Buscar

Alimentação Saudável na Infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Referência: <http://www.mesabrasil.com.br/artigos/PNAN.pdf> Acesso em: 11 de agosto de 2011.
	Durante o período pré-escolar e escolar as crianças por mudanças importantes, de padrão alimentar. Nesta fase, elas já participam das refeições com os adultos responsáveis, recebendo a alimentação que é, oferecida pela família. Com o ingresso na escola, as crianças passam a conviver com horários e hábitos alimentares diferentes. E é geralmente nesse período que começam as preferências por comidas com alto teor calórico e baixo valor nutritivo.
	É nesta fase que se deve começar uma intervenção da família, juntamente auxiliada pela escola, para favorecer práticas alimentares saudáveis, e que sejam capazes de encontrar um equilíbrio, juntamente com as crianças.
	Para uma alimentação ser saudável ela tem que ser mais variada possível. Por parte da escola deve haver o desenvolvimento de atividades lúdicas, jogos, atividades de plantio de pomares e hortas, participação dos alunos no preparo de receitas simples, entre outras atividades. Tudo isso pode despertar o interesse e o apetite da criança por uma alimentação saudável. A participação dos professores nesses projetos são indispensáveis, pois o comportamento alimentar não é um ato mecânico, tem uma grande influência emocional, pois existe entre o professor uma relação de atividade3 reciproca, o que é fundamental para sucesso do projeto. 
	Quando a família, ela deve reforçar a proposta oferecida pela escola e incentivar adotando os mesmo hábitos. Pois a adoção de um comportamento saudável desde a infância, é uma importante medida de promoção de saúde, com repercussões muito positivas na vida adulta.

Mais conteúdos dessa disciplina