A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIAÇÃO II SINDICALISMO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513247) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15544012
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os sindicatos são responsáveis por defender os interesses dos trabalhadores em uma negociação com os empregadores. Contudo, nem sempre essas negociações ocorrem de modo passivo e podem surgir conflitos entre empregadores e empregados. Sobre os conflitos, podemos afirmar que:
	a)
	Ocorrem quando o empregador aceita as reivindicações dos empregados.
	b)
	Ocorrem quando as reivindicações dos empregados não são aceitas pelos empregadores ou quando se tem oposição de interesse.
	c)
	São vistos apenas quando se tem o contato pessoal entre as pessoas, como em uma guerra, e não com conflito de ideias.
	d)
	Podem ocorrer somente quando um dos membros concorda com as negociações.
	2.
	Existem diferenças conceituais entre as palavras função e prerrogativa e que envolvem os sindicatos, pois estas, muitas vezes, são utilizadas de modo incorreto, ocasionando alterações no significado da frase ou do parágrafo. Martinez (2010, p. 15) destaca que "função e prerrogativa relacionam-se, respectivamente, como substância e instrumento, de modo que esta permita o alcance dos propósitos e das expectativas daquela". Nesse sentido, sobre a função dos sindicatos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sindicato é uma pessoa jurídica de direito público e defende os interesses coletivos.
(    ) As funções dos sindicatos são de natureza institucional, sendo que as principais são defender os direitos coletivos e melhorar as condições de vida das pessoas.
(    ) As funções de negociação e representação são vistas como próprias dos sindicatos.
(    ) Uma das funções dos sindicatos é a assistencial, que inclui a prestação de serviços médicos, educacionais, entre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINEZ, Luciano. Curso de direito do trabalho: relações individuais, sindicais e coletivas do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2010.
	a)
	V - F - V - F.
	b)
	F - V - V - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - F - F - V.
	3.
	Por meio do princípio da Autorregulamentação, os sindicatos podem criar normas e realizar acordos ou convenções coletivas que influenciarão diretamente nos contratos de trabalho. Sobre a negociação coletiva, analise as sentenças a seguir:
I- As negociações coletivas podem ser realizadas por meio de acordos ou convenções coletivas, sendo obrigada a presença dos sindicatos da categoria nestas negociações.
II- A negociação coletiva é um dos mais importantes métodos para solução de conflitos nas relações de trabalho, proporcionando uma espécie de balanço de forças e equalização entre os empregadores e empregados.
III- A negociação coletiva, por ocasionar acordos e negociações coletivas, deve ser rígida e inflexível, visando sempre a proteção do direito dos trabalhadores.
IV- Os frutos de negociações coletivas tem prazo máximo de dois anos de vigência, após este período é como se a norma fosse revogada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	A OIT é uma fonte de regulamentação internacional das normas que regem as relações de trabalho. No entanto, cabe a cada estado membro a decisão de adotar adotas as normas e torná-las parte de seu ordenamento jurídico de acordo também com sua legislação. Assim, existem diferenças entre os estados membros no que se refere às relações coletivas de trabalho e o funcionamento do sindicalismo. Sobre as relações coletivas do trabalho no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Brasil, todos trabalhadores devem ser filiados a um sindicato da sua respectiva categoria.
(    ) No Brasil, a liberdade sindical é parcial, pois o poder público pode interferir na criação e na administração de um sindicato.
(    ) No Brasil, dentro de uma mesma base territorial só pode haver um sindicato que defenda a mesma categoria. 
(    ) No Brasil, é considerado um ato ilícito por parte dos sindicatos tomar decisões sem a interferência do poder público. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - F.
	b)
	F - V - F - V.
	c)
	V - V -  F - F.
	d)
	F - F - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	Uma empresa, em consenso com os seus empregados e com a chancela do sindicato, realiza um acordo coletivo com prazo de vigência indeterminado. Com relação a esse caso, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O acordo é integralmente válido, já que é fruto da vontade da classe trabalhadora, que possui poder de negociação.
	b)
	O instrumento é inválido naquilo que ultrapassar dois anos, prazo máximo de vigência deste instituto.
	c)
	O instrumento é inválido naquilo que ultrapassar quatro anos, prazo máximo de vigência deste instituto.
	d)
	Será válido o acordo desde que a Superintendência Regional do Trabalho o homologue, já que a Lei é omissa a respeito do prazo.
	6.
	O Art. 8 da Constituição Federal apresenta uma limitação de caráter territorial no que se refere ao reconhecimento dos sindicatos no Brasil. "É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial". A que se refere essa limitação da base territorial?
	a)
	Uma província.
	b)
	Um Estado.
	c)
	Um município.
	d)
	Um Distrito.
	7.
	Dentre o contexto dos sindicatos, o que se busca é o bem-estar dos funcionários e melhores condições de trabalho, bem como a manutenção dos postos de trabalho existentes. Todavia, algumas vezes isso não é possível, momento em que surgem as negociações entre as partes. Assim, algumas diferenças entre os conceitos são importantes, principalmente quando nos referimos à negociação, à convenção coletiva e ao acordo coletivo. Neste sentido, podemos afirmar que:
	a)
	A negociação é resultado do procedimento que envolve a convenção e o acordo coletivo.
	b)
	O dissídio é possível mesmo antes de se esgotar as medidas que visam ao acordo ou convenção coletiva.
	c)
	O acordo coletivo é responsável por conduzir as normas coletivas, porém não tem relação direta com o dissídio.
	d)
	A negociação tem como objetivo definir um procedimento para alcançar um resultado melhor para as partes.
	8.
	A formação dos sindicatos é livre. Isso significa que eles são constituídos conforme suas necessidades, porém esta formação e sua dinâmica de atuação devem estar previstas em seus estatutos. Quando falamos em Brasil, os sindicatos devem ser compostos por uma estrutura básica. Neste sentido, sobre os órgãos que compõem os sindicatos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Órgão de deliberação ou assembleia geral. 
II- Órgão de administração ou de comando.
III- Órgão de fiscalização ou conselho fiscal.
(    ) Tem a função de direção ou representação, assim cabe a este órgão o controle e a administração do sindicato.
(    ) É responsável pelas decisões dos sindicatos, sendo o órgão máximo e responsável pela formação dos sindicatos.
(    ) Este órgão é responsável pelas contas do sindicato e gestão financeira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	III - I - II.
	b)
	II - I - III.
	c)
	III - II - I.
	d)
	I - II - III.
	9.
	Existem alguns princípios que norteiam as relações coletivas de trabalho e o funcionamento do sindicalismo. Dentre estes princípios, temos a Autorregulamentação, que permite que os sindicatos criem normas, realizem acordos ou convenções coletivas que influenciarão diretamente nos contratos de trabalho. O Acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições