Buscar

Ciclo biológico do Haemonchus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciclo biológico do Haemonchus 
	Parasita monóxeno, uma vez que não há hospedeiros intermediários. Ciclo biológico dividido em duas etapas: Parasitário – ocorre no hospedeiro e Pré-parasitário – antecede uma etapa de infecção. Ciclo pré-parasitário ocorre sempre no ambiente é, portanto, influenciado por fatores ambientais, onde depende de temperatura, umidade e atmosfera rica em O2. 
	Por ser Haemonchus, independente de placei ou contortus, o local de infecção sempre é o abomaso, onde são encontradas as formas adultas aderidas a mucosa. São dioicos, ou seja, realizam fecundação cruzada, e as fêmeas depositam os ovos na luz do abomaso. O peristaltismo da luz do abomaso para o intestino grosso e junto as fezes do animal esses ovos são levados para o ambiente, e no meio externo iniciam a etapa pré-parasitária. 
	Nas fezes os ovos são liberados morulados, pois trazem em seu interior uma célula em fase inicial de segmentação que recebe o nome de mórula, ao encontrar condições propícias esses ovos iniciarão uma etapa pré-parasitária. 
 	A atmosfera rica em O2 permite uma etapa rápida de embrionamento, menos de 24 horas, que forma a L1, 1º estágio larval do desenvolvimento do parasito, essa larva eclode e na massa fecal essa larva passa por 2 mudas, evoluindo para L2 e finalmente para L3, que corresponde a unidade infectante do parasita. Toda etapa que vai do embrionamento da mórula até L3 corresponde ao ciclo pré-parasitario e leva em média 3 a 5 dias para ser concluída no ambiente. 
A transmissão se faz pela ingestão do capim contaminado com L3 pelo ruminante, L3 por ser a forma infectante permite que seja diferenciada das formas que antecedem, por uma estrutura chamada bainha de proteção, membrana que envolve toda estrutura da L3 e confere alta viabilidade infectante no meio – e devido a essa estrutura L3 consegue sobreviver no ambiente de 10 a 15 dias. L3 no rume passa por uma etapa de desembainhamento, que corresponde a perda dessa bainha de proteção. 
No hospedeiro ocorre a fase histotrófica, dividida em duas, L3 -> L4 e L4 ->L5; o jovem adulto L5 vai retornas a luz do abomaso, e após uma etapa de alimentação sanguínea L5 atinge a maturidade, diferenciando em macho os fêmea.
A fase histotrófica que ocorre na mucosa do abomaso vai cursar com a formação de nódulos inflamatórios. A importância relacionada a Medicina Veterinária se justifica em cima do comportamento alimentar das formas adultas, pois se alimentam de sangue, hematófagos. Durante a infecção patente o parasita vai dilacerar a mucosa abomasal, lesão mecânica, traumática e espoliativa que o parasita leva a região e um processo inflamatório grave, que recebe o nome de gastrite hemorrágica. 
Grande parte das infecções patológicas causadas por Haemonchus é justificada em cima da gastrite hemorrágica, pelos seus desdobramentos: dano no epitélio e dano vascular, pois lesa vasos que irrigam a região do abomaso. 
Destacam-se 2 pontos importantes frente ao dano: Perda de sangue, a qual leva a anemia; Hipoproteinemia – redução das concentrações plasmáticas de proteínas, justificado pelo dano vascular durante a infecção patente.

Outros materiais