Logo Passei Direto
Buscar

Prova 3 Estratégias de leitura Objetiva

User badge image
Vanessa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O letramento pressupõe que a leitura e a escrita vão além da decodificação de palavras. Ele desenvolve a compreensão do todo, isto é, o letramento envolve o desenvolvimento da leitura e da escrita de maneira contextualizada, assim o indivíduo pode, efetivamente, interagir com os vários tipos de texto que circulam socialmente. Sobre o letramento, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A criticidade é uma característica do letramento, a qual permite que o indivíduo interaja com excelência nas suas práticas sociais e profissionais que envolvem a escrita.
II- A alfabetização desenvolve a habilidade da escrita e o letramento desenvolve a habilidade da leitura.
III- A população pode estar alfabetizada, mas pode não ter a leitura e a escrita desenvolvida, a fim de participar de maneira competente nas práticas que envolvem a língua escrita.
IV- Letramento e alfabetização são sinônimos, pois ambos lidam com questões de leitura e escrita.
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa IV está correta.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

A leitura humaniza, faz com que as ideias fluam e aprimora o vocabulário. Além destas, inúmeras outras habilidades são desenvolvidas a partir da leitura. A literatura proporciona prazer intelectual, além de trazer ao leitor conhecimento acerca dos mais diversos tipos de assuntos. A escola, por este motivo, deve ter a leitura como prioridade, porém infelizmente nem sempre isso ocorre.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A humanização do sistema escolar possibilita que os alunos leiam os mais diversos gêneros textuais e socializem os conhecimentos adquiridos que ocorre em todo o sistema educativo do cenário nacional.
b) A escola não deveria estabelecer a leitura como prioridade, pois ela não é considerada subsídio para a produção de textos. Nas demais disciplinas, não a Língua Portuguesa, a leitura serve apenas como base para aquisição de conhecimento.
c) A literatura humaniza, ao passo que serve como passatempo. A leitura, portanto, não é prioridade na escola, pois considera-se que o estímulo à ação deve ser iniciado no convívio familiar da criança.
d) A leitura proporciona a percepção das ideias de modo que cada uma delas faz parte do texto como um todo, porém cada ideia pode ser também um fragmento que possibilita a criação de novos textos.

Esquematizar e sintetizar ideias faz parte das estratégias de leitura que visam organizar as ideias centrais do texto. Estes processos requerem do leitor uma compreensão ampla do texto, pois ambos necessitam de reestruturação a partir de ideias principais.
Com base no exposto, analise as sentenças:
I- A esquematização e a sistematização consistem em organizar os textos a partir da ampliação deles e podem ser realizadas por escrito ou mentalmente.
II- A sistematização favorece o hábito de planejamento e, consequentemente, de organização.
III- Quando o aluno está efetuando um trabalho de pesquisa, ele poderá tomar nota. Este processo também faz parte da sistematização.
IV- A esquematização e a sistematização são estratégias facilitadoras que, quando efetuadas corretamente, auxiliam no processo de estudo do texto.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A leitura deve fazer parte do contexto escolar e, para tanto, os recursos e os materiais devem ser ofertados para que o trabalho de leitura e de literatura se efetive.
Acerca da leitura na escola, assinale a alternativa CORRETA:
a) A leitura na escola não consegue cumprir a função de desenvolver nos alunos o hábito da leitura, nem a capacidade de ler e ver o mundo de maneira competente.
b) A escola precisa ter claro em seu planejamento pedagógico a postura que vai nortear o ensino da leitura. Se crítica e criativa, a proposta tende a estimular toda a prática relacionada à simbologia e à cultura, de modo a estimular a prática de leitura.
c) A escola deve focar na leitura de textos que estão nos livros didáticos, com o objetivo de trabalhar com estratégias pedagógicas escolarizadas.
d) A leitura nas escolas sempre cumpre todos os objetivos de que um leitor necessita.

Barthes (1971) postula que o texto é um agrupamento de ideias ligadas umas às outras que podem continuar a crescer se relacionadas a outros tipos de produções discursivas. Assim, o texto, através do leitor, pode ter variadas direções, estabelecendo conexões com o mundo de significados, conforme cada sujeito o lê.
Sobre o texto, analise as seguintes afirmativas:
I- Segundo Barthes, a leitura expande significados.
II- Barthes ainda acrescenta que a leitura torna o leitor em outro autor, possibilitando novos olhares do leitor para o texto.
III- Conforme postula Barthes, o texto existe antes da leitura realizada por um sujeito.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente a afirmativa I está correta.

No processo de leitura, considerado crítico, conforme expõem muitos estudiosos, são contempladas algumas etapas, consideradas estas de grande importância, com vistas a que o leitor não se atenha somente a uma leitura superficial.
Observe as etapas de uma leitura crítica:
I- A seguir, tem-se a interpretação, a qual diz respeito àquilo que está evidente ou é apresentado nas entrelinhas do texto. A atribuição do sentido é garantida pela etapa de interpretação.
II- Tem-se, então, a etapa de retenção das informações, que é o armazenamento das informações e, a partir destas, associá-las a outros conhecimentos ou outras leituras que serão feitas. Além disso, na retenção, compreendem-se as informações implícitas no texto.
III- A etapa de decodificação passa por um processo de leitura superficial, de modo que o leitor possa captar o que o autor quis apresentar.
IV- Já na etapa de compreensão, o leitor consegue apreender qual é a tipologia adotada pelo autor, bem como inferir a intenção do autor ao escrever.
a) I - III - II - IV.
b) II - IV - III - I.
c) IV - III - I - II.
d) III - IV - I - II.

A leitura, assim como muitas outras práticas efetuadas na sociedade, exige que tenhamos postura, atitude esta que será mantida de acordo com o que se pretende especificamente com o texto lido. Existem quatro tipos de postura adotadas perante o texto: a busca de informações, o estudo, o pretexto e a fruição.
Quanto à busca de informações, analise as sentenças a seguir:
I- A busca de informações pode ser orientada de duas formas: a partir de um roteiro previamente elaborado e sem roteiro previamente elaborado.
II- A busca de informações com roteiro previamente elaborado visa responder a questões específicas, já estabelecidas.
III- A busca de informações com roteiro previamente elaborado requer um conhecimento mais profundo do tema que está sendo abordado na leitura.
IV- Com textos literários não é possível a leitura para busca de informação, pois, como o texto é ficcional, não é possível esta interação.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O ato de leitura tornou-se uma das exigências da sociedade de hoje. Por isso, poder-se-ia dizer que é uma necessidade. E a leitura não pode ficar nos livros, nas palavras escritas, mas ela deveria passar da palavra ao mundo.
Acerca do leitor considerado crítico, assinale a alternativa CORRETA:
a) A leitura implica estar alfabetizado, a fim de entender as palavras escritas.
b) A leitura implica o conhecimento das letras do alfabeto e compreender as palavras.
c) A leitura implica observar palavras e decifrá-las.
d) A leitura implica possuir capacidade para compreender as ideias do autor do texto.

O conceito de letramento é visto como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização que, em amplas linhas, é um processo que codifica e decodifica a escrita. Assim, a alfabetização dialoga com a perspectiva do letramento.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Percebeu-se que não basta somente alfabetizar, mas é necessário que os estudantes entrem em contato com as mais variadas práticas de uso da língua escrita.
( ) A funcionalidade da linguagem não pode estar vinculada à percepção dos usos sociais da língua.
( ) Convive-se diariamente com outdoors, piadas, provérbios, charges, entre outros, o que justifica trabalhar essa realidade em sala de aula, buscando tornar o ensino cada vez mais proficiente.
A F - F - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - V.

Um dos maiores entraves da leitura no ambiente escolar é a falta de objetivos definidos para tal ação. Muitos livros didáticos não trazem explicitamente os motivos pelos quais determinada leitura está sendo feita, fazendo com que o aluno acredite que o motivo para a leitura seja somente responder às propostas para interpretação.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando o aluno lê sem saber os motivos pelos quais a leitura é efetuada, ocorre a simulação de leitura.
II- As leituras de outras disciplinas (geografia e história, por exemplo) são menos artificiais que as efetuadas nas aulas de língua portuguesa, pois a finalidade delas é específica.
III- Responder à pergunta 'para quê ler um texto' e buscar as informações necessárias não é relevante para saber o porquê ler, pois a leitura em si não contribui para o aprendizado do aluno.
IV- As respostas dadas à pergunta 'para que ler' envolvem uma perspectiva política tanto do aluno quanto do professor, pois a resposta justifica quais os objetivos a serem alcançados com essa prática.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

(ENADE, 2011) Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado 'dar lição', em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias.
Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino:
a) a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.
b) o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
c) o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.
d) a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.

(ENADE, 2008) 'Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente, porque a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores.'
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
a) A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
b) A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
c) Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
d) A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O letramento pressupõe que a leitura e a escrita vão além da decodificação de palavras. Ele desenvolve a compreensão do todo, isto é, o letramento envolve o desenvolvimento da leitura e da escrita de maneira contextualizada, assim o indivíduo pode, efetivamente, interagir com os vários tipos de texto que circulam socialmente. Sobre o letramento, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A criticidade é uma característica do letramento, a qual permite que o indivíduo interaja com excelência nas suas práticas sociais e profissionais que envolvem a escrita.
II- A alfabetização desenvolve a habilidade da escrita e o letramento desenvolve a habilidade da leitura.
III- A população pode estar alfabetizada, mas pode não ter a leitura e a escrita desenvolvida, a fim de participar de maneira competente nas práticas que envolvem a língua escrita.
IV- Letramento e alfabetização são sinônimos, pois ambos lidam com questões de leitura e escrita.
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa IV está correta.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

A leitura humaniza, faz com que as ideias fluam e aprimora o vocabulário. Além destas, inúmeras outras habilidades são desenvolvidas a partir da leitura. A literatura proporciona prazer intelectual, além de trazer ao leitor conhecimento acerca dos mais diversos tipos de assuntos. A escola, por este motivo, deve ter a leitura como prioridade, porém infelizmente nem sempre isso ocorre.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A humanização do sistema escolar possibilita que os alunos leiam os mais diversos gêneros textuais e socializem os conhecimentos adquiridos que ocorre em todo o sistema educativo do cenário nacional.
b) A escola não deveria estabelecer a leitura como prioridade, pois ela não é considerada subsídio para a produção de textos. Nas demais disciplinas, não a Língua Portuguesa, a leitura serve apenas como base para aquisição de conhecimento.
c) A literatura humaniza, ao passo que serve como passatempo. A leitura, portanto, não é prioridade na escola, pois considera-se que o estímulo à ação deve ser iniciado no convívio familiar da criança.
d) A leitura proporciona a percepção das ideias de modo que cada uma delas faz parte do texto como um todo, porém cada ideia pode ser também um fragmento que possibilita a criação de novos textos.

Esquematizar e sintetizar ideias faz parte das estratégias de leitura que visam organizar as ideias centrais do texto. Estes processos requerem do leitor uma compreensão ampla do texto, pois ambos necessitam de reestruturação a partir de ideias principais.
Com base no exposto, analise as sentenças:
I- A esquematização e a sistematização consistem em organizar os textos a partir da ampliação deles e podem ser realizadas por escrito ou mentalmente.
II- A sistematização favorece o hábito de planejamento e, consequentemente, de organização.
III- Quando o aluno está efetuando um trabalho de pesquisa, ele poderá tomar nota. Este processo também faz parte da sistematização.
IV- A esquematização e a sistematização são estratégias facilitadoras que, quando efetuadas corretamente, auxiliam no processo de estudo do texto.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A leitura deve fazer parte do contexto escolar e, para tanto, os recursos e os materiais devem ser ofertados para que o trabalho de leitura e de literatura se efetive.
Acerca da leitura na escola, assinale a alternativa CORRETA:
a) A leitura na escola não consegue cumprir a função de desenvolver nos alunos o hábito da leitura, nem a capacidade de ler e ver o mundo de maneira competente.
b) A escola precisa ter claro em seu planejamento pedagógico a postura que vai nortear o ensino da leitura. Se crítica e criativa, a proposta tende a estimular toda a prática relacionada à simbologia e à cultura, de modo a estimular a prática de leitura.
c) A escola deve focar na leitura de textos que estão nos livros didáticos, com o objetivo de trabalhar com estratégias pedagógicas escolarizadas.
d) A leitura nas escolas sempre cumpre todos os objetivos de que um leitor necessita.

Barthes (1971) postula que o texto é um agrupamento de ideias ligadas umas às outras que podem continuar a crescer se relacionadas a outros tipos de produções discursivas. Assim, o texto, através do leitor, pode ter variadas direções, estabelecendo conexões com o mundo de significados, conforme cada sujeito o lê.
Sobre o texto, analise as seguintes afirmativas:
I- Segundo Barthes, a leitura expande significados.
II- Barthes ainda acrescenta que a leitura torna o leitor em outro autor, possibilitando novos olhares do leitor para o texto.
III- Conforme postula Barthes, o texto existe antes da leitura realizada por um sujeito.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente a afirmativa I está correta.

No processo de leitura, considerado crítico, conforme expõem muitos estudiosos, são contempladas algumas etapas, consideradas estas de grande importância, com vistas a que o leitor não se atenha somente a uma leitura superficial.
Observe as etapas de uma leitura crítica:
I- A seguir, tem-se a interpretação, a qual diz respeito àquilo que está evidente ou é apresentado nas entrelinhas do texto. A atribuição do sentido é garantida pela etapa de interpretação.
II- Tem-se, então, a etapa de retenção das informações, que é o armazenamento das informações e, a partir destas, associá-las a outros conhecimentos ou outras leituras que serão feitas. Além disso, na retenção, compreendem-se as informações implícitas no texto.
III- A etapa de decodificação passa por um processo de leitura superficial, de modo que o leitor possa captar o que o autor quis apresentar.
IV- Já na etapa de compreensão, o leitor consegue apreender qual é a tipologia adotada pelo autor, bem como inferir a intenção do autor ao escrever.
a) I - III - II - IV.
b) II - IV - III - I.
c) IV - III - I - II.
d) III - IV - I - II.

A leitura, assim como muitas outras práticas efetuadas na sociedade, exige que tenhamos postura, atitude esta que será mantida de acordo com o que se pretende especificamente com o texto lido. Existem quatro tipos de postura adotadas perante o texto: a busca de informações, o estudo, o pretexto e a fruição.
Quanto à busca de informações, analise as sentenças a seguir:
I- A busca de informações pode ser orientada de duas formas: a partir de um roteiro previamente elaborado e sem roteiro previamente elaborado.
II- A busca de informações com roteiro previamente elaborado visa responder a questões específicas, já estabelecidas.
III- A busca de informações com roteiro previamente elaborado requer um conhecimento mais profundo do tema que está sendo abordado na leitura.
IV- Com textos literários não é possível a leitura para busca de informação, pois, como o texto é ficcional, não é possível esta interação.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O ato de leitura tornou-se uma das exigências da sociedade de hoje. Por isso, poder-se-ia dizer que é uma necessidade. E a leitura não pode ficar nos livros, nas palavras escritas, mas ela deveria passar da palavra ao mundo.
Acerca do leitor considerado crítico, assinale a alternativa CORRETA:
a) A leitura implica estar alfabetizado, a fim de entender as palavras escritas.
b) A leitura implica o conhecimento das letras do alfabeto e compreender as palavras.
c) A leitura implica observar palavras e decifrá-las.
d) A leitura implica possuir capacidade para compreender as ideias do autor do texto.

O conceito de letramento é visto como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização que, em amplas linhas, é um processo que codifica e decodifica a escrita. Assim, a alfabetização dialoga com a perspectiva do letramento.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Percebeu-se que não basta somente alfabetizar, mas é necessário que os estudantes entrem em contato com as mais variadas práticas de uso da língua escrita.
( ) A funcionalidade da linguagem não pode estar vinculada à percepção dos usos sociais da língua.
( ) Convive-se diariamente com outdoors, piadas, provérbios, charges, entre outros, o que justifica trabalhar essa realidade em sala de aula, buscando tornar o ensino cada vez mais proficiente.
A F - F - V.
B F - V - V.
C V - V - F.
D V - F - V.

Um dos maiores entraves da leitura no ambiente escolar é a falta de objetivos definidos para tal ação. Muitos livros didáticos não trazem explicitamente os motivos pelos quais determinada leitura está sendo feita, fazendo com que o aluno acredite que o motivo para a leitura seja somente responder às propostas para interpretação.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando o aluno lê sem saber os motivos pelos quais a leitura é efetuada, ocorre a simulação de leitura.
II- As leituras de outras disciplinas (geografia e história, por exemplo) são menos artificiais que as efetuadas nas aulas de língua portuguesa, pois a finalidade delas é específica.
III- Responder à pergunta 'para quê ler um texto' e buscar as informações necessárias não é relevante para saber o porquê ler, pois a leitura em si não contribui para o aprendizado do aluno.
IV- As respostas dadas à pergunta 'para que ler' envolvem uma perspectiva política tanto do aluno quanto do professor, pois a resposta justifica quais os objetivos a serem alcançados com essa prática.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

(ENADE, 2011) Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado 'dar lição', em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias.
Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino:
a) a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.
b) o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
c) o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.
d) a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.

(ENADE, 2008) 'Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente, porque a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores.'
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
a) A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
b) A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
c) Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
d) A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.

Prévia do material em texto

Disciplina: Estratégias de Leitura (LEE27)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:455109) ( peso.:3,00)
Prova: 13838401
Nota da Prova: 5,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O letramento pressupõe que a leitura e a escrita vão além da decodificação de palavras. Ele desenvolve a compreensão do todo, isto é, o letrame
o desenvolvimento da leitura e da escrita de maneira contextualizada, assim o indivíduo pode, efetivamente, interagir com os vários tipos de texto
circulam socialmente. Sobre o letramento, analise as seguintes afirmativas:
I- A criticidade é uma característica do letramento, a qual permite que o indivíduo interaja com excelência nas suas práticas sociais e profissionais
envolvem a escrita.
II- A alfabetização desenvolve a habilidade da escrita e o letramento desenvolve a habilidade da leitura.
III- A população pode estar alfabetizada, mas pode não ter a leitura e a escrita desenvolvida, a fim de participar de maneira competente nas prátic
que envolvem a língua escrita.
IV- Letramento e alfabetização são sinônimos, pois ambos lidam com questões de leitura e escrita.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa II está correta.
 b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 c) Somente a afirmativa IV está correta.
 d) As afirmativas I e III estão corretas.
2. A leitura humaniza, faz com que as ideias fluam e aprimora o vocabulário. Além destas, inúmeras outras habilidades são desenvolvidas a partir da
literário proporciona prazer intelectual, além de trazer ao leitor conhecimento acerca dos mais diversos tipos de assuntos. A escola, por este motiv
ter a leitura como prioridade, porém infelizmente nem sempre isso ocorre. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A humanização do sistema escolar possibilita que os alunos leiam os mais diversos gêneros textuais e socializem os conhecimentos adquiridos
ocorre em todo o sistema educativo do cenário nacional.
 b) A escola não deveria estabelecer a leitura como prioridade, pois ela não é considerada subsídio para a produção de textos. Nas demais discipl
não a Língua Portuguesa, a leitura serve apenas como base para aquisição de conhecimento.
 c) A literatura humaniza, ao passo que serve como passatempo. A leitura, portanto, não é prioridade na escola, pois considera-se que o estímulo 
ação deve ser iniciado no convívio familiar da criança.
 d) A leitura proporciona a percepção das ideias de modo que cada uma delas faz parte do texto como um todo, porém cada ideia pode ser també
fragmento que possibilita a criação de novos textos.
3. Esquematizar e sintetizar ideias faz parte das estratégias de leitura que visam organizar as ideias centrais do texto. Estes processos requerem do
compreensão ampla do texto, pois ambos necessitam de reestruturação a partir de ideias principais. Com base no exposto, analise as sentenças 
I- A esquematização e a sistematização consistem em organizar os textos a partir da ampliação deles e podem ser realizadas por escrito ou ment
II- A sistematização favorece o hábito de planejamento e, consequentemente, de organização.
III- Quando o aluno está efetuando um trabalho de pesquisa, ele poderá tomar nota. Este processo também faz parte da sistematização.
IV- A esquematização e a sistematização são estratégias facilitadoras que, quando efetuadas corretamente, auxiliam no processo de estudo do te
questão.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
4. A leitura deve fazer parte do contexto escolar e, para tanto, os recursos e os materiais devem ser ofertados para que o trabalho de leitura e de lite
efetive. Acerca da leitura na escola, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A leitura na escola não consegue cumprir a função de desenvolver nos alunos o hábito da leitura, nem a capacidade de ler e ver o mundo de m
competente.
 b) A escola precisa ter claro em seu planejamento pedagógico a postura que vai nortear o ensino da leitura. Se crítica e criativa, a proposta tende
toda a prática relacionada à simbologia e à cultura, de modo a estimular a prática de leitura.
 c) A escola deve focar na leitura de textos que estão nos livros didáticos, com o objetivo de trabalhar com estratégias pedagógicas escolarizadas
 d) A leitura nas escolas sempre cumpre todos os objetivos de que um leitor necessita.
5. Barthes (1971) postula que o texto é um agrupamento de ideias ligadas umas às outras que podem continuar a crescer se relacionadas a outros t
produções discursivas. Assim, o texto, através do leitor, pode ter variadas direções, estabelecendo conexões com o mundo de significados, const
conforme cada sujeito o lê. Sobre o texto, analise as seguintes afirmativas:
I- Segundo Barthes, a leitura expande significados.
II- Barthes ainda acrescenta que a leitura torna o leitor em outro autor, possibilitando novos olhares do leitor para o texto.
III- Conforme postula Barthes, o texto existe antes da leitura realizada por um sujeito.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARTHES, R. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1971.
 a) As afirmativas I e II estão corretas.
 b) As afirmativas II e III estão corretas.
 c) Somente a afirmativa III está correta.
 d) Somente a afirmativa I está correta.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_2%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_5%20aria-label=
6. No processo de leitura, considerado crítico, conforme expõem muitos estudiosos, são contempladas algumas etapas, consideradas estas de gran
importância, com vistas a que o leitor não se atenha somente a uma leitura superficial. O que se requer deste é o desenvolvimento de habilidades
possam ir além da decodificação de letras e palavras. É preciso ler para não ficar somente no nível da apreensão das ideias superficiais, mas ter 
capacidade de compreender o argumento defendido pelo autor e compreender a estrutura textual, o gênero dentro do qual este foi elaborado, o q
disse claramente e o que ele deixou nas entrelinhas e que somente os mais versados na leitura têm condições de depreender. Além disso, no ato
são colocados em prática conhecimentos adquiridos com outras leituras, estudos, os chamados conhecimentos de mundo, que podem contribuir 
entendimento do texto que se estaria lendo. Observe as etapas de uma leitura crítica:
I- A seguir, tem-se a interpretação, a qual diz respeito àquilo que está evidente ou é apresentado nas entrelinhas do texto. A atribuição do sentido
garantida pela etapa de interpretação.
II- Tem-se, então, a etapa de retenção das informações, que é o armazenamento das informações e, a partir destas, associá-las a outros conheci
outras leituras que serão feitas. Além disso, na retenção, compreendem-se as informações implícitas no texto.
III- A etapa de decodificação passa por um processo de leitura superficial, de modo que o leitorpossa captar o que o autor quis apresentar.
IV- Já na etapa de compreensão, o leitor consegue apreender qual é a tipologia adotada pelo autor, bem como inferir a intenção do autor ao escre
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, em ordem crescente, dessas etapas:
 a) I - III - II - IV.
 b) II - IV - III - I.
 c) IV - III - I - II.
 d) III - IV - I - II.
7. A leitura, assim como muitas outras práticas efetuadas na sociedade, exige que tenhamos postura, atitude esta que será mantida de acordo com 
pretende especificamente com o texto lido. Existem quatro tipos de postura adotadas perante o texto: a busca de informações, o estudo, o pretext
fruição. Quanto à busca de informações, analise as sentenças a seguir:
I- A busca de informações pode ser orientada de duas formas: a partir de um roteiro previamente elaborado e sem roteiro previamente elaborado.
II- A busca de informações com roteiro previamente elaborado visa responder a questões específicas, já estabelecidas.
III- A busca de informações com roteiro previamente elaborado requer um conhecimento mais profundo do tema que está sendo abordado na leitu
IV- Com textos literários não é possível a leitura para busca de informação, pois, como o texto é ficcional, não é possível esta interação.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
8. O ato de leitura tornou-se uma das exigências da sociedade de hoje. Por isso, poder-se-ia dizer que é uma necessidade. E a leitura não pode fica
nos livros, nas palavras escritas, mas ela deveria passar da palavra ao mundo. Mais do que isso, o ato de se observar a sociedade, os acontecim
fenômenos do dia a dia, compreendê-los e interpretá-los, e relacioná-los àquilo que já se leu ou, ainda, compreender e explicar os fatos a partir de
conhecimentos adquiridos via textos lidos também constitui leitura. Residiria ali o intertexto. Daí entender-se o leitor como alguém que não é um m
decodificador de sinais escritos, mas alguém que interage, que relaciona o texto à realidade, que constrói significado a partir do texto, relacionand
vivências, os seus conhecimentos anteriores aos conteúdos do texto lido. Acerca do leitor considerado crítico, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A leitura implica estar alfabetizado, a fim de entender as palavras escritas.
 b) A leitura implica o conhecimento das letras do alfabeto e compreender as palavras.
 c) A leitura implica observar palavras e decifrá-las.
 d) A leitura implica possuir capacidade para compreender as ideias do autor do texto.
9. O conceito de letramento é visto como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização que, em amplas linhas, é um processo que codifica e
a escrita. Assim, a alfabetização dialoga com a perspectiva do letramento. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeir
as falsas:
( ) Percebeu-se que não basta somente alfabetizar, mas é necessário que os estudantes entrem em contato com as mais variadas práticas de u
língua escrita.
( ) A funcionalidade da linguagem não pode estar vinculada à percepção dos usos sociais da língua.
( ) Convive-se diariamente com outdoors, piadas, provérbios, charges, entre outros, o que justifica trabalhar essa realidade em sala de aula, bus
tornar o ensino cada vez mais proficiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V.
 b) F - F - V.
 c) F - V - V.
 d) V - V - F.
10.Um dos maiores entraves da leitura no ambiente escolar é a falta de objetivos definidos para tal ação. Muitos livros didáticos não trazem explicita
motivos pelos quais determinada leitura está sendo feita, fazendo com que o aluno acredite que o motivo para a leitura seja somente responder à
propostas para interpretação. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando o aluno lê sem saber os motivos pelos quais a leitura é efetuada, ocorre a simulação de leitura.
II- As leituras de outras disciplinas (geografia e história, por exemplo) são menos artificiais que as efetuadas nas aulas de língua portuguesa, pois
finalidade delas é específica.
III- Responder à pergunta "para quê ler um texto" e buscar as informações necessárias não é relevante para saber o porquê ler, pois a leitura em 
aprendizado do aluno.
IV- As respostas dadas à pergunta "para que ler" envolvem uma perspectiva política tanto do aluno quanto do professor, pois a resposta justifica q
os objetivos a serem alcançados com essa prática.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
11.(ENADE, 2011) Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado "dar lição", em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um te
indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino 
 a) a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.
 b) o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_10%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_11%20aria-label=
 c) o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.
 d) a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.
12.(ENADE, 2008) "Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja aberta
por que a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. T
disso Sócrates como o sabe o artista de rua: "conversando também conheço o que é que eu digo". 
Fonte: Recepção e interação na leitura. In: Pensar a leitura: complexidade. Eliana Yunes (Org). Rio de Janeiro: PUCRio; São Paulo: Loyola, 2002
(com adaptações). 
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
 a) A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridad
 b) A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expres
outro.
 c) Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
 d) A aproximação, no texto,entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativ
diferentes.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMTA3MA==&action2=TEVFMjc=&action3=NDU1MTA5&action4=MjAxOS8y&action5=MjAxOS0xMC0zMFQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTM4Mzg0MDE=#questao_12%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina