Buscar

Conceitos Fundamentais da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201903479977)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O berço da Psicologia moderna foi a Alemanha do final do século 19 (Wundt, Weber e Fechner). Mas, seu status de ciência é obtido à medida que se liberta da Filosofia. Com isso, novos padrões de produção de conhecimento, passam a: I) definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência); II) delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia; III) formular métodos de estudo desse objeto; IV) formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área. Analisando as alternativas I, II, III e IV responda:
		
	 
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas
	
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
	Respondido em 11/04/2020 20:11:46
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201903434569)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Psicologia Social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as:
		
	
	Religião.
	
	Psicanálise.
	
	Sociedade.
	 
	Ciências sociais.
	
	Biologia.
	Respondido em 11/04/2020 20:12:13
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201903930455)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Uma das principais contribuições ao estudo sobre as influências do meio para a formação da personalidade veio da Teoria Psicanalítica, de Sigmund Freud:
I - Para Freud as primeiras experiências infantis são decisivas para as interações pessoais que vão acontecer na vida adulta.
II - A sensibilidade dos pais em atender os desejos e as necessidades da criança; assim também, a firmeza que precisam ter ao colocar normas e regras sociais para serem obedecidas, vão constituir o alicerce para a estrutura do superego.
III - A cultura num sentido mais amplo, como a família ou outros grupos estariam permanentemente propondo atitudes e valores para serem internalizados.
Marque a resposta correta:
		
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa III está correta
	 
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas
	Respondido em 11/04/2020 20:13:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201903475748)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diante de um compromisso social a pessoa reage com muita ansiedade, mais que a maioria das pessoas submetidas à mesma situação (desproporcional). Diante desse mesmo compromisso social a pessoa começa a ficar muito ansiosa uma semana antes (muito duradoura) ou, finalmente, a pessoa fica ansiosa só de imaginar que terá um compromisso social (sem causa aparente). Assim, estamos diante de um quadro considerado como:
		
	
	Desequilíbrio mental
	
	Desvio primário
	 
	Neurose
	
	Loucura
	
	Psicose
	Respondido em 11/04/2020 20:14:53
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201903480019)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das principais contribuições ao estudo das influências do meio para a formação da personalidade veio da Teoria Psicanalítica, de Sigmund Freud. Sobre essa teoria, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Os primeiros períodos do desenvolvimento infantil não são influenciados pelo tipo de interações entre a criança e os adultos que costumeiramente interagem com ela.
	
	A sensibilidade dos pais em atender os desejos da criança; assim como a firmeza que precisam ter ao colocar normas e regras sociais para serem obedecidas, vão constituir o alicerce para a estrutura do id.
	
	Tanto a cultura num sentido mais amplo, como a família, ou outros grupos estariam permanentemente propondo atitudes e valores para serem externalizados.
	
	Um ambiente firme e encorajador, provavelmente, levará a uma personalidade desequilibrada, com elevada auto-estima e autocontrole.
	 
	Para Freud, as primeiras experiências infantis são decisivas para as interações pessoais que vão acontecer na vida adulta.
	Respondido em 11/04/2020 20:15:26

Continue navegando