Logo Passei Direto
Buscar

Prova Unidade 2 MAT e PORT

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O professor ao ensinar a matemática deve sempre contemplar atividades que fazem sentido para a criança, pois ela precisa perceber que as ferramentas matemáticas utilizadas contribuem para a resolução dos problemas. Quanto à construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( V ) Quando a criança vivencia experiências concretas por meio da manipulação de materiais concretos, consegue lidar com situações do cotidiano e construir os conceitos matemáticos.
( F ) O professor deve exigir desde cedo que a criança domine a simbologia e a linguagem matemática, para conseguir enfrentar as diversas situações e reconhecer as aplicações da matemática.
( F ) A prática mais correta para a resolução de problemas consiste em resolver cálculos numéricos ou conseguir aplicar algo que as crianças aprendam nas aulas.
(F ) A resolução de problemas deve explorar os resultados, pois o foco central do ensino da matemática é encontrar a solução dos problemas propostos.
a) V - F - F - F.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - F.

O professor consegue identificar o que o aluno já sabe sobre o conteúdo, por meio do erro cometido durante a resolução de problemas. Assim, ele poderá, pela mediação, reconstruir esse conhecimento a partir do que o aluno já sabe. Por isso, é importante o professor sempre estar atento ao comportamento da criança e fazer correções quando necessário, para corrigir o processo de raciocínio. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O contato com o material concreto não possibilita à criança fazer relação com os objetos, nem pensar sobre os números.
b) O papel do professor é desenvolver a autonomia na criança, proporcionando um pensar autônomo e crítico.
c) O conhecimento sobre o número é ensinado por meio de treino e de forma acelerada, para que a criança estabeleça relações.
d) O professor deve ter claro que o conceito de número deve ser ensinado e não construídos pela própria criança, pois ela não possui tal capacidade.

Trabalhar a oralidade e a escuta em sala de aula poderá efetivar-se através do teatro, evidenciando os efeitos de sentido e as estruturas linguísticas. Dentre as estruturas linguísticas, citamos: aspectos de entonação, dicção, gesto e postura. Existem diversos textos teatrais possíveis de encantar as distintas idades; a atividade teatral, naturalmente, deve ser ajustada à idade da criança. Maria Antonieta Antunes Cunha (1991) apresenta o critério idade, quando da representação teatral na escola.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( II ) Histórias de lendas e folclores são apreciadas. As pantomimas são as representações teatrais por meio de gestos.
( I ) As histórias que abordam personagens do mundo real são as que mais possuem indicações.
( III) As obras clássicas, que são adaptadas, terão maiores chances de sucesso.
a) II - I - III.
b) I - II - III.
c) I - III - II.
d) III - I - II.

O teatro é uma atividade que auxilia o professor no desenvolvimento da oralidade e escuta nos alunos, porém o professor deve estar atento à faixa etária destas crianças.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Histórias e lendas são apreciadas pelas crianças com idade de 4 a 7 anos.
( ) Alunos com idade de 7 a 9 anos tem o 'terror' como tema preferido.
( ) Crianças de 8 a 12 anos preferem histórias de personagens do mundo real.
( ) Pré-adolescentes (acima de 12 anos) envolvem-se com obras estilo Agatha Christie.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - V.

Habilitar o aluno para participar plenamente da sociedade na qual vive começa por favorecer e desenvolver formas consideradas adequadas para os espaços sociais públicos. Entre as regras de convivência estão as que se referem à participação nas interações orais - fala e escuta - em sala de aula ou fora do espaço escolar.
Sobre o desenvolvimento da habilidade de escuta, analise as seguintes sentenças:
I- A viabilização dentro da sala de aula de atividades que favoreçam a apreensão da habilidade de fala e escuta é imprescindível para que o indivíduo participe do meio social em que está inserido.
II- Necessário se faz que a escola revele o intento de realizar tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e da oralidade.
III- A escuta e demais regras do intercâmbio comunicativo não devem ser aprendidas em contextos significativos, nos quais ficar quieto, esperar a vez de falar e respeitar a fala do outro tenham função e sentido, essas devem ser apenas solicitações ou exigências do professor.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

No início do século XX, o ensino da matemática dava-se por meio da repetição e do treinamento. O ensino por meio de resolução de problemas começa a ser discutido como uma nova orientação para a compreensão da matemática.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O ensino por meio da resolução de problemas começa a ser pensado como metodologia, mas um dos problemas enfrentados era o despreparo dos professores em aplicar as novas ideias.
( V ) De acordo com os PCN, a educação vem lutando por mudanças há muitos anos, mas ainda não conseguiu mudar as práticas pedagógicas adotadas pelo professor.
( V ) Podemos dizer que a matemática ensinada por muitos professores ainda está baseado em conceitos e formas mecânicas.
( F ) A resolução de problemas como metodologia do ensino deve possibilitar que os alunos realizem atividades elaboradas pelo professor de forma pronta e acabada.
a) V - F - V - F.
b) F - V - V - V.
c) V - V - F - V.
d) V - V - V - F.

A comunicação, principalmente nos dias de hoje, possui papel de destaque nas relações. Precisamos nos comunicar com várias pessoas e esta comunicação precisa se efetivar de maneira rápida e eficaz. Podemos lançar mão de várias formas quando desejamos comunicar, a palavra oral é uma delas. Na concepção bakhtiniana, a palavra é uma espécie de ponte lançada entre os falantes.
Com base nesse pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- A palavra oral é flexível e se constitui em um instrumento que altera e estrutura as possibilidades da ação dos sujeitos que dela fazem uso.
II- Os usuários de uma língua, ao fazer uso dela, treinam sua habilidade de estruturar e transmitir ideias e informações com o mundo e com as pessoas.
III- Para Bakhtin, nenhuma fala é nova, toda a enunciação é impregnada da fala do outro. Para o autor, a presença do interlocutor, quando este participa ativamente do discurso, é tão importante quanto a presença do locutor.
IV- Para o pensador, o diálogo se restringe à conversa face a face e dispensa o discurso exterior e interior.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A criança aprende de forma progressiva e é função do professor criar possibilidades para que ela participe de forma ativa na construção do seu conhecimento. Na construção do conceito de número é importante que a criança conheça os conceitos para depois realizar a escrita do número. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Introduzir o lúdico como sugestão de metodologia permite à criança construir o conceito de número brincando.
b) É fundamental não envolver o lúdico nas atividades, pois essa metodologia não apresenta bons resultados para a construção do conceito de número.
c) Mesmo sabendo que o desenvolvimento humano ocorre em etapas, o professor deve priorizar os conteúdos, deixando de lado as atividades lúdicas.
d) O professor deve elaborar atividades de memorização para facilitar a aquisição do conceito do número.

Fala e escuta são produtos das interações sociais que demandam a capacidade de atuação por parte do indivíduo, este esteja este inserido nas esferas privadas ou públicas. Essa lógica deve orientar a prática pedagógica, a fim de que as atividades de fala e escuta dos alunos sejam consideradas como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem.
Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Enfatizar a fala e a escuta pressupõe o conhecimento do sistema fonológico da língua portuguesa por parte do professor, pois a criança transporta para a escrita a representação das palavras faladas.
II- No intuito de valorizar a fala e a escuta dos alunos, como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem, o professor deverá enfatizar a escrita.
III- É dispensável, em sala de aula, a ênfase às questões relacionadas às variantes linguísticas, explicando que as mesmas acontecem porque as línguas se transformam ao longo do tempo.
IV- Os eventos da oralidade, como as palestras, debates, seminários, teatro, são práticas que inviabilizam a discussão acerca dos preconceitos linguísticos.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

No ato da comunicação, uma habilidade é fundamental para que a mensagem seja concluída. Estamos falando da habilidade de escuta. A escuta se relaciona com a comunicação interpessoal, pois enquanto quem emite a mensagem fala, quem recebe a mensagem se concentra para compreendê-la. No ato de comunicação, a mensagem precisa ser clara e completa, para que haja entendimento.
Sobre as habilidades de escuta, analise as sentenças a seguir:
I- Para exercitar a habilidade de escuta na escola, uma possibilidade é a leitura em voz alta de textos diversos.
II- Diversas estratégias podem ser propostas para desenvolver a habilidade de escuta em cada situação. Essa ação depende da organização do professor.
III- A mediação do professor não interfere no ambiente para que ocorram estratégias que promovam a habilidade de escuta.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O professor ao ensinar a matemática deve sempre contemplar atividades que fazem sentido para a criança, pois ela precisa perceber que as ferramentas matemáticas utilizadas contribuem para a resolução dos problemas. Quanto à construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( V ) Quando a criança vivencia experiências concretas por meio da manipulação de materiais concretos, consegue lidar com situações do cotidiano e construir os conceitos matemáticos.
( F ) O professor deve exigir desde cedo que a criança domine a simbologia e a linguagem matemática, para conseguir enfrentar as diversas situações e reconhecer as aplicações da matemática.
( F ) A prática mais correta para a resolução de problemas consiste em resolver cálculos numéricos ou conseguir aplicar algo que as crianças aprendam nas aulas.
(F ) A resolução de problemas deve explorar os resultados, pois o foco central do ensino da matemática é encontrar a solução dos problemas propostos.
a) V - F - F - F.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - F.

O professor consegue identificar o que o aluno já sabe sobre o conteúdo, por meio do erro cometido durante a resolução de problemas. Assim, ele poderá, pela mediação, reconstruir esse conhecimento a partir do que o aluno já sabe. Por isso, é importante o professor sempre estar atento ao comportamento da criança e fazer correções quando necessário, para corrigir o processo de raciocínio. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O contato com o material concreto não possibilita à criança fazer relação com os objetos, nem pensar sobre os números.
b) O papel do professor é desenvolver a autonomia na criança, proporcionando um pensar autônomo e crítico.
c) O conhecimento sobre o número é ensinado por meio de treino e de forma acelerada, para que a criança estabeleça relações.
d) O professor deve ter claro que o conceito de número deve ser ensinado e não construídos pela própria criança, pois ela não possui tal capacidade.

Trabalhar a oralidade e a escuta em sala de aula poderá efetivar-se através do teatro, evidenciando os efeitos de sentido e as estruturas linguísticas. Dentre as estruturas linguísticas, citamos: aspectos de entonação, dicção, gesto e postura. Existem diversos textos teatrais possíveis de encantar as distintas idades; a atividade teatral, naturalmente, deve ser ajustada à idade da criança. Maria Antonieta Antunes Cunha (1991) apresenta o critério idade, quando da representação teatral na escola.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( II ) Histórias de lendas e folclores são apreciadas. As pantomimas são as representações teatrais por meio de gestos.
( I ) As histórias que abordam personagens do mundo real são as que mais possuem indicações.
( III) As obras clássicas, que são adaptadas, terão maiores chances de sucesso.
a) II - I - III.
b) I - II - III.
c) I - III - II.
d) III - I - II.

O teatro é uma atividade que auxilia o professor no desenvolvimento da oralidade e escuta nos alunos, porém o professor deve estar atento à faixa etária destas crianças.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Histórias e lendas são apreciadas pelas crianças com idade de 4 a 7 anos.
( ) Alunos com idade de 7 a 9 anos tem o 'terror' como tema preferido.
( ) Crianças de 8 a 12 anos preferem histórias de personagens do mundo real.
( ) Pré-adolescentes (acima de 12 anos) envolvem-se com obras estilo Agatha Christie.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - V.

Habilitar o aluno para participar plenamente da sociedade na qual vive começa por favorecer e desenvolver formas consideradas adequadas para os espaços sociais públicos. Entre as regras de convivência estão as que se referem à participação nas interações orais - fala e escuta - em sala de aula ou fora do espaço escolar.
Sobre o desenvolvimento da habilidade de escuta, analise as seguintes sentenças:
I- A viabilização dentro da sala de aula de atividades que favoreçam a apreensão da habilidade de fala e escuta é imprescindível para que o indivíduo participe do meio social em que está inserido.
II- Necessário se faz que a escola revele o intento de realizar tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e da oralidade.
III- A escuta e demais regras do intercâmbio comunicativo não devem ser aprendidas em contextos significativos, nos quais ficar quieto, esperar a vez de falar e respeitar a fala do outro tenham função e sentido, essas devem ser apenas solicitações ou exigências do professor.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

No início do século XX, o ensino da matemática dava-se por meio da repetição e do treinamento. O ensino por meio de resolução de problemas começa a ser discutido como uma nova orientação para a compreensão da matemática.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O ensino por meio da resolução de problemas começa a ser pensado como metodologia, mas um dos problemas enfrentados era o despreparo dos professores em aplicar as novas ideias.
( V ) De acordo com os PCN, a educação vem lutando por mudanças há muitos anos, mas ainda não conseguiu mudar as práticas pedagógicas adotadas pelo professor.
( V ) Podemos dizer que a matemática ensinada por muitos professores ainda está baseado em conceitos e formas mecânicas.
( F ) A resolução de problemas como metodologia do ensino deve possibilitar que os alunos realizem atividades elaboradas pelo professor de forma pronta e acabada.
a) V - F - V - F.
b) F - V - V - V.
c) V - V - F - V.
d) V - V - V - F.

A comunicação, principalmente nos dias de hoje, possui papel de destaque nas relações. Precisamos nos comunicar com várias pessoas e esta comunicação precisa se efetivar de maneira rápida e eficaz. Podemos lançar mão de várias formas quando desejamos comunicar, a palavra oral é uma delas. Na concepção bakhtiniana, a palavra é uma espécie de ponte lançada entre os falantes.
Com base nesse pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- A palavra oral é flexível e se constitui em um instrumento que altera e estrutura as possibilidades da ação dos sujeitos que dela fazem uso.
II- Os usuários de uma língua, ao fazer uso dela, treinam sua habilidade de estruturar e transmitir ideias e informações com o mundo e com as pessoas.
III- Para Bakhtin, nenhuma fala é nova, toda a enunciação é impregnada da fala do outro. Para o autor, a presença do interlocutor, quando este participa ativamente do discurso, é tão importante quanto a presença do locutor.
IV- Para o pensador, o diálogo se restringe à conversa face a face e dispensa o discurso exterior e interior.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A criança aprende de forma progressiva e é função do professor criar possibilidades para que ela participe de forma ativa na construção do seu conhecimento. Na construção do conceito de número é importante que a criança conheça os conceitos para depois realizar a escrita do número. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Introduzir o lúdico como sugestão de metodologia permite à criança construir o conceito de número brincando.
b) É fundamental não envolver o lúdico nas atividades, pois essa metodologia não apresenta bons resultados para a construção do conceito de número.
c) Mesmo sabendo que o desenvolvimento humano ocorre em etapas, o professor deve priorizar os conteúdos, deixando de lado as atividades lúdicas.
d) O professor deve elaborar atividades de memorização para facilitar a aquisição do conceito do número.

Fala e escuta são produtos das interações sociais que demandam a capacidade de atuação por parte do indivíduo, este esteja este inserido nas esferas privadas ou públicas. Essa lógica deve orientar a prática pedagógica, a fim de que as atividades de fala e escuta dos alunos sejam consideradas como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem.
Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Enfatizar a fala e a escuta pressupõe o conhecimento do sistema fonológico da língua portuguesa por parte do professor, pois a criança transporta para a escrita a representação das palavras faladas.
II- No intuito de valorizar a fala e a escuta dos alunos, como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem, o professor deverá enfatizar a escrita.
III- É dispensável, em sala de aula, a ênfase às questões relacionadas às variantes linguísticas, explicando que as mesmas acontecem porque as línguas se transformam ao longo do tempo.
IV- Os eventos da oralidade, como as palestras, debates, seminários, teatro, são práticas que inviabilizam a discussão acerca dos preconceitos linguísticos.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

No ato da comunicação, uma habilidade é fundamental para que a mensagem seja concluída. Estamos falando da habilidade de escuta. A escuta se relaciona com a comunicação interpessoal, pois enquanto quem emite a mensagem fala, quem recebe a mensagem se concentra para compreendê-la. No ato de comunicação, a mensagem precisa ser clara e completa, para que haja entendimento.
Sobre as habilidades de escuta, analise as sentenças a seguir:
I- Para exercitar a habilidade de escuta na escola, uma possibilidade é a leitura em voz alta de textos diversos.
II- Diversas estratégias podem ser propostas para desenvolver a habilidade de escuta em cada situação. Essa ação depende da organização do professor.
III- A mediação do professor não interfere no ambiente para que ocorram estratégias que promovam a habilidade de escuta.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Shirlei Cristiane de Oliveira (2098689)
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa e Matemática (FPP01)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454695) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	14119739
Parte superior do formulário
	1.
	O professor ao ensinar a matemática deve sempre contemplar atividades que fazem sentido para a criança, pois ela precisa perceber que as ferramentas matemáticas utilizadas contribuem para a resolução dos problemas. Quanto à construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Quando a criança vivencia experiências concretas por meio da manipulação de materiais concretos, consegue lidar com situações do cotidiano e construir os conceitos matemáticos.
(  F  ) O professor deve exigir desde cedo que a criança domine a simbologia e a linguagem matemática, para conseguir enfrentar as diversas situações e reconhecer as aplicações da matemática. 
( F  ) A prática mais correta para a resolução de problemas consiste em resolver cálculos numéricos ou conseguir aplicar algo que as crianças aprendam nas aulas.
(F    ) A resolução de problemas deve explorar os resultados, pois o foco central do ensino da matemática é encontrar a solução dos problemas propostos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	
 
	 
	2.
	O professor consegue identificar o que o aluno já sabe sobre o conteúdo, por meio do erro cometido durante a resolução de problemas. Assim, ele poderá, pela mediação, reconstruir esse conhecimento a partir do que o aluno já sabe. Por isso, é importante o professor sempre estar atento ao comportamento da criança e fazer correções quando necessário, para corrigir o processo de raciocínio. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O papel do professor é desenvolver a autonomia na criança, proporcionando um pensar autônomo e crítico.
	
	b) O professor deve ter claro que o conceito de número deve ser ensinado e não construídos pela própria criança, pois ela não possui tal capacidade.
	
	c) O conhecimento sobre o número é ensinado por meio de treino e de forma acelerada, para que a criança estabeleça relações.
	
	d) O contato com o material concreto não possibilita à criança fazer relação com os objetos, nem pensar sobre os números
	 
	 
	3.
	Trabalhar a oralidade e a escuta em sala de aula poderá efetivar-se através do teatro, evidenciando os efeitos de sentido e as estruturas linguísticas. Dentre as estruturas linguísticas, citamos: aspectos de entonação, dicção, gesto e postura. Existem diversos textos teatrais possíveis de encantar as distintas idades; a atividade teatral, naturalmente, deve ser ajustada à idade da criança. Maria Antonieta Antunes Cunha (1991) apresenta o critério idade, quando da representação teatral na escola. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 8 a 12 anos.
II- 4 a 7 anos.
III- 12 anos.
( II   ) Histórias de lendas e folclores são apreciadas. As pantomimas são as representações teatrais por meio de gestos.
(  I  ) As histórias que abordam personagens do mundo real são as que mais possuem indicações.
(    III) As obras clássicas, que são adaptadas, terão maiores chances de sucesso. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria & prática. São Paulo: Ática, 1991.
	
	a) II - I - III.
	
	b) I - II - III.
	
	c) I - III - II.
	
	d) III - I - II.
	 
	 
	4.
	O teatro é uma atividade que auxilia o professor no desenvolvimento da oralidade e escuta nos alunos, porém o professor deve estar atento à faixa etária destas crianças. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Histórias e lendas são apreciadas pelas crianças com idade de 4 a 7 anos.
(    ) Alunos com idade de 7 a 9 anos tem o "terror" como tema preferido.
(    ) Crianças de 8 a 12 anos preferem histórias de personagens do mundo real.
(    ) Pré-adolescentes (acima de 12 anos) envolvem-se com obras estilo Agatha Christie.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	
	5.
	Habilitar o aluno para participar plenamente da sociedade na qual vive começa por favorecer e desenvolver formas consideradas adequadas para os espaços sociais públicos. Entre as regras de convivência estão as que se referem à participação nas interações orais - fala e escuta - em sala de aula ou fora do espaço escolar. Sobre o desenvolvimento da habilidade de escuta, analise as seguintes sentenças:
I- A viabilização dentro da sala de aula de atividades que favoreçam a apreensão da habilidade de fala e escuta é imprescindível para que o indivíduo participe do meio social em que está inserido.
II- Necessário se faz que a escola revele o intento de realizar tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e da oralidade. 
III- A escuta e demais regras do intercâmbio comunicativo não devem ser aprendidas em contextos significativos, nos quais ficar quieto, esperar a vez de falar e respeitar a fala do outro tenham função e sentido, essas devem ser apenas solicitações ou exigências do professor. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	6.
	No início do século XX, o ensino da matemática dava-se por meio da repetição e do treinamento. O ensino por meio de resolução de problemas começa a ser discutido como uma nova orientação para a compreensão da matemática. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   V ) O ensino por meio da resolução de problemas começa a ser pensado como metodologia, mas um dos problemas enfrentados era o despreparo dos professores em aplicar as novas ideias.
( V   ) De acordo com os PCN, a educação vem lutando por mudanças há muitos anos, mas ainda não conseguiu mudar as práticas pedagógicas adotadas pelo professor.
( V   ) Podemos dizer que a matemática ensinada por muitos professores ainda está baseado em conceitos e formas mecânicas.
( F   ) A resolução de problemas como metodologia do ensino deve possibilitar que os alunos realizem atividades elaboradas pelo professor de forma pronta e acabada. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	7.
	A comunicação, principalmente nos dias de hoje, possui papel de destaque nas relações. Precisamos nos comunicar com várias pessoas e esta comunicação precisa se efetivar de maneira rápida e eficaz. Podemos lançar mão de várias formas quando desejamos comunicar, a palavra oral é uma delas. Na concepção bakhtiniana, a palavra é uma espécie de ponte lançada entre os falantes. Com base nesse pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- A palavra oral é flexível e se constitui em um instrumento que altera e estrutura as possibilidades da ação dos sujeitos que dela fazem uso.
II- Os usuários de uma língua, ao fazer uso dela, treinam sua habilidade de estruturar e transmitir ideias e informações com o mundo e com as pessoas. 
III- Para Bakhtin, nenhuma fala é nova, toda a enunciação é impregnada da fala do outro. Para o autor, a presença do interlocutor, quando este participa ativamente do discurso, é tão importante quanto a presença do locutor.  
IV- Para o pensador, o diálogo se restringe à conversa face a face e dispensa o discurso exterior e interior.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas
	 
	 
	8.
	A criançaaprende de forma progressiva e é função do professor criar possibilidades para que ela participe de forma ativa na construção do seu conhecimento. Na construção do conceito de número é importante que a criança conheça os conceitos para depois realizar a escrita do número. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É fundamental não envolver o lúdico nas atividades, pois essa metodologia não apresenta bons resultados para a construção do conceito de número.
	
	b) Mesmo sabendo que o desenvolvimento humano ocorre em etapas, o professor deve priorizar os conteúdos, deixando de lado as atividades lúdicas.
	
	c) Introduzir o lúdico como sugestão de metodologia permite à criança construir o conceito de número brincando.
	
	d) O professor deve elaborar atividades de memorização para facilitar a aquisição do conceito do número.
	 
	 
	9.
	Fala e escuta são produtos das interações sociais que demandam a capacidade de atuação por parte do indivíduo, esteja este inserido nas esferas privadas ou públicas. Essa lógica deve orientar a prática pedagógica, a fim de que as atividades de fala e escuta dos alunos sejam consideradas como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Enfatizar a fala e a escuta pressupõe o conhecimento do sistema fonológico da língua portuguesa por parte do professor, pois a criança transporta para a escrita a representação das palavras faladas.
II- No intuito de valorizar a fala e a escuta dos alunos, como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem, o professor deverá enfatizar a escrita.
III- É dispensável, em sala de aula, a ênfase às questões relacionadas às variantes linguísticas, explicando que as mesmas acontecem porque as línguas se transformam ao longo do tempo.
IV- Os eventos da oralidade, como as palestras, debates, seminários, teatro, são práticas que inviabilizam a discussão acerca dos preconceitos linguísticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	No ato da comunicação, uma habilidade é fundamental para que a mensagem seja concluída. Estamos falando da habilidade de escuta. A escuta se relaciona com a comunicação interpessoal, pois enquanto quem emite a mensagem fala, quem recebe a mensagem se concentra para compreendê-la. No ato de comunicação, a mensagem precisa ser clara e completa, para que haja entendimento. Sobre as habilidades de escuta, analise as sentenças a seguir:
I- Para exercitar a habilidade de escuta na escola, uma possibilidade é a leitura em voz alta de textos diversos. 
II- Diversas estratégias podem ser propostas para desenvolver a habilidade de escuta em cada situação. Essa ação depende da organização do professor. 
III- A mediação do professor não interfere no ambiente para que ocorram estratégias que promovam a habilidade de escuta. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina