Buscar

Definições e Objetivos da Gestão de Projetos - AC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Definições e Objetivos da Gestão de Projetos 
O Curso da Fundação Getúlio Vargas, FGV Online “Definições e Objetivos da Gestão de Projetos”, é um curso amplo e que explica de forma bem completa o que são projetos dentro de uma organização, como trabalhar e quais suas principais definições e objetivos. A primeira lição é a definição de projeto: Projeto é um processo único, consistente, com um conjunto ordenado e controlado de atividades conduzidas para atingir um objetivo com requisitos especificados, incluindo restrições de tempo, custo e recursos. 
O curso é dividido em 6 unidades. A primeira basicamente introduz os conceitos relativos ao que é exatamente um projeto e como ao longo do tempo ele foi se desenvolvendo e se tornando cada vez mais importante nas relações de trabalho, organizacionais e que envolvem objetivos. Os projetos são temporários, têm custos, necessitam de recursos, possuem objetivos e miram os resultados/entregas no final de todo o processo. A unidade 2 trata das dimensões e modalidades dos projetos, dando ênfase para a gestão de projetos e exaltando o fator competitivo dessa ferramenta para as organizações nesse novo ambiente de negócios. A segunda unidade também passa pelo pensamento estratégico, planejamento estratégico, parte operacional e tipos de projetos, como os de implementação e desenvolvimento, todos fundamentais ao se escolher e traçar um novo projeto. A unidade 3 fala sobre a função gerencial, as principais semelhanças e diferenças entre o gerente funcional e o gerente de projetos, além de principais características técnicas e comportamentais que um gerente de projetos deve ter, junto também de ações e decisões que deve tomar e dificuldades que esse profissional enfrenta. A terceira unidade também exemplifica como um gerente desse porte trabalha. 
Um gerente de projetos administra processos, possui visão estratégica, define objetivos, gerencia a equipe, identifica e se relaciona com os stakeholders e ainda é o principal responsável por todo o projeto. A análise de demanda é o assunto da quarta unidade, que ensina a relação entre a incerteza e complexidade em uma gestão de projetos. A incerteza de explorar um novo mercado onde uma organização nunca teve contato é um dilema que deve ser levado em consideração ao se adotar um novo projeto. A complexidade passa pela demanda e pela forma da organização lidar com ela, ao passo que ela aumenta e quando possui muitas variáveis que influenciam todo o planejamento. A quinta unidade aborda o aumento da eficácia organizacional e gerencial a partir dos projetos e mostra como estruturar o projeto para atingir os resultados e consequentemente o sucesso do projeto, além de várias dicas para o projeto dar certo e as ações que podem levá-lo ao fracasso, influenciando os rumos da organização. A sexta e última unidade ensina o leitor quais procedimentos devemos adotar na seleção de projetos, ou seja, qual projeto deve ser adotado corretamente de acordo com a necessidade, analisando tempo, custos e recursos.

Continue navegando