Buscar

Comportamento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunicação: é o fornecimento ou troca de informações, idéias e sentimentos, através de palavras, escrita ou oral, ou de sinais. É vital para o comportamento das pessoas dentro de uma organização.
Toda comunicação requer alguns componentes: quem emite a informação (emissor), quem recebe a informação (receptor), a mensagem emitida e o canal, que é o meio pelo qual a informação é emitida. 
O gestor precisa ter a capacidade de se comunica bem, para que as pessoas alinhem sua produtividade com os objetivos da organização.
Quando uma mensagem é recebida apenas em parte, a comunicação existe, mas há o que se chama de FILTRAGEM.
Chama-se RUÍDO o tipo de comunicação entre duas pessoas ou em grupos quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada.
Há BLOQUEIO na comunicação entre duas pessoas, quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.
Funções da comunicação: controle, motivação, expressão emocional, informação.
Tipos de comunicação: Interpessoal (Oral, Escrita, Não verbal). Organizacional (Redes Formais, Rede de Rumores, Comunicação Eletrônica, Outros Canais).
Feedback: é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo, ajudando-os a melhorar seu desempenho para que atinja seus objetivos. O feedback deve ser utilizado como uma estratégia para alavancar resultados, promover o crescimento das pessoas e da organização através do desenvolvimento de competências e habilidades, com foco na diminuição de gaps.
Como fazer um feedback? Prepare-se e organize o que será dito. Quebre o gelo. Adote o modelo sanduíche. Seja sincero e imparcial. Olho no olho. Aponte exemplos práticos. Tenha empatia na exposição dos pontos fracos. Auxilie na criação de plano de ação. Inverta os papéis. Não se estenda.
O líder e a comunicação: Um líder deve estar atento à sua forma de comunicar e, para que isso ocorra, é preciso gerenciar suas emoções e pensar antes de falar ou agir, pois palavra dita não volta atrás.
Agrupamento: é quando as pessoas estão reunidas, porém cada uma tem um objetivo a seguir ,sem haver relações afetivas entre elas.
Grupo: é quando as pessoas estão reunidas e possuem um mesmo objetivo, havendo uma relação afetiva entre elas, mas não necessariamente haverá união de todos para atingir um determinado objetivo.
Equipe: se dá quando as pessoas estão reunidas e possuem um mesmo objetivo, havendo uma relação afetiva e deve haver união entre todos os envolvidos para atingir um determinado objetivo.
Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe!!!
Liderança: É a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar, e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Outros materiais