Buscar

Exercícios DESENV DE PRODUTOS E MARCAS, E FORMAÇÃO DE PREÇOS - Aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENV. DE PRODUTOS E MARCAS, E FORMAÇÃO DE PREÇOS
GST1794_A6_201902131339_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: MAYARA CRISTINA XAVIER MARQUES
	Matr.: 201902131339
	Disc.: DES. PROD. FORM. PRE 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Campanhas históricas e a famosa frase "Papai, não esqueça a minha Caloi", foram marcos na imagem da empresa - O jingle "Papai, não esqueça a minha Caloi" nunca foi apagado da memória daqueles que viveram esta época. A concorrência implacável e a vinda de empresas de outros países não foram capazes de apagar os valores que a marca Caloi consolidou. "Somos uma marca querida e lembrada porque fazemos parte da infância de todos que andam de bicicleta, gerando uma lembrança positiva na vida das pessoas", declara Ana Paula Noqueira, gerente de marca da Caloi. Assinale a opção ERRADA.
	
	
	
	A integração entre produto e marca ocorria antes mesmo da televisão. Agora, a velocidade da informação multiplica a competição.
	
	
	O atributo principal de qualquer marca é ser desejado.
	
	
	É preciso ter visão para uma marca ser vencedora, além de metas e ações condizentes com o posicionamento que se deseja ter sem precisar manter um processo de avaliação e análises constantes.
	
	
	É preciso que a marca transpire modernidade, traga o futuro embutido em seu programa. Valores como transparência, retidão, sustentabilidade e responsabilidade social voltam a ser valorizados.
	
	
	O grande desafio no desenvolvimento de uma lançar ou até mesmo manter um produto no mercado é entender que o consumidor já está cansado de compras malsucedidas, atendimento ruim. O consumidor aprendeu e se tornou mais exigente, querendo atenção e respeito.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los dos da concorrência. Uma empresa com alto patrimônio de marca possui uma série de vantagens competitivas. Entre elas estão:
	
	
	
	A empresa pode praticar um preço maior por conta de sua qualidade percebida.
	
	
	Menor poder de barganha com os distribuidores e varejo.
	
	
	Maior gestão devido à concorrência por preço.
	
	
	Alto custo para o lançamento de extensões de linha.
	
	
	Maiores investimentos em marketing em busca de maior conscientização e fidelidade do consumidor.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O desenvolvimento de uma embalagem inclui o projeto e a produção do recipiente ou invólucro do produto. No passado a função da embalagem era proteger o produto. Atualmente a embalagem desempenha um papel fundamental para o sucesso de qualquer produto.
Dentre as características da embalagem podemos apontar uma delas como sendo a de maior importância, cujo objetivo é:
	
	
	
	Proteger o produto, assegurar a sua conservação e facilitar seu transporte e sua movimentação.
	
	
	Proteger o produto, assegurar a sua conservação e facilitar o seu transporte e sua movimentação.
	
	
	Atrair a atenção dos consumidores, descrever o produto e concretizar a venda sem o auxílio de vendedores.
	
	
	Promover a segurança do produto contra sabotagens, além de evitar acidentes com crianças.
	
	
	Atender a legislação no que se refere à questões ambientais cuja função é evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
	
Explicação:
A maioria dos produtos não possui espaço na mídia, principalmente nas TVs em função dos altos custos. Por este motivo, as embalagens são uma ferramenta de comunicação com o consumidor, uma ferramenta para falar com o consumidor e, exatamente por isso, deve ser atrativa. Muitas decisões de compra ocorrem no ponto de venda e uma embalagem que se destaca dos concorrentes leva vantagem sobre as demais. A embalagem promove o produto e cria valor para o cliente.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O iPad Air é muito fino e leve. Fizemos muitos ajustes e conseguimos reduzir aproximadamente um quarto do volume da geração anterior. Mesmo assim, dá para perceber como ele é resistente. A arquitetura unibody, além de elegante, reforça e simplifica sua estrutura. Pegamos tudo o que aprendemos sobre como fazer estruturas de peça única e refinamos o processo para que ele usasse menos material e fosse ainda mais preciso. O resultado é um iPad Air incrível de segurar e fácil de levar para onde você quiser. Consultado em 21/08/14, disponível em https://www.apple.com/br/ipad-air/design/ De acordo com o texto, assinale a alternativa que corresponde ao nível de significado da marca exemplificado:
	
	
	
	Valores.
	
	
	Personalidade.
	
	
	Atributos.
	
	
	Usuário.
	
	
	Cultura.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Do ponto de vista das empresas quanto dos consumidores, a embalagem deve cumprir uma série de objetivos. Marque abaixo a única alternativa completa.
	
	
	
	Identificar a marca, facilitar o transporte e a proteção do produto, auxiliar na armazenagem doméstica e implantar o consumo do produto.
	
	
	Identificar a logo, transmitir informações descritas e persuasivas, facilitar a posição e a proteção do produto, auxiliar a armazenagem doméstica e auxiliar o translado do produto.
	
	
	Identificar a força da marca, transmitir informações descritas e persuasivas, facilitar a reposição e proteção do produto, auxiliar na armazenagem doméstica e auxiliar o consumo do produto.
	
	
	Identificar a marca, transmitir informações descritas e persuasivas, facilitar o transporte e a proteção do produto, auxiliar na armazenagem doméstica e auxiliar o consumo do produto.
	
	
	Identificar a marca, transmitir informações descritas e persuasivas, facilitar o transporte e a proteção do produto, ampliar a armazenagem doméstica e auxiliar o consumo do produto.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Exemplo interessante de embalagem é o leite condensado ¿moça¿ da Nestlê e sua lata acinturada que agrega diferenciação, elegância e as curvas que suavizam a experiência. No caso dos rótulos um ótimo exemplo são os iogurtes Grego, da marca Vigor que com simplicidade, uso adequado da tipografia e grafismos sutis remetem a Grécia com elegância e objetividade. De acordo com o texto sobre o rótulo e a embalagem, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	O rótulo tem por objetivo trazer as informações sobre o produto e seu modo de utilização, descrevendo, classificando e promovendo o produto.
	
	
	O rótulo identifica o produto e o produtor, diferenciando-o no mercado.
	
	
	O rótulo não é uma exigência legal que garante rastreabilidade, segurança e confiabilidade nas relações comerciais.
	
	
	O design de um produto também deve ser pensado a fim de otimizar os processos de transporte da indústria ao consumidor final, evitando perdas e prejuízos.
	
	
	O rótulo e a embalagem auxiliam a empresa a atrair clientes no ponto de vendas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Se os indivíduos possuem desejos e necessidades, então produtos são qualquer coisa disponível para atender esses desejos e necessidades. Assim, podemos dizer que um produto é aquele benefício que um consumidor está disposto a comprar. Porque o Produto é a essência de toda organização e inclui as decisões estratégicas em relação aos atributos físicos do produto. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justificaa primeira
	
	
	as duas afirmações são falsas
	
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		MARCAS APOSTAM EM OVOS GOURMET PARA A PÁSCOA É definitivo: gourmet agora é coisa de supermercado. Pelo menos é o que os lançamentos das marcas para a Páscoa 2016 parecem provar. Grandes fabricantes e lojas de rua apostaram nos ovos recheados, edições para presente ou de colher, com direito a colherzinhas dentro da embalagem. (Revista Exame - abril de 2014) Tendo como base o case acima e os conceitos de marketing, assinale a alternativa VERDADEIRA:
	
	
	
	Devido à diferença de preço, as pessoas tendem a optar, durante a Páscoa, pelo tradicional Chocolate Suflair.
	
	
	A utilização da colherzinha pode ser considerada uma estratégia de diferenciação para destacar o produto em meio à concorrência diante dos ovos tradicionais.
	
	
	O Ovo Gourmet é um produto do marketing com pouco valor agregado.
	
	
	O Ovo Suflair de colher pode ser considerado um produto com baixo apelo ao desejo do consumidor.
	
	
	A inovação no uso da colherzinha, pode ser considerada radical, umas vez que é difícil de ser copiada pela concorrência.
	
Explicação: A diferenciação é feira com base no produto agregado "colher".

Outros materiais