrito. 
Exemplos: Museus, bibliotecas, teatros, centros culturais, apresentações de música erudita e de música clássica.
3- O que é cultura de massa? Dê exemplos.
Resposta: Cultura de massa surge com as tecnologias e é controlada pela indústria cultural que promove seus produtos e incita ao consumismo. Essa cultura não foca as particularidades culturais e procura uma homogeneização da cultura.
Exemplos: Meios de comunicação de massa como: rádio, tv, internet...
4- O que é cultura popular? Dê exemplos.
Resposta: Cultura popular é o conhecimento que integra a maior parte da população, que pertence à maior parte do povo. Sua divulgação dá-se principalmente por meio oral e por vezes perpassa gerações. Surge como solução para problemas diários.
Exemplos: o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
Equipe 2 
1- Explique:
Como aconteceu a formação cultural do povo brasileiro e quais as contribuições destas culturas para a contemporaneidade?
Resposta: A cultura brasileira de um modo geral se caracteriza de uma forma muito singular e por que não dizer, peculiar. É a mistura e herança de muitas outras, onde podemos citar a indígena, por serem os primeiros e legítimos habitantes do solo verde-amarelo, (destacando-se o Tupi-Guarani, os Kaiapós, etc.), os Portugueses, por serem os primeiros colonizadores, em seguida os Africanos, os Bantos e os Sudaneses, á época do regime escravocrata, foram os principais, e em uma menor, mas significativa escala, espanhóis, holandeses, franceses, italianos, alemães, asiáticos, e mais tarde árabes, judaicos, etc, Esta miscigenação e interação de raças, povos, suas diferentes linguagens, e complexos padrões de comportamento, derivou a nossa Cultura Popular com a transmissão de conhecimentos cultivados, através de palavras, gestos, costumes, ritos, histórias, tradições, e suas mais diversas manifestações de um povo: Dança, Música, Literatura, Folclore, Arte que são vivenciadas até os dias de hoje. Vale ressaltar ainda, que na contemporaneidade, devido à comunicação de massa, é forte a influência cultura da americana na cultura brasileira.
Equipe 3
1 – Quais as leis de incentivos a cultura?
Resposta: A lei federal nº 8.313/91, mais conhecida como lei Rouanet, foi durante muito tempo o principal mecanismo de captação de recursos para incentivo à cultura no país. Essa lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), através da qual pessoas físicas ou jurídicas podem doar recursos para a promoção, proteção e difusão da produção artística brasileira. Reformas nessa lei vêm sendo discutidas, e em fevereiro de 2010 foi instituído o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura – Procultura com o objetivo de incentivar e mobilizar recursos para apoio de projetos culturais regionais. A intenção do Ministério da Cultura é que o Procultura venha a substituir a Lei Rouanet.
2- O que são os temas transversais? Quais são? 
Resposta: Os temas transversais são assuntos importantes da vida cotidiana que devem ser trabalhados nas disciplinas escolares. São um conjunto de conteúdos educativos e eixos condutores da atividade escolar que, não estando ligados a nenhuma matéria particular, se considerar que são comuns a todas, de forma que, mais do que criar novas disciplinas, acha-se conveniente que seu tratamento seja transversal num currículo global da escola. Os temas sugeridos são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
3- Qual a diferença entre temas transversais e interdisciplinaridade?
Resposta: A transversalidade é diferente da interdisciplinaridade. No trabalho interdisciplinar, são mantidos os interesses próprios de cada uma das disciplinas envolvidas, e os temas transversais, no caso, não compõem uma disciplina específica. Na transversalidade um tema é trabalhado em diversas disciplinas, permeando todo o processo educativo. Os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade são diferentes, mas não excludentes.
4- Qual a contribuição do tema transversal – Pluralidade Cultural para a educação?
Resposta: O tema Pluralidade Cultural, é um documento explica como o estudo das diferentes culturas deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, onde toda forma de discriminação e exclusão seja superada, proporcionando a todo brasileiro “uma vivência plena de sua cidadania” (BRASIL, 1997, p. 13). Espera-se que o conhecimento e a valorização das características culturais de diferentes grupos incentivem atitudes éticas, de respeito, e que iniba atitudes discriminatórias e excludentes. O objetivo de se abordar o tema transversal Pluralidade Cultural não deve se dividir ou apenas identificar diferentes grupos culturais dentro da sociedade brasileira, mas sim reconhecer e valorizar as diversas formas de expressão, reconhecendo especificidades de determinados grupos, que, embora apresentem características particulares, juntos compõem uma identidade nacional.

Continue navegando