Buscar

Cirurgia de Abomaso e Rúmen

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tatiana Roncato Ferreira 
Profa. Melina
Clínica Cirúrgica de Grandes III
8º semestre – UAM
06/11/2019
Rumenotomia
Cirurgias de rúmen e abomaso
As vezes faz pra tentar chegar próximo ao diagnóstico, principalmente quando há aumento de volume do lado esquerdo, indigestões relacionadas por timpanismos(espumosos), lesão vagal (atonia ruminal), indigestão com alguns tipos de alimentos como alfafa, acidose lática ruminal e alcalose, além de corpos estranhos. 
Dessa forma faz a abordagem que não é responsiva ao tratamento convencional conservativo extraindo o conteúdo ruminal.
Direito: dilatação abomaso
Esquerdo: rúmen 
Fotos dos aumentos
Técnica da Rumenotomia
Laparotomia do flanco esquerdo, anestesia em l invertido(leque), incisão da pele, obliquo externo, obliquo interno, transverso do abdômen e chega no peritônio, lá estará o rúmen, cuidado para não extravasar conteúdo pro abdômen, tem que fixar o rúmen que pode ser no transverso ou na pele, sendo que se for na pele precisa tirar depois para poder suturar e fechar. 
Depois faz a lavagem gástrica, tira conteúdo para fazer a avaliação, explora o saco dorsal e ve se não tem corpo estranho, depois cranialmente vai até o retículo(favo de mel). Precisa sempre fechar todas as camadas que abriu, se a vaca for magra consegue suturar musculatura junta.
Nome: extraperitonização do rúmen(foto roxa)
É importante a sutura pra não ter contaminação abdominal e ela fica pro resto da vida se não for na pele, não atrapalha em motilidade do órgão.
É feito com animal em estação. 
Existe também além da sutura, um manto, que é como se fosse um pano de campo, seria para mais segurança, não sabemos se existe ou usam no Brasil.
Aplicação de antibiótico com recomendação de colocar sob a ferida cirúrgica, os ambientes são sujos e condições ruins, usa-se penicilinas diluídas ou cefalosporinas, podendo usar pomadas porém gasta muito (usa a pomada de mastite), faz bandagem também pra proteção. 
Deslocamento de Abomaso
Fica do lado direito ventral, ele pode se deslocar pra própria direita, ou pra onde esta o rúmen, podendo também ter torções.
Faz o diagnóstico com auscultação (timbre metálico), tendo significa órgão oco, com aumento de volume, tem alta incidência no pós parto. Acontece porque o útero gestante que esta crescendo compete com rúmen, pela compressão se alimenta menos, o rumen diminui e pós parto sai o útero deixando um vazio na cavidade auxilia para esses deslocamento. Anestesia local e em leque(l invertido).
Sintomas: diminui ingestão de alimento, anorexia, hipomotilidade, queda de produção, distensão abdominal, percussão escutatória, taquicardia e taquipneia, prostração, perda de status corporal progressiva. 
Omentopexia/Piloropexia
Laparotomia direita(acesso perpendicular alto/paracostal), isso se tiver do lado direito, precisa esvaziar o gas antes com sonda e agulha, faz ancoragem pra colocar no local certo. 
Abomasopexia
Faz com mais frequência, abordagem do lado que esta deslocado o órgão, faz ancoragem, esvazia gás, fixa o abomaso na parente ventral do abdômen.
Na reposição faz o ponto com botão, pela tensão do órgão no subcutâneo. Pra não rasgas abomaso ou a pele do animal.
Pós operatório: antibiótico sistêmico, aines(causam úlceras de abomaso) com cautela, curativo local, acompanhamento clínico, fluidoterapia.

Outros materiais