Buscar

Filme QUEIMADAS

Prévia do material em texto

Unijorge – PARALELA
Almir Andrade Bulhões Neto
6º A – Matutino 
Direitos Humanos
Resenha – Queimadas
O filme trata da mudança Colonialismo para o imperialismo, em que tem Marlon Brando interpretando Willian Walker que foi enviado para fazer rebeliões e derrubar o domínio português, estimulando o nacionalismo e a constituição como nação independente. Willian Walker era um manipulador, que instigava a rebelião aliciando lideres e organizando grupos guerrilheiros entre os escravos que sustentavam a monocultura canavieira da ilha, que também promovia a mudança e substituição da exploração escravocrata pelo liberalismo, que incluíam a mão de ora assalariada de forma livre. Os escravos lutam, ganham, mas não levam, Walker convence a liderança negra que a conquista da liberdade não significa capacidade para governar, até porque naquela época os escravos não tinham o conhecimento adequado para tal encargo, logo podendo levar a falência daquele local. A burguesia banca logo assume o poder por conta da desistência, e os negros voltam a condição de subordinados, com a substituição de opressão colonialista pela exploração do império britânico. Parte da liderança negra retoma a luta, agora contra os novos opressores e Walker é enviado uma vez mas para Queimada, com a missão de cação e exterminar o líder que ele mesmo criou para tomar o poder. Então De posse da superior tecnologia militar inglesa, e com a ajuda providencial de tropas britânicas, Walker dizima e aniquila, um a um, os combatentes inclusive Dolores. E por fim, depois de ter exterminado os inimigos, Walker ouve um rapaz com a voz igual ao líder da liderança dos negros que é Dolores, logo o rapaz lhe oferece humildemente a proposta de carregar sua mala, em que Walker ingenuamente sorri e relembra do passado, porém, desta vez não se trata de um educado e simples carregador de malas mas um simples ladrão que vem a apunhalar Walker que vem a morrer e tem suas malas roubadas.
Agora em relação a matéria, logo de inicio o filme ia contra a Declaração dos Direitos Humanos, ferindo alguns artigos 1º em que naquela época os homens e mulheres negras não nasciam livres; artigo 2º os negros daquela época não detinham de direitos e também havia distinção de raça e cor; artigo 3º que fere o direito a liberdade e direito a vida; artigo 4º que era época de escravatura que tinha naquela época; artigo 5º visto que os escravos eram submetidos a tortura e também sua qualidade de vida eram desumanos e degradantes; artigo 7º o direito a proteção igualitária era inexistente; artigo 9º em que os escravos eram presos,detidos e exilados de forma arbitraria; artigo 10º não havia julgamento feito por tribunal; artigo 11º os escravos eram presos, sem julgamento e sem evidencias de sua culpabilidade e mesmo assim eram mantidos preso; artigo 12º os escravos tinham suas vidas o domínio do seu patrão, assim não tinham liberdade em sua vida privada; artigo 13º os escravos daquela época não tinham direito de escolher suas residências e nem mesmo o direito de abandonar o local; artigo 19º os escravos não tinham direito de expressão e opinião. 
Referencia do filme tratado na resenha:
QUEIMADA! 
Duração: 115 min
Diretor: Gillo Pontecorvo
Elenco: Carlo Palmucci, Dana Ghia, Evaristo Márquez, Giampiero Albertini, Joseph P. Persaud, Marlon Brando, Norman Hill, Renato Salvatori, Thomas Lyons, Valeria Ferran Wanani
País de origem: França, Itália
Ano de produção: 1969

Continue navegando