Buscar

RESENHA DO LIVRO DOM CASMURRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO LIVRO DOM CASMURRO
A viúva Dona Glória era a mãe de Dom, era uma mulher dedicada e bondosa e sua proteção era espetacular. Eles viviam em Matacavalos com o tio Cosme e sua prima Justina e um amigo da família. Dona Glória perdeu o seu primeiro filho e fez uma promessa a nossa Senhora que se lhe concebesse um filho vivo ele se tornaria padre. Então Dona Glória gerou Bento e o seu destino já estava traçado. Bento teve tudo como qualquer criança de sua idade e aos 15 anos, sua mãe conversa com ele e lhe fala da promessa e que havia chegado a época para ele seguir ao seminário.
Bento desesperado procurou a sua amiga Capitu, ela era sua amiga de infância e os dois começam a criar estratégias para conseguir que sua partida não aconteça, logo então seu José começa a ajuda-los. Os dias vão passando e eles começam a se envolver e nem percebem que existe amor em sua amizade.
Capitu envolvida com sua beleza, sempre era acalentada nos braços de Bento, onde ele não perdia a oportunidade de estar sempre ao seu lado. Um certo, dia Bento acariciando os seus cabelos, um beijo surge e espantados eles nem consegue expressar um ao outro o verdadeiro sentimento que já é existente. E com a ida para o seminário eles sofriam em saber que ficariam um distante do outro e prometeram um ao outro que se casariam e que ficariam juntos para sempre.
E o grande dia chegou Bento segue para o seminário e todas as tentativas foram frustadas. Bento e Capitu sofrem demais com esta separação, que não desistem de sues sonhos. Todos os finais de semana Bento retorna para sua casa para ver seus familiares e também a linda Capitu.
Dona Glória já estava percebendo o envolvimento de Bento e Capitu e aprovava a união dos dois. Um amigo de Bento do Seminário Escobar, começa a frequentar também a casa de Bento e, Escobar desperta o seu interesse por Capitu. Bento e uma de suas visitas a fazendo, observa Capitu e por um segundo ele tem uma crise de ciúmes muito forte, por pensar que Capitu olha para um rapaz que passou na rua. Capitu enfurecida com o ocorrido jura que se acontecer mais uma vez esse ataque de ciúmes, rompe com a promessa que lhe fizera.
Bento aos 22 anos conclui a sua faculdade de Direito, onde a sua mãe já consentia o seu casamento. Os dias se passam e D. Glória apressa os preparativos para o casamento de Capitu e Bento.
Escobar também se casa com a amiga de Capitu, Sancha e muitos jantares são realizados entre a Tijuca e no Flamengo. Sandra dar uma menina a Escobar e eles estão cada vez mais felizes. E Bento ficava triste, pois Capitu ainda não lhe conceberá um filho. Mas quando menos ele esperava Capitu lhe dá um filho e ele se chamava Ezequiel.
O grande amigo de Bento faleceu e no velório Bento desconfia do sentimento que Capitu demonstra, ela está sofrendo por ter perdido um amigo e Bento se senti enciumado novamente. A esposa de Escobar volta para sua cidade natal com a sua filha.
Bento percebe que o seu filho Ezequiel tem uns traço do seu amigo Escobar, no jeito de falar, de andar, de comer enfim tinha todas as características de Escobar, e coloca Bento com muitas dúvidas em seus pensamentos e pensa até no final de sua família, por conta dessa traição. Bento se afasta cada vez mais de sua família, pois não consegue acreditar que Capitu tenha sido capaz de tamanha crueldade. E ao atingir a idade de ir ao colégio Ezequiel começa a frequentar a sua casa si nos finais de semana e quando ele chega em casa, bento foge pois não consegue admitir a traição de Capitu no mesmo teto que ele.
Bento tão atormentado tenta suicídio, mas a sua tentativa é frustrada. Então ele resolveu ir para Europa, onde começou a viver só, e quando lhe perguntavam pela sua família, ele disfarçava e mudava de assunto. Por fim Capitu em suas cartas mantia Bento informado que seus tios e que sua mãe que tanto lhe amava já tinham falecido, mas ele não se importou com as notícias e se tornava cada vez mais áspero com Capitu.
Capitu faleceu na Suíça e mesmo assim Bento não abandonou o seu filho, lhe propusera algumas viagens pela Europa, onde Ezequiel puderá exercer a sua formação de arqueologista. Mas infelizmente Ezequiel faleceu de febre tifoide e na sua tumba ele escreveu “tu eras perfeito nos teus caminhos”. Bento ou melhor Dom Casmurro apenas concluiu que sua melhor amiga lhe traiu com o seu melhor amigo.

Continue navegando