Buscar

Educação física didática currículo e avaliação

Prévia do material em texto

1)
A professora Joice Mayumi Nozaki, de São Paulo, vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, elaborou uma sequência didática tematizando a Luta nas aulas de Educação Física. Em sua primeira aula, a professora mostrou ilustrações sobre lutas e brigas para seus alunos e pediu que estes levantassem características específicas das lutas ou das brigas. 
Considerando esta atividade, podemos afirmar que: 
Alternativas:
· 
A aula é teórico-prática pois tematiza uma prática corporal.
CORRETO
· 
A aula configura-se como teórica.
· 
A aula exigia que os alunos fossem especialistas no tema que seria ensinado.
· 
Esta aula deveria ser feita na disciplina de história, sendo uma atividade interdisciplinar.
· 
A aula não pode ser considerada parte de uma sequência didática de Educação Física.
Código da questão: 18295
2)
Em relação aos dos desafios do professor de Educação Física no que tange a sua formação inicial (nível superior, graduação, licenciatura), qual aspecto é indicado como ponto crítico nessa formação?
Alternativas:
· 
A participação dos graduandos em oficinas de práticas corporais.
· 
A participação dos graduandos em congressos.
· 
Os estágios supervisionados de práticas de ensino.
CORRETO
· 
A formação teórica para docência.
· 
A existência de cursos de curta duração.
Código da questão: 19408
3)
Sobre o tema Parâmetros Curriculares Nacionais, leia e analise o trecho abaixo: 
Com as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é esperado que a Educação Física ultrapasse o ensino de seus conteúdos específicos. Isso indica que além dos conhecimentos que compõem uma dimensão _____________, há uma dimensão _____________ nestes saberes, que envolve questões relacionadas aos movimentos, um saber sobre o fazer. Ao mesmo tempo, valores subjacentes orientam uma dimensão ______________, ou seja, que norteiam as atitudes esperadas dos alunos nestas práticas corporais. 
Em seguida, assinale a alternativa que apresenta as palavras corretas para as lacunas acima: 
Alternativas:
· 
Procedimental; atitudinal; conceitual.
· 
Conceitual; atitudinal; procedimental.
· 
Atitudinal; conceitual; procedimental.
· 
Procedimental; conceitual; atitudinal.
CORRETO
· 
Conceitual; procedimental; atitudina.
Código da questão: 18576
4)
Com a organização de currículos e diretrizes, é possível entender que os professores de Educação Física possuem mais subsídios para orientar seu trabalho pedagógico, legitimando seu espaço na escola. Identificamos, no entanto, diversas críticas endereçadas ao estabelecimento de currículos para a Educação Física. Assinale a alternativa que corresponde a uma destas críticas: 
Alternativas:
· 
Os currículos retiraram conteúdos relacionados aos esportes coletivos das aulas de Educação Física.
· 
Os currículos vinculam a prática pedagógica a atividades específicas e descontextualizadas.
CORRETO
· 
Os currículos são elaborados por uma equipe técnica não especializada.
· 
Os currículos são elaborados por uma equipe técnica especializada que nunca ministrou aulas de Educação Física na escola.
· 
Os currículos exigem que o professor tenha domínio sobre uma quantidade grande de temas da cultura corporal.
Código da questão: 19381
5)
Diversas perguntas foram elencadas pelo Coletivo de Autores (1992) ao questionarem os processos avaliativos nas escolas públicas brasileiras. Quais significados esses processos têm assumido e a que modelo de Educação Física eles respondem? Quais referências conduzem os processos avaliativos na Educação Física escolar? A partir destas indagações, endereçaram uma crítica ao que chamaram de reducionismo das possibilidades pedagógicas da Educação Física. 
Assinale a alternativa que corresponde ao significado de um reducionismo de possibilidades pedagógicas na Educação Física:
Alternativas:
· 
Ampliação da finalidade da avaliação para detectar os conhecimentos teórico e práticos desenvolvidos em aula.
· 
Limitação da finalidade e dos sentidos da avaliação em detectar a aptidão física pautada em critérios dos esportes de alto rendimento.
CORRETO
· 
Adoção de ferramentas que priorizem a avaliação da compreensão que o aluno faz sobre o tema e sirvam de retroalimentação para o professor avaliar a si mesmo. 
· 
Ampliação da finalidade da avaliação para a compreensão das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos.
· 
Adoção de critérios avaliativos coerentes com o conteúdo e com os conhecimentos da turma sobre cultura corporal de movimento.
Código da questão: 18735
6)
Três tipos de práticas pedagógicas são encontrados nas aulas de Educação Física nas escolas (SILVA; BRACHT, 2012). Sobre esse tema, leia e analise o trecho exposto abaixo: 
A primeira possibilidade está relacionada à continuação da ________________ que se instalou nas escolas nas décadas de 1970 e 80. Outra possibilidade é caracterizada pelos autores como ___________________, ou seja, um professor que não cumpre seu papel de mediador e apenas e "rola bola" para os alunos jogarem. Por fim, o terceiro tipo é composto por professores que _______________ e buscam modificar as tradições instaladas na área. 
Assinale a alternativa cujas palavras completam as lacunas acima
Alternativas:
· 
Teoria; rolamento; se acomodam.
· 
Tradição, “desinvestimento” pedagógico, inovam.
CORRETO
· 
Renovação, “desinvestimento” pedagógico, se habituam.
· 
Diretriz, “desinvestimento” pedagógico, se adaptam.
· 
Legislação, investimento pedagógico, renovam.
Código da questão: 18550
7)
Qual a concepção de professores de outras disciplinas e dos pais dos alunos sobre a Educação Física, de acordo com a pesquisa realizada por Zenólia Figueiredo e seus colaboradores (2008)?
Alternativas:
· 
Os professores das demais disciplinas entendem que as aulas deveriam acontecer sempre em espaços cobertos, já os pais dos alunos reclamam do fato de seus filhos se machucarem muito nas aulas.
· 
Os professores das demais disciplinas entendem que a Educação Física também deve ter prova escrita, já os pais alegam que as provas não fazem parte da forma como a disciplina é constituída.
· 
Os professores das demais disciplinas entendem que as aulas deveriam ser mais diretivas e com maiores cobranças, já os pais dos alunos relatam que os filhos não aprendem nada nas aulas de Educação Física.
CORRETO
· 
Os professores das demais disciplinas entendem que as aulas deveriam acontecer sempre em espaços cobertos, já os pais dos alunos reclamam que os filhos não aprendem nada nas aulas de Educação Física
· 
Os professores das demais disciplinas entendem que as aulas deveriam ser mais diretivas e com maiores cobranças, já os pais dos alunos preferem que seus filhos não participem das aulas de Educação Física.
Código da questão: 18594
8)
Leia com atenção o trecho abaixo: 
Também nos chamou a atenção uma mensagem de correio eletrônico enviada à lista de discussão "educação física escolar" do Centro Esportivo Virtual (CEV), por uma professora de educação física recém-formada, dizendo que estava com muita dificuldade para elaborar um planejamento para a disciplina, para as séries iniciais do ensino fundamental, e ainda expressava que ela estava percebendo que lhe faltava embasamento para saber o que ensinar, como ensinar e para quem ensinar (...) (BRACHT; CAPARROZ, 2007, p. 22). 
De acordo com as considerações retratadas no texto:
Alternativas:
· 
Os professores de Educação Física não estão interessados na elaboração de planejamentos de aula, pois entendem que isso é desnecessário
· 
Os professores não estão interessados em resolver suas dúvidas relacionadas ao trabalho docente, pois acreditam que não há uma fórmula ideal para a docência.
· 
Os professores de Educação Física recém-formados não apresentam dúvidas quanto à prática pedagógica, pois a formação superior garante que o professor tenha bastante experiência nos estágios docentes.
· 
Os professores de Educação Física formados há muito tempo possuem mais dúvidas que os recém-formados.
· 
Os professores de Educação Física apresentam dúvidas em relação aos conteúdos que devem ser selecionadose à organização do plano de ensino.
CORRETO
Código da questão: 19291
9)
Os movimentos renovadores da Educação Física iniciados sobretudo na década de 1970 e 1980, trouxeram uma crítica paradigmática aos modelos esportivos que prevaleciam até então. A crítica endereçada ao modelo esportivo estava relacionada a questões, tais como:
Alternativas:
· 
Organização, coletividade e respeito às diferenças.
· 
Seleção por aptidão física e diversidade de práticas corporais.
· 
Seleção por aptidão intelectual e dispensa das atividades físicas.
· 
Inclusão, alteridade e multiculturalismo.
· 
Exclusão, seletividade e destrezas corporais exigidas.
CORRETO
Código da questão: 18492
10)
Qual a relação das discussões entre a Didática e o cotidiano da prática pedagógica nas escolas? 
Alternativas:
· 
A Didática fornece elementos para que os professores pensem sobre suas ações na escola.
CORRETO
· 
A Didática é uma ferramenta de avaliação do desempenho docente
· 
A Didática apresenta metodologias eficazes para o ensino da educação física.
· 
A Didática auxilia na busca por um método ideal de ensino.
· 
A Didática apresenta ao professor, considerações sobre um Projeto Político Pedagógico.
Código da questão: 18430

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes