Buscar

Resumo - Propriedades Mecânicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo – Disciplina Materiais Dentários – Propriedades Mecânicas
Aluna: Renata Abreu Benites Lopes
Conceito de Materiais Dentários: Os materiais são substâncias sólidas com propriedades que as tornam utilizáveis em produtos e dispositivos desenvolvidos pelo homem para preencher suas necessidades físicas, sociais, estéticas, de segurança, etc...
A ciência dos materiais dentários envolve o estudo da composição e propriedades dos materiais e a forma que eles interagem com o ambiente o qual são colocados.
Classificados em:
· Metálicos: presente em próteses, aparelhos ortodônticos, lima endodôntica, implantes, instrumentos odontológicos.
· Cerâmicos: propriedades físicas semelhante à da estrutura dental, tem uma excelente capacidade de reproduzir a cor natural do esmalte e da dentina. São bem resistentes a corrosão, possuem uma ótima biocompatibilidade e sua dureza é compatível com a do esmalte, porém apresenta uma baixa condutibilidade térmica. 
· Polímeros: em geral são utilizados como materiais restauradores e como materiais preventivos onde algum desses produtos são capazes de liberar agentes diagnósticos ou terapêuticos de maneira controlada para auxiliar em tratamentos preventivos em populações de alto risco para cárie dentária.
Propriedades Mecânicas:
As propriedades mecânicas dos materiais definem o comportamento do material quando submetido a cargas externas, sua capacidade de resistir ou transmitir esforços sem fraturar ou deformar de forma incontrolada.
Definidas como: Resistência, Resiliência, Tenacidade, Rigidez, Fragilidade, Fadiga, Dureza, Ductilidade e Maleabilidade.
Terceira Lei de Newton: Quando uma força externa age sobre um corpo sólido, uma força interna reagirá em igual magnitude e em direção contrária a força externa (Ação e Reação).
Tensão:
É a força por unidade de área atuando em milhões de átomos em um dado plano material.
· Tração: Razão entre a força de tração e a área original da seção transversal perpendicular à direção da força aplicada. Ex.: Quando se puxa, alonga ou estica.
· Compressão: Razão entre a força de compressão e a área de seção transversal perpendicular ao eixo de aplicação da força. Ex: Quando aperto, comprime ou encurta.
· Cisalhamento: Razão entre a força e a área da seção transversal paralela à direção da força aplicada no corpo-de-prova. Tende a resistir ao deslizamento de uma porção de um corpo sobre outro. Ex.: Fricção, tipo atrito.
· Flexão: Força por unidade da área de um material submetido à aplicação de carga por flexão. Duas forças de tração atuando simultaneamente. Ex.: Ponte fixa.
Deformação:
Pode ser plástica ou elástica. 
· Elástica: É reversível – Deformação recuperada quando se remove uma força ou pressão externa aplicada.
· Plástica: É permanente – Deformação que não é recuperada após remoção da força ou pressão externa aplicada.
Lei de Hooke: É quando a tensão elástica é proporcional à deformação elástica. Como a proporcionalidade direta entre duas quantidades é representada graficamente por uma linha reta, as porções lineares dos gráficos.
Modelo de Elasticidade ou Módulo de Young: É a rigidez relativa de um material, razão entre tensão elástica e deformação elástica. Quanto mais tensão o material aguenta, mais rígido ele é.
Limite de Elasticidade: É a maior tensão que o material consegue absorver sem sofrer deformação plástica. Se uma pequena tensão de tração for aplicada em um fio, ele retornará ao seu comprimento original quando a carga for removida. Se a carga for aumentada progressivamente em pequenos incrementos e então liberada após cada aumento de tensão, em dado momento obteremos um valor de tensão em que o fio não retornará ao comprimento inicial após a remoção da carga, neste ponto máximo da tensão é o limite elástico.
Propriedade Mecânica – Resistência: Tensão máxima que uma estrutura pode suportar.
· Resistencia por tração: É a resistência de uma substância sólida à força de tensão, uma força que age para estica-la. A resistência à tração é medida como a quantidade de força necessária para quebrar uma substância por estiramento.
· Resistência por compressão: É a resistência de um material à força agindo para comprimi-lo ou encurtá-lo.
· Resistência por cisalhamento: Tende a resistir ao deslizamento de uma porção de um corpo sobre outro. Ex.: Fricção, tipo atrito.
· Resistência por torção/flexão: - Força por unidade de área no ponto de fratura de um corpo-de-prova submetido à aplicação de carga por flexão ou torção.
· Resistência por impacto: A resistência ao impacto pode ser definida como a energia necessária para fraturar um material sob uma força de impacto. O termo impacto é empregado para descrever a reação de um objeto parado a uma colisão com um objeto em movimento.
Propriedade Mecânica – Resiliência: Durante o ensaio mecânico, à medida que o espaçamento interatômico aumenta, a energia interna armazenada também aumenta. Contanto que a tensão não seja maior do que o limite de proporcionalidade, essa energia é denominada resiliência. É a área sob a região elástica
Propriedade Mecânica – Tenacidade: -Capacidade do material de absorver energia elástica e se deformar plasticamente antes da fratura; mensurada como a área total sob a curva tensão versus deformação, obtida no ensaio de tração. A tenacidade está relacionada com a área total sob a curva nas regiões elástica e plástica. 
Tenacidade à Fratura: A resistência dos materiais dúcteis, como as ligas de ouro e algumas resinas compostas, é útil para se determinar a tensão máxima que as restaurações feitas desses materiais podem suportar antes que ocorra certa quantidade de deformação plástica ou fratura.
Propriedade Mecânica – Rigidez: É a rigidez relativa de um material, razão entre tensão elástica e deformação elástica. Quanto mais tensão o material aguenta, mais rígido ele é. (Modulo de Young).
Propriedade Mecânica – Fragilidade: A fragilidade é a incapacidade relativa de um material de suportar uma deformação plástica antes de sofrer uma fratura. Por exemplo, amálgamas, cerâmicas e resinas compostas são frágeis a temperaturas bucais.
Fadiga: O comportamento na fadiga é determinado por meio de um ensaio mecânico em que uma amostra do material é submetida a uma tensão cíclica com valor máximo conhecido e pela definição do número de ciclos necessários para se produzir a falha.
Propriedade Mecânica – Dureza: - O termo dureza é difícil de ser definido. Em mineralogia, a dureza relativa de uma substância é baseada na sua capacidade de resistir ao risco. Em metalurgia e na maioria das outras áreas, o conceito de dureza, mais geralmente aceito, é o de "resistência à penetração". E é neste preceito que amaioria dos testes de dureza modernos são planejados.
Propriedade Mecânica – Ductibilidade: Quando uma estrutura é tracionada além do seu limite elástico, ela se torna permanentemente deformada. Se um material suportar uma tensão de tração e uma considerável deformação permanente sem apresentar ruptura, ele será considerado dúctil. Ductilidade representa a capacidade do material de suportar uma grande deformação permanente sob uma carga de tração antes sofrer fratura. 
Propriedade Mecânica – Maleabilidade: A capacidade de o material suportar uma deformação permanente considerável sem ruptura sob compressão, tal como ocorre durante o martelamento ou laminação de uma chapa, é denominada maleabilidade.

Outros materiais