Buscar

ENSINO CLINICO DO IDOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709256074)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considerando o envelhecimento populacional e consequente aumento das doenças crônico-degenerativas e suas complicações, é correto afirmar que
		
	
	o diabetes mellitus mais frequente em idosos é o tipo 2, que resulta primariamente da destruição das células betapancreáticas e tem tendência à cetoacidose.
	
	a cetoacidose em idosos diabéticos manifesta-se através de sinais e sintomas como visão borrada, cefaléia, surdorese intensa, palpitações e distúrbios de comportamento.
	
	em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva, a hipertensão arterial é definida quando se tem a pressão arterial sistólica maior ou igual a 150 mmHg e a diastólica, maior ou igual a 95 mmHg.
	 
	uma das atribuições do enfermeiro na atenção ao idoso é realizar consulta de enfermagem, incluindo a avaliação multidimensional rápida, solicitação de exames complementares e prescrição de medicamentos, sempre que necessário, conforme protocolos estabelecidos pelo gestor municipal, observadas as disposições legais da profissão.
	
	entre as doenças do aparelho circulatório, o acidente vascular encefálico (AVE) e o infarto agudo do miocárdio (IAM) estão entre as mais prevalentes no Brasil, sendo que, na faixa etária dos 50 a 65 anos, essas doenças são responsáveis por 95% do total de óbitos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709256326)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	É muito comum haver isolamento social, discriminação e estigmatização associadas ao processo de envelhecimento, principalmente no tocante às alterações químicas que ocorrem no sistema nervoso central (SNC). Deste modo, saber identificar alterações patológicas do SNC é fundamental para promover maior longevidade e qualidade de vida ao idoso. É correto definir a demência conforme o item abaixo:
		
	
	A demência, principalmente a de Alzheimer, tem início insidioso, sua duração é relativamente curta, e a característica marcante é o prejuízo das memórias recente e remota
	
	A demência tem maior incidência em indivíduos idosos e é inevitavelmente a progressão de quadros de delírio crônicos
	 
	A demência possui como característica na fase inicial a manutenção de um comportamento social intacto, no entanto, podem surgir ilusões paranoides e comportamentos agressivos ao longo da doença
	
	A demência é um fenômeno comum e fisiológico do processo de envelhecer, e pode ser traduzido culturalmente como caduquice
	
	A demência tem como fator etiológico mutações genéticas geradas pelo desgaste dos cromossomos celulares e a redução na liberação de catecolaminas, como a adrenalina
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709256341)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De modo geral os clientes com peneumonia bacteriana apresentam uma doença aguda ou crônica anterior e que compromete a defesa do hospedeiro. Além disso há um número cada vez maior de clientes com comprometimento das defesas e que desenvolvem pneumonias por bacilos gram positivos e negativos. São bacilos gram negativos.
		
	
	Fungos, anaeróbios, klebsiela e parasitas.
	
	N. R. A.
	
	anaeróbio, vírus, estreptocócico, clamídia
	 
	Klebsiela, pseudômonas, echerichia coli, proteus e serratia.
	
	Micobactérias, anaeróbios, echerichia coli, fungos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709255889)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O trauma em idoso corresponde à sexta causa de morte nesta faixa etária. As causas mais frequentes de trauma nesta população é:
		
	
	Acidentes com armas brancas
	
	Acidentes com objetos cortantes
	
	Maus tratos
	 
	Quedas
	
	Acidentes com armas de fogo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709256174)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação à Política Nacional e o Estatuto do Idoso, não podemos afirmar que:
		
	
	A Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso enfatizam a importância de se manter o idoso como cidadão, respeitando todos os seus direitos previstos em lei
	
	Está previsto na legislação que idoso é o indivíduo com mais de 60 anos de idade
	
	O foco da Política Nacional do Idoso é a promoção do envelhecimento saudável, através da manutenção da independência física e mental do mesmo
	
	Trabalhar sob a ótica da epidemiologia, objetivando a detecção de problemas e riscos à saúde da população idosa é uma das primícias da assistência ao idoso regidos pela Política e Estatuto
	 
	É propósito da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso enfatizar a criação de diversos asilos para atender a crescente população de idosos dependentes
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709256022)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença degenerativa primária do sistema nervoso central. Sobre essa doença, é incorreto afirmar que:
		
	 
	As falhas de memória estão sempre presentes, mas não comprometem as atividades de vida diária
	
	A cognição, termo utilizado para descrever o funcionamento mental, habilidade para pensar, lembrar, raciocinar e produzir respostas a estímulos externos, sofre importante declínio na doença de Alzheimer.
	
	A doença de Alzheimer diminui a expectativa de vida do idoso
	
	O comprometimento das funções cognitivas pode ser antecedido por déficits não-cognitivos como sintomas psicológicos e de comportamento
	
	A doença apresenta durante a sua evolução 04 estágios, sendo mais ou menos previsível às complicações em cada fase.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709256494)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa que NÃO corresponde a uma ação de enfermagem adequada junto ao cliente com pneumonia:
		
	 
	Incentivar exercícios respiratórios gradativos, independente da condição física do cliente.
	
	Fornecer nebulização periódica e drenagem postural conforme indicado.
	
	Incentivar a tosse.
	
	Realizar mudanças de decúbito com intervalos regulares.
	
	Avaliar diariamente características do escarro e do padrão respiratório.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709256394)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Enfisema pulmonar - é uma distensão anormal dos espaços aéreos distal aos bronquíolos, com destruição dos septos alveolares. Constitui o estágio final de um processo degenerativo que progrediu durante anos. Há, com freqüência, comprometimento irreversível da função pulmonar. Constitui a principal causa de incapacidade. Apresenta os seguintes diagnósticos de enfermagem:
		
	
	¿Eliminação ineficaz das vias áereas relacionadas a broncoaspiração evidenciado por taquipnéia e tosse; ¿Intolerância à atividade física relacionada a diminuição da fadiga evidenciado pela dispnéia ao menor esforço;
	
	¿Eliminação ineficaz das vias áereas relacionadas a broncoaspiração evidenciado por dispnéia e hemoptise;Troca gasosa deficiente relacionada ao desequilíbrio entre ventilação e perfusão evidenciada pela epistaxe;
	 
	¿Eliminação ineficaz das vias áereas relacionadas a broncoaspiração evidenciado por dispnéia e tosse; ¿Intolerância à atividade física relacionada ao aumento da fadiga evidenciado pela dispnéia ao menor esforço;
	
	Troca gasosa deficiente relacionada ao desequilíbrio entre ventilação e perfusão evidenciada pela epistaxe;
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709255957)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	A Política Nacional do Idoso ( lei 8842/1994) tem como objetivo:
		
	
	Reconhece a questão da velhice como não prioritária no contexto das políticas sociais e propõe não criar condições para promover a longevidade com qualidade.
	 
	Assegurar ao Idoso seus direitos sociais, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
	 
	Assegurar ao Idoso seus direitos sociais, criando condições para não promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
	
	Assegurar ao Idoso seus direitos sociais, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação inativa na sociedade.
	
	Assegurar ao Idoso seus direitos sociais, criando condições para promover sua autonomia, desintegração e participação efetiva na sociedade.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709256037)
	Acerto: 0,2  / 0,2O Edema Agudo de Pulmão constitui urgência clínica e motivo frequente de internação hospitalar. Sobre este agravo assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O quadro clínico clássico inclui: sensação de afogamento, ingurgitamento jugular; ausculta pulmonar com ruídos adventícios grosseiros; via aérea repleta de secreção rósea, espumante.
	
	O enfermeiro deverá: realizar monitorização respiratória (padrão, frequência, ritmo) e avaliação do débito cardíaco e urinário.
	 
	A abordagem inicial a paciente com EAP inclui: controle da hipotensão arterial com administração de volume.
	
	O paciente apresenta-se extremamente dispneico, cianótico e agitado, podendo evoluir com rápida deterioração para torpor, depressão respiratória e, eventualmente, apneia com parada cardíaca.
	
	Ventilação espontânea prejudicada; Padrão respiratório ineficaz, Intolerância à atividade e Débito Cardíaco diminuído são exemplos de títulos diagnósticos de enfermagem para pacientes com EAP.

Continue navegando