Buscar

Questões sobre Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805838910)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	O artigo 341 do Novo Código de Processo Civil consagra o princípio do ônus da impugnação específica dos fatos, e sobre o assunto é correto afirmar que:
		
	
	esta norma só é aplicável quando o órgão do Ministério Público age como fiscal da lei;
	
	este princípio não se aplica, apenas, ao curador especial e ao órgão do Ministério Público, e, relativamente a este, em qualquer das funções que venha desempenhar no processo.
	 
	esta regra só não se aplica quando a parte estiver representada por advogado dativo;
	
	este princípio não se aplica ao órgão do Ministério Público;
	 
	este princípio não se aplica ao Defensor Público;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805838876)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(ENADE)Uma das obrigações implícitas de quem exerce o direito de ação é a de apresentar com clareza o que se postula, porque a exata compreensão do postulado irá influir decididamente na possibilidade de defesa, dificultando o contraditório, e a ausência de clareza importa em retardamento da prestação jurisdicional, maculando o princípio da duração razoável do processo. BRASIL, Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região, processo n.º 00634-2011-015-03-00-6 RO, DEJT de 25/06/2012. Considerando a necessidade de clareza da postulação, conforme alude o texto acima, suponha que, em uma ação judicial, tenha sido impossível ao juiz determinar exatamente a pretensão do autor. Nessa situação, infere-se que
		
	
	o autor incorreu em ofensa ao princípio da lealdade processual.
	
	.E a parte autora deve ser punida mediante aplicação do instituto da confissão
	
	B a falha do autor caracteriza falta de interesse processual de sua parte.
	
	C o juízo acionado deve declarar abuso do direito de ação pelo autor.
	 
	D o juízo acionado deve declarar inépcia da petição inicial ou do pedido
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805838939)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a competência no Código de Processo Civil (CPC/2015), assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	 
	É competente o foro de domicílio da mulher, para a ação de divórcio, anulação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável.
	
	O registro ou a distribuição da petição inicial torna prevento o juízo.
	
	A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta.
	
	Antes da citação, a cláusula de eleição de foro, se abusiva, pode ser reputada ineficaz de ofício pelo juiz; após a citação, incumbe ao réu alegar a abusividade da cláusula de eleição de foro na contestação, sob pena de preclusão.
	
	A incompetência, absoluta ou relativa, será alegada como questão preliminar de contestação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805839076)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Ano: 2016 / Banca: FGV / Órgão: OAB / Prova: Exame de Ordem Unificado - XXI - Primeira Fase) A sociedade Palavras Cruzadas Ltda. ajuizou ação de responsabilidade civil em face de Helena e requereu o benefício da gratuidade de justiça, na petição inicial. O juiz deferiu o requerimento de gratuidade e ordenou a citação da ré. Como a autora não juntou qualquer documento comprobatório de sua hipossuficiência econômica, a ré pretende atacar o benefício deferido. Com base na situação apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A ré alegará na contestação que não estão presentes os requisitos para o deferimento do benefício de gratuidade.
	
	O instrumento processual adequado para atacar a decisão judicial é o incidente de impugnação ao benefício de gratuidade, que será processado em autos apartados.
	
	O instrumento processual previsto para atacar a decisão judicial de deferimento do benefício é o agravo de instrumento.
	
	nenhuma das respostas anteriores
	
	A ré alegará na contestação que o benefício deve ser indeferido, mas terá que apresentar documentos comprobatórios, pois a lei presume verdadeira a alegação de insuficiência deduzida.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805838976)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Renato, desejando ajuizar uma ação de obrigação de fazer em face de seu vizinho Túlio, procurou Roberto, advogado recém formado, que usou um modelo de petição inicial encontrado na Internet. Protocolizada a petição, o juízo indeferiu a inicial e julgou extinto o processo, sem resolução de mérito, ao fundamento de que da narração dos fatos não decorria logicamente a conclusão. Considerando que o autor interpôs o recurso cabível contra esse ato decisório, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	É indispensável a citação do réu para integrar a relação processual e oferecer contrarrazões, em homenagem aos princípios da ampla defesa e do contraditório.
	 
	O recurso interposto nesse caso permite ao magistrado exercer o juízo de retratação, podendo reformar a decisão que indeferiu a petição inicial em quarenta e oito horas.
	
	Caso a sentença seja confirmada pelo Tribunal, Renato deverá ser condenado ao pagamento de honorários advocatícios sucumbenciais.
	
	N.R.A.
	
	O recurso interposto pelo autor foi o agravo de instrumento, uma vez que o ato do juízo não pôs fim ao processo, tratando-se de decisão interlocutória.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201805838943)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Carlos, residente e domiciliado na cidade do Rio de Janeiro, proprietário de um terreno localizado em Petrópolis, ajuizou ação possessória em face de Paulo perante a comarca da Capital. Sendo que o réu reside e tem domicilio na cidade de São Gonçalo. Você, na qualidade de Advogado, é procurado por Carlos para responder a ação possessória. No caso a referida incompetência deverá ser alegada:
		
	
	Por meio de exceção de incompetência.
	 
	Em preliminar de contestação e a incompetência, no caso, é absoluta. Podendo ainda ser arguida a qualquer tempo, por simples petição.
	
	Em preliminar de contestação e a incompetência, no caso, é relativa
	
	Não há incompetência no caso, pois o autor pode optar pelo foro onde a ação será proposta
	
	Em preliminar de contestação e a incompetência, no caso, é absoluta, sob pena de prorrogação da competência
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201805838919)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Brenda, atualmente com 20 anos de idade, estudante do 2º período de direito, percebe mensalmente pensão decorrente da morte de seu pai. Sucede, contudo, que ela recebeu uma correspondência do fundo que lhe paga a pensão, notificandoa de que, no dia 20 do próximo mês, quando completará 21- anos, seu benefício será extinto. Inconformada, Brenda ajuizou ação judicial, requerendo em antecipação de tutela a continuidade dos pagamentos e, por sentença, a manutenção desse direito até, pelo menos, completar 24 anos de idade, quando deverá terminar a faculdade. Tal demanda, contudo, é rejeitada liminarmente pelo juiz da 3ª Vara, sob o argumento de que aquela matéria de direito já está pacificada de forma contrária aos interesses da Autora na jurisprudência dos Tribunais Superiores e, ainda, por ele já ter proferido, em outros casos com a mesma questão de direito, diversas sentenças de improcedência. Sobre os fatos descritos, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	No caso de eventual recurso de Brenda, o juízo que proferiu a sentença poderá, se assim entender, retratar-se.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Mesmo que a demanda envolvesse necessidade de produção de prova pericial, o magistrado poderia se valer da improcedência liminar, tendo em vista a força dos precedentes dos Tribunais Superiores.
	
	Se a matéria de mérito estivesse pacificada nos Tribunais Superiores em favor da autora, poderia o magistrado, ao receber a petição inicial, sentenciar o feito e julgar desde logo procedente o pedido.
	
	A decisão acima mencionada, se transitada em julgado, não faz coisa julgada material, na medida em que a ausência de citação do Réu impede a formação regular do processo.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201805839413)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: MPE-RJ Prova: Técnico do Ministério Público ¿ Área Notificação e Atos Intimatórios São condições para o regularexercício da ação:
		
	
	legitimidade ad processum e possibilidade jurídica do pedido;
	
	possibilidade jurídica do pedido e competência do juízo;
	
	interesse de agir e competência do juízo;
	
	legitimidade ad causam e demanda regularmente formulada;
	 
	legitimidade ad causame interesse de agir.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201805839290)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a assertiva incorreta sobre processo de conhecimento.
		
	
	É permitido ao Juiz decidir parcialmente o mérito em julgamento antecipado quando um ou mais pedidos ou parcela deles se mostrarem incontroversos ou em condições de imediato julgamento, podendo a parte liquidar ou executar, desde logo, a obrigação parcialmente reconhecida, ainda que existente recurso interposto.
	
	A não regularização da representação processual pelo autor, no prazo fixado pelo Juízo de primeiro grau, acarreta a extinção do processo sem resolução do mérito.
	
	A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e áudio, podendo ser realizada a grava- ção diretamente por qualquer das partes, ainda que sem autorização judicial.
	
	até o trânsito em julgado da ação, poderá o Juiz conhecer de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, a ausência dos pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, a existência de perempção, litispendência ou coisa julgada, a ausência de legitimidade ou interesse processual, bem como a intransmissibilidade da ação, por disposição legal, em caso de morte.
	 
	São condições da ação, conforme previsão expressa, e, portanto, matéria de ordem pública, sobre as quais o Juiz deve se pronunciar de ofício, a legitimidade de parte, o interesse processual e a possibilidade jurídica do pedido.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201805839178)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Tendo em vista o disposto na Lei nº 13.105, assinale a assertiva INCORRETA sobre processo de conhecimento.
		
	 
	São condições da ação, conforme previsão expressa, e, portanto, matéria de ordem pública, sobre as quais o Juiz deve se pronunciar de ofício, a legitimidade de parte, o interesse processual e a possibilidade jurídica do pedido.
	
	Até o trânsito em julgado da ação, poderá o Juiz conhecer de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, a ausência dos pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, a existência de perempção, litispendência ou coisa julgada, a ausência de legitimidade ou interesse processual, bem como a intransmissibilidade da ação, por disposição legal, em caso de morte.
	
	É permitido ao Juiz decidir parcialmente o mérito em julgamento antecipado quando um ou mais pedidos ou parcela deles se mostrarem incontroversos ou em condições de imediato julgamento, podendo a parte liquidar ou executar, desde logo, a obrigação parcialmente reconhecida, ainda que existente recurso interposto.
	
	A não regularização da representação processual pelo autor, no prazo fixado pelo Juízo de primeiro grau, acarreta a extinção do processo sem resolução do mérito.
	
	A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e áudio, podendo ser realizada a gravação diretamente por qualquer das partes, ainda que sem autorização judicial.

Outros materiais