Buscar

exercício%20de%20revisãox

Prévia do material em texto

Técnica Dietética
1.Em seguida consta uma definição de técnica e dietética. Explique está definição:
“Técnica Dietética tratados procedimentos utilizados para tornar possível a utilização dos alimentos, satisfazendo os desejos sensoriais e conservando seus valores nutricionais” ( Sônia Tucunduva).
 A alimentação através do estudo da técnica dietética, se tornam mais eficientes, garantindo ao máximo seu valor nutricional agregado ao sabor e técnicas de cocção.
2. Explique os 7 objetivos da técnica dietética e exemplifique.
Dietéticos: adequar a forma de preparo dos alimentos da dieta às necessidades fisiopatológicas do indivíduo ou da população.
Digestivo: modificar os alimentos por meio de processos culinários a fim de facilitar a digestão.
Nutritivo: selecionar os melhores métodos de preparo de alimentos para otimização e conservação máxima de seu valor nutritivo.
Higiênicos: prevenir a ação de fatores externos que possam prejudicar a qualidade dos alimentos e, ao mesmo tempo, prolongar a sua vida útil.
Sensorial: apresentar o alimento de forma que desperte todos os sentidos, não apenas o paladar, pois cada alimento possui suas próprias características sensoriais (aparência, cor, odor, sabor, consistência ou textura) que podem ser preservadas, ressaltadas ou modificadas por meio de adequadas técnicas culinárias.
Operacional: preparar e organizar espaços físicos, materiais, equipamentos e utensílios, planejar os cardápios e capacitar o pessoal selecionado para o trabalho.
Econômico: escolher as técnicas a serem empregadas no preparo de alimentos considerando os custos e os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis.
3. Correlacione os objetivos operacional e econômico da técnica dietética. Discuta a relação dos objetivos descritos considerando o custo da minha preparação.
Economia é, em técnica dietética, o emprego correto e rendoso de dinheiro, energia e tempo.O alimento vale pelo que representa em valor nutritivo, pelas possibilidades de aproveitá-lo e pela facilidade de prepará-lo e conservá-lo. Quanto mais se mantiver do valor inicial do alimento e maior for sua contribuição na conservação da saúde, maior será o proveito tirado do dinheiro que nele se aplicou. Por esse motivo cuida também a técnica dietética de simplificar as operações usadas, empregando menor esforço para o alcance de um mesmo fim.
4. Explique a seguinte afirmação: Os alimentos, os nutrientes a alimentação e a nutrição estão intimamente ligados e forma um ciclo perfeito, a falta de um dos componentes quebra este ciclo gerando desequilíbrio.
Pois um é o complemento do outro. Quando há a combinação entre os alimentos, sendo monitorada pelo profissional de nutrição, gera o equilíbrio que precisamos.
5. A carne bovina é considerada um alimento plástico, energético e regulador considerando a classificação dos alimentos quanto seus nutrientes. Esta afirmação é correta? Explique.
Sim. Pois a carne bovina possui nutrientes de formação estrutural, como proteínas, água e minerais. Também são alimentos que produzem calorias: carboidratos, lipídeos e proteínas e também reguladores que permitem o equilíbrio das diversas funções. 
6. Diferencie e exemplifique os alimentos quanto à classificação em sua origem.
Animal: de origem animal, ex: carne, leite, ovo...
Vegetal: desenvolvem na terra, ex: cenoura, batata, frutas...
Mineral: água, sal e outros minerais que se apresentam em combinação com os alimentos principalmente as verduras e frutas.
7. Dados os seguintes alimentos: maça, milho cozido, bolo de cenoura, carne assada de brasa,pavê de chocolate e cream cheese. Classifique estes considerando suas características físicas.
Maçã: sólido, milho cozido: sólido, carne assada: sólido, pavê de chocolate: brando, cream cheese : brando.
8. Diferencie emulsão de suspensão. Qual dos estados físicos é provido nas seguintes preparações: Costela de porco cozida com batata; salada de alface e tomate temperado com vinagre e azeite.
Emulsão: divisão de um corpo líquido ou mole em finos glóbulos no meio de um veículo igualmente líquido.
Suspensão: ato ou efeito de suspender.
Suspensão.
9. Dentre os quatro estados físicos que os alimentos podem se apresentar podemos citar o estado físico de solução. Este estado se caracteriza de um ato ou efeito de solver. Alguns fatores podem ser relacionados quanto à eficiência deste método, exemplo: quantidade de solvente e soluto e temperatura. Explique qual a relação desses fatores quanto ao estado físico de solução do alimento.
Dissolver algo. Como açúcar na água.
10. Qual a importância das características biológicas dos alimentos para a técnica dietética?
Para o total aproveitamento dos alimentos, conservando suas características.
11. O tratamento do alimento por meio da cocção é considerado um procedimento que muda a composição química dos alimentos. Explique a afirmação e de exemplo de modificação química.
processos de cocção, que conferem a eles características novas, modificando seu sabor e, às vezes, sua composição química, por ação do calor.
Ex: frango frito pó emersão e frango grelhado.
12. Cite duas características físico-química dos alimentos e explique.
Solubilidade: propriedade que possui uma substância de misturar-se num líquido
Termolabilidade: substâncias que perdeu suas propriedades ou se decompõe quando expostas a baixas temperaturas.
13. Dentre os fatores que modificam os alimentos existem os físicos. Cite os métodos pertinentes a este fator, cite exemplos e sinalize quais os métodos que não podem voltar a sua forma original.
Fator físico: subdivisão
 fator químico: dissolução
fator biólogico: União e temperatura.
Bolo, calda de açúcar.
14. O que são características organolépticas dos alimentos? Qual a importância para o nutricionista conhecer estas características? Justifique sua resposta.
São características específicas de substâncias puras e de alimentos, que podem ser percebidos pelos sentidos.
Para ter total conhecimento de como será a melhor cocção, para garantir os nutrientes necessários. Não ter desperdício e maior conservação dos alimentos.

Continue navegando