Buscar

A VISÃO ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS exer 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: CONSULT.INT.RH 
	2020.1 EAD (G) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		Os consultores empresariais devem estar voltados para o processo de inovação, pois as empresas estão, cada vez mais, procurando novas soluções para problemas mais complexos. Nesse sentido, assinale quais os fatores básicos necessários para o processo de inovação:
	
	
	
	avaliação objetiva demais, comprometimento, flexibilidade, visão curta.
	
	
	comprometimento, senso de oportunidade, flexibilidade.
	
	
	comprometimento, flexibilidade, visão curta.
	
	
	senso de oportunidade, qualificação das pessoas, falta de flexibilidade.
	
	
	senso de oportunidade, comprometimento, flexibilidade, visão curta.
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		O posicionamento estratégico da área de RH tem sido discutido, continuamente, pelos profissionais e empresas de mercado, buscando espaços para  atuação mais ampla do RH. Dentro desse contexto, o que melhor caracteriza uma atuação estretégica do Consultor Interno de RH?
	
	
	
	Estabelecer ações de parceria entre o gestor e os colaboradores da área cliente, tendo em mente os objetivos estratégicos da empresa.
	
	
	Apresentar uma visão especialista bem desenvolvida, trazendo suporte da legislação trabalhista para o gestor e interferindo o mínimo possível dentro da área cliente.
	
	
	Exercer liderança provisória dentro da área, quando for identificadas lacunas na atuação do líder com relação à sua equipe.
	
	
	Ajudar profissionais a resolver problemas de natureza emocional e pessoal, quando eles interferem nos processos de trabalho e/ou nas suas atividades.
	
	
	Ensinar o gestor a estabelecer controles formais dentro da área, de modo a eliminar excessos de natureza informal que podem acabar prejudicando os resultados da empresa.
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Com base nos estudos realizados, assinale a única alternativa que atende plenamente aos conceitos estabelecido em nossas aulas:
	
	
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Estabelecer métricas rígidas de ação a ser implementada na empresa, independente da aceitação dos dirigentes da empresa.¿
	
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Defende redefinir padrões mercadológicos, gerando instabilidade no desempenho das organizações.¿
	
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Definir de forma autônoma, as ações de melhoria a serem implementadas na empresa cliente.¿
	
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Pretender adequá-la às flutuações do mercado, para que ela continue competitiva e líder em seu segmento e, assim, conquiste a perenidade, é a meta de toda empresa de ponta.¿
	
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Entender que a consultoria interna de RH, apenas de ser uma ferramenta de gestão, não gera melhoria nas organizações, pois devem ser realizadas por qualquer profissional, mesmo sem qualificação.¿
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Observamos no conteúdo estudado sobre a visão estratégica da nova área de RH e suas implicações para a implantação da Consultoria Interna de RH. Fica evidente que neste início de século, a economia de mercado segue evoluindo, e as empresas são desafiadas a expandir para assegurar a continuidade nesse contexto.
Com base na exposição realizada, assinale a opção que NÃO atende ao enunciado.
	
	
	
	Trabalhar no intuito de garantir resultados satisfatórios ante os desafios da mudança referida anteriormente reside justamente na qualificação, na conscientização e no comprometimento dos colaboradores com os objetivos e as metas empresariais.
	
	
	Aguçar a visão gerencial, tornando-a mais sensível e perspicaz quanto aos aspectos mutáveis e conflitantes do ambiente, é um aspecto prioritário a se considerar em uma organização empresarial. Nesse empenho, torna-se evidente a prevalência da gestão de pessoas, entendidas como a nova riqueza da organização, agora sob o enfoque estratégico.
	
	
	A moderna gestão de pessoas precisa assumir políticas que promovam esse envolvimento de cada um e de todos nesse esforço que pede a otimização das competências. A adoção da consultoria interna de RH na moderna gestão de pessoas é justamente a força impulsionadora desse processo.
	
	
	Inserir normas e políticas de trabalho no cotidiano das organizações, o que orienta os colaboradores a realizar a atividade correta, não sendo a aptidão individual o diferencial necessário e esperado pelas pessoas que trabalham na organização.
	
	
	Especial atenção deve ser dada à competência dos dirigentes, em geral, e particularmente do responsável pela condução das atividades da função de RH. Os conhecimentos desses dirigentes, cada qual em sua área de especialização, deverão ser sempre atualizados.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		Nas organizações empresariais modernas, a função de recursos humanos está sendo redefinida para uma atuação mais estratégica. Isto significa que:
	
	
	
	A atividade de consultoria não faz parte da estratégia organizacional.
	
	
	As áreas não terão apoio suficiente do RH, que antes dava suporte direto.
	
	
	As áreas serão colocadas em segundo plano, elas não importam ao negócio.
	
	
	As áreas passarão a ser mais burocráticas, com modelos rígidos a seguir.
	
	
	A atividade de consultoria pelo RH junto às demais áreas da empresa é cada vez mais assumida.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		De acordo com a visão estratégica da Gestão de Pessoas, vimos que as Pessoas são um poderoso diferencial competitivo. Sendo assim, como a gestão de RH deve ser orientada?
	
	
	
	Proporcionar elevados salários para manter a motivação.
	
	
	Proporcionar mais Benefícios do que a concorrência.
	
	
	Antecipar-se às expectativas atuando de forma descentralizada e eficiente junto às demais áreas da empresa.
	
	
	Proporcionar compensadores Benefícios para manter a motivação.
	
	
	Antecipar-se somente às necessidades do mercado.
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		Para Peter Block (1991) ¿Consultor é a pessoa em posição de ter alguma influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização, mas que não tem poder direto para produzir mudanças e programas de implementação¿. Este ponto de vista ainda é tido como predominante na área de Consultoria. Pensando nesta definição de Block (1991) no contexto de Recursos Humanos, pode-se dizer que o consultor de RH:
	
	
	
	exerce influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização;
	
	
	é influenciado pelo ambiente de RH;
	
	
	produz mudanças e implementa programas;
	
	
	exerce mais influência que o nível gerencial.
	
	
	não exerce influência sobre um indivíduo, um grupo ou organização;
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		A adoção da Consultoria Interna é uma importante decisão de caráter estratégico que exige o comprometimento da direção da empresa. Para Orlickas (1999, apud Lopes, 2007) existem ações necessárias para se implantar uma Consultoria Interna de RH. Sinalize abaixo o(s) processo(s) que não faz (em) parte destas ações:
	
	
	
	Fazer um Benchmarking | Conscientização de todos
	
	
	Políticas de RH definidas | Job Rotation do Consultor
	
	
	Mínima comunicação com a empresa | Indefinição do Papel do Consultor3 (três) das alternativas acima mencionadas, correspondem as ações necessárias para se implantar uma Consultoria Interna de RH
	
	
	RH como um Business Unit | Acompanhamento dos processos pós-implantação

Outros materiais