Buscar

Teste de conhecimento de planejamento de carreira de sucesso proficional

Prévia do material em texto

Teste de Conhecimento de 
Planejamento de carreira de sucesso profissional
Simulado do Tema 1 
1. Analise as afirmativas e assinale a opção correta:
Os centros universitários, assim como as universidades, possuem cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e autonomia para criar cursos na sede da instituição. Geralmente são menores que uma Universidade e não possuem exigência de ter programas stricto sensu, por exemplo.
PORQUE:
As faculdades atuam normalmente em áreas específicas do saber, especializando-se em cursos de gestão, por exemplo, ou de saúde, educação etc.
Resposta - As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
Explicação:
As duas alternativas estão corretas, entretanto, como tanto a primeira quanto a segunda apenas apresentam explicações conceituais, não há a relação de justificativa.
Sendo assim, a opção correta é: As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
2. É a designação que se dá aos cursos que são regulados pelo MEC e pela CAPES. Sua duração mínima é de 180 horas (Aperfeiçoamento) e a partir de 360 horas (especialização), sendo concebidos para serem cursados por pessoas que já se encontram desempenhando atividades no mundo do trabalho. A qual tipo de curso a definição se refere?
Resposta - Especialização Lato Sensu
3. Os alunos graduandos ao montarem suas grades curriculares:
Resposta - Devem escolher disciplinas compatíveis com o seu período.
4. O Modelo de Ensino Superior Estácio não é apenas um acúmulo de conteúdo teórico. Há outras atividades acadêmicas que se inserem no Projeto Pedagógico do Curso e que também são determinadas nas diretrizes curriculares do MEC. Elas variam de curso para curso. Contudo, para os cursos de Bacharelado e Licenciatura há atividades que privilegiam a complementação da formação social e profissional, fortalecendo as relações dos acadêmicos com o mercado do trabalho, podendo ocorrer fora do ambiente acadêmico e incluir a prática de estudos, pesquisas, atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade etc. A elas, damos o nome de:
Resposta - Atividades Complementares.
Explicação: 
As Atividades Complementares dos cursos de Bacharelado e Licenciatura têm, exatamente, os objetivos mencionados na questão: privilegiam a complementação da formação social e profissional, com vistas a fortalecer as relações dos acadêmicos com o mercado do trabalho, podendo ocorrer fora do ambiente acadêmico e incluir a prática de estudos, pesquisas, atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade etc.
5. Assinale a alternativa que completa a frase: As diretrizes do ________________ determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
Resposta - Ministério da Educação
6. Quais são os tipos de graduação existentes no Brasil? I. Bacharelado II. Licenciatura III. Graduação Tecnológica : IV. Graduação Suplementar
É correto afirmar:
Resposta - III, II e I, apenas.
Explicação:
As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.
Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
7. Os componentes curriculares são matérias ou disciplinas obrigatórias exigidas pelo ________ para compor a matriz obrigatória de um curso. 
Assinale a opção que preenche a espaço corretamente.
Resposta - MEC
Explicação:
Os componentes curriculares são matérias ou disciplinas obrigatórias exigidas pelo MEC para compor a matriz obrigatória de um curso. 
8. Os cursos de graduação são divididos em bacharelado, licenciatura e tecnológico. Sobre o curso tecnológico, responda: Qual sua característica geral?
Resposta - Apresenta como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área.
Explicação: 
Apresenta como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área.
Simulado do tema 2
1.	Acabei de iniciar meu curso superior. As aulas começaram e os professores dão assunto novo em quase todas as aulas. Além disso, tenho família, trabalho em horário integral e preciso me divertir e descansar. O volume de assuntos é grande e não posso ser reprovado. O que devo fazer?
Resposta - Vou planejar meu dia-a-dia colocando prioridades nas minhas atividades e incluindo tempo para estudar.
2.	De modo geral, nosso aprendizado se realiza por meio de três caminhos ou possibilidades nas quais os sentidos cumprem papel decisivo. Nesse sentido, assinale entre as alternativas a seguir aquela que indica os três tipos comuns de estilo de aprendizagem.
Resposta - auditivo, visual e cinestésico.
Explicação:
No processo de aprendizagem o ser humano lança mão de capacidades de que dispõe para a realização das tarefas do dia a dia, do plano existencial. Somos dotados de equipamentos biológicos que nos permitem realizar um grande número de atividades e de grande capacidade de aprender. Dotados de cinco sentidos, acionamos essa capacidade para realizar nossos aprendizados. Cada indivíduo terá seu dom próprio, pessoal, na utilização desses sentidos para realização do aprendizado. Certamente, todos os sentidos disponíveis, ou seja, em pleno funcionamento, nos ensejarão a condição de aprender, mas algum deles se destacará como aquele com o qual teremos as melhores condições, maior identidade, e definirá nosso estilo de aprendizagem.
O estilo visual vale-se, naturalmente, da visão para obter e reter informações. O olhar registra imagens, mapas, detalhes, esquemas. O estilo auditivo, como o nome indica, vale-se da audição. Ouvir uma palestra, uma aula, uma música e ter os conteúdos dali provenientes bem entendidos e retidos. Por fim, o estilo cinestésico, que tem no tato seu recurso pleno e está bem associado a atividades mais práticas.
3.	Durante o ensino acadêmico devemos estabelecer algumas metas, com o objetivo suporte e tranquilidade para desempenho estudantil. Qual meta está relacionada com o planejamento do orçamento doméstico necessário para custear o investimento em educação?
Resposta - Financeira.
4.	Um aprendiz autônomo é aquele que consegue identificar uma necessidade de aprendizagem e que usa os seus recursos pessoais eficazmente, utilizando de forma sistemática, e flexível as suas capacidades:
Resposta - Cognitivas, sociais, criatividade.
Explicação:
Capacidade cognitiva é a competência de compreender e conhecer o processo mental através dos processos de interpretação, já a capacidade social é a competência de se impor em situações sociais, de defender os próprios interesses, e de construir relacionamentos positivos e mantê-los, e para isso é necessário criatividade para manutenção da flexibilidade.
5.	Administrar o tempo ajuda a organizar sua rotina, maximizando sua produtividade. Como todas as ações possuem início, meio e fim, seu curso superior não é diferente. Dessa forma, ele pode ser visto como um projeto. E é necessário estabelecer metas. Quais as três possíveis metas relacionadas à sua formação superior:
Resposta - meta acadêmica/pessoal , meta profissional e meta financeira.
6.	Os alunos dos cursos superiores precisam de dedicação e compromisso para aproveitar os conhecimentos oferecidos e cumprir as metas de aprendizagem. Qual é a melhor postura para encarar um curso EAD?
Resposta - gerenciar o tempo e estudar regularmente.
Explicação:
Dedicar períodos regulares aos estudos é importante para o processo de construção de conhecimentos.Ou seja,gerenciar o Tempo e Estudar regularmente.
7.	Há três estilos de aprendizagem. Cada uma das pessoas têm mais facilidade para aprender de uma forma ou de outra. O ideal é que o aluno identifique qual estilo tem menos inclinação e equilibre os três estilos presentes na aprendizagem para que tenha o máximo de aproveitamento.Marque os três estilos que, conceitualmente, estão presentes na aprendizagem.
Resposta - visual - auditivo – cinestésico
8.	Administrar o tempo ajuda a organizar sua rotina, maximizando sua produtividade. Como todas as ações possuem início, meio e fim, seu curso superior não é diferente. Dessa forma, ele pode ser visto como um projeto. Assinale alternativa que relaciona metas para a sua formação superior:
Resposta - meta acadêmica/pessoal, meta financeira e meta profissional;
Explicação:
Meta acadêmica- concluir o curso no prazo da formação
Meta financeira - Redimensionar o orçamento doméstico para custear o investimento em educação, evitando aumento de custos por atraso ou inadimplência.
Meta profissinal - Ser promovido ou conquistar um novo emprego de acordo com a formação superior adquirida.
	
	Simulado do tema 3
1. Por que é a capacidade de resolver problemas e de abstrair ideias?
Resposta - Atua nas escolhas cotidianas e aspirações
Explicação:
Ela é concreta e abstrata. É concreta porque atua nas escolhas cotidianas, nos embates diários, na necessidade de resolver. E abstrata porque envolve aspirações, utopias, sensibilidade.
1. O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante. Dentre as desigualdades da sociedade brasileira, podemos destacar o alto índice de desigualdade de gênero. Diante deste contexto, assinale a alternativa correta:
Resposta - As mulheres brasileiras possuem mais escolaridade que os homens.
1. A inclusão é um termo amplo, utilizado em diferentes contextos, em referência a questões sociais variadas. Entretanto, de modo geral, corresponde à inserção social de pessoas que experimentam algum tipo de exclusão.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta - A inclusão é uma questão quantitativa; minorias são sempre excluídas.
1. Embora as mulheres tenham maior expectativa de vida e mais escolaridade, elas ainda recebem bem menos que os homens no Brasil. A renda per capita da mulher é 66,2% inferior à de pessoas do sexo masculino. No índice de desigualdade de gênero, o país aparece na 92ª posição entre 159 países analisados, atrás de nações de maioria religiosa conservadora, a exemplo de Líbia (38ª), Malásia (59ª) e Líbano (83ª). Também é baixa a representatividade da mulher no Congresso Nacional.
Considerando esse panorama, podemos afirmar que:
I) o fato de a mulher ganhar menos que o homem se justifica pela diferença de sexo biológico entre eles.
II) o machismo é a lógica que embasa esse panorama, pois é uma concepção de que a mulher é subordinada ao homem.
III) trata-se de uma diferença que se tornou desigualdade, pois provoca desvantagem da mulher em relação ao homem no mercado de trabalho.
Resposta - estão corretas II e III
Explicação: 
As diferenças entre homens e mulheres se traduzem em desigualdades por conta do machismo.
1. Marque a alternativa que corresponde ao comportamento humano que corresponde a opinião ou atitudes que discriminam ou recusam a idéia de igualdade dos direitos entre homens e mulheres, a partir da concepção de que mulheres são subordinadas aos homens:
	Resposta - Machismo.
	
	
	1. A diversidade cultural é uma característica das sociedades humanas. Uma das formas com que o ser humano lida com ela, é percebendo o diferente, o diverso, o que é distinto, como inferior. No curso da história, várias culturas entenderam desta forma os diferentes. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica um olhar ao diferente como inferior.
Resposta - bárbaro, não civilizado
Explicação:
Ao longo da história da humanidade, e isto não se refere apenas ao passado, várias culturas, vários povos olharam para seus diferentes, para outros povos, com olhar de desconfiança e medo. Nas antigas sociedades grega e romana, por exemplo, predominava a noção de que todos os que não fossem grego ou romano seriam não-civilizados, incivilizados, já que a civilização seria própria apenas daquelas culturas. Denominavam, então, como bárbaros os que, em verdade, eram apenas diferentes. O termo xenofobia, de origem grega, quer dizer aversão, antipatia, rejeição, que discrimina o outro, de outra nacionalidade, de outra cultura ou de outro povo, visto como inferior, atrasado, incivilizado, já que minha cultura, meu país ou meu povo é superior ou melhor. É a fobia, ou seja, o medo, ao xeno, ou seja, ao estranho, ao estrangeiro.
	1. A __________________ é a convivência, é a compreensão das diferenças, é o respeito nas trocas necessárias que o convívio nos permite e nos exige. É a ética. É a percepção de que não se desenvolve sozinho. Somos seres incompletos e, em nossas incompletudes, precisamos uns dos outros.
Resposta - Habilidade social
Explicação:
A Habilidade social é a convivência, é a compreensão das diferenças, é o respeito nas trocas necessárias que o convívio nos permite e nos exige. É a ética. É a percepção de que não se desenvolve sozinho. Somos seres incompletos e, em nossas incompletudes, precisamos uns dos outros.
	1. Sobre os conceitos de identidade, desigualdade e diferença, é INCORRETO afirmar que:
Resposta - a desigualdade social é condição inerente à natureza humana.
Explicação:
 A desigualdade social é construída por questões de ordem ideológica, social, econômicas, políticas, etc.
		
Simulado do tema 4
1. Embora a preocupação com as questões ambientais venha de antes, é nos anos 1960 que elas começam a ganhar repercussão passando a ser parte não somente das preocupações, mas das agendas internacionais. Na década seguinte acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida na Suécia, na cidade de Estocolmo. Nessa conferência duas correntes de pensamento ambientalista polarizaram os debates: os zeristas e os marxistas.
Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica a posição dos marxistas.
Resposta - Identificavam o processo de degradação ambiental como resultado do padrão produtivista e consumista praticado pelo sistema capitalista, sem se preocupar com o meio ambiente em nome do lucro imediato
Explicação:
O problema atual do meio ambiente, ou seja, a degradação ambiental e suas repercussões sobre a natureza, particularmente sobre os seres vivos, inclusive do ser humano, constitui um dos grandes problemas da contemporaneidade. Uma consciência social cada vez mais ampla, informada e crítica, tem origem somente nos anos 1960. O Direito passa a incorporar a questão a partir dos anos 1970, quando ocorre o primeiro grande encontro internacional, sob patrocínio da ONU, em Estocolmo, em 1972, tendo por tema o meio ambiente e sua relação com o processo de desenvolvimento, já que prevalece a tese de que o problema está diretamente ligado às emissões de gases de efeito estufa provenientes do processe de industrialização vivido pelo planeta nos últimos séculos.
O tema é polêmico e as avaliações oscilam desde aquelas que negam o problema àquelas que, no outro extremo, pretendem congelar ou zerar o curso do desenvolvimento, notadamente do processo produtivo. Aos marxistas e, posteriormente, aos ¿verdes¿ caberão as críticas que tentarão um equilíbrio entre a necessidade de preservação do planeta e a preservação do processo de desenvolvimento. Essas duas teses propõem alterações no sistema produtivo, na economia capitalista e na cultura fortemente consumista da parte da humanidade que tem acesso aos bens e serviços abundantemente produzidos.
Os marxistas, em sua análise do capitalismo como um sistema intrinsecamente injusto, mas defensores do processo de desenvolvimento, até para que grande parte da humanidade, ainda excluída ou parcialmente incluída, possa, também, se beneficiar do acesso a bens e serviços essenciais, defendem sua superação em nome de outro tipo de sociedade, na qual a igualdade social e econômica seja possível. Nesta perspectiva, o fim da exploração do homem pelo homem, quanto a exploração irracional da natureza, em nome do lucro imediato, somente seriam alcançadas em outro modelo de sociedade, socialista, baseado na planificação econômica com vistas à superação dasdesigualdades sociais e da degradação ambiental.
Os chamados ¿verdes¿, também críticos do produtivismo em nome do lucro imediato e do consumismo, como padrão de existência e realização pessoal, não defendem necessariamente a mudança de sistema social como condição para superação dos problemas ambientais.
1. Marque a alternativa que melhor caracteriza o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) como promotor de benefícios à uma organização:
Resposta - O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
Explicação:
O acesso a novos mercados e novos clientes, pois uma empresa que possui um SGA consegue fortalecer sua marca e manter seus produtos confiáveis.
Diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais, já que torna mais fácil a identificação de problemas, ou seja, a empresa apresenta um processo mais controlado.
Evita o desperdício, o que traz lucratividade a organização.
Transmite maior segurança aos funcionários, e melhora a relação da empresa com sindicatos.
1. Quanto à questão ambiental, assinale a opção INCORRETA:
Resposta - Os empreendimentos industriais nada têm a ver com a preocupação ambiental, uma vez que devem priorizar a produtividade.
Explicação:
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Os empreendimentos industriais nada têm a ver com a preocupação ambiental, uma vez que devem visar a produtividade. - Uma vez que têm a maior parcela de culpa quanto à degradação do ambiente.
1. A base da aplicação em uma empresa está na administração de suas atividades econômicas e sociais, com o objetivo de utilizar de maneira racional os recursos naturais renováveis ou não renováveis. A premissa está na preservação e conservação do ecossistema, diminuindo os impactos ambientais negativos, incentivando a reciclagem e o reuso de materiais. Empresas utilizam como ¿manual de instruções¿ as normas da série ISO 14000:
Resposta - Gestão ambiental.
1. Sobre Logística Reversa, marque a única alternativa incorreta.
Resposta - É o mesmo que gestão ambiental pois administra a conservação do ecossistema.
Explicação:
A premissa da gestão ambiental está na preservação e conservação do ecossistema, diminuindo os impactos ambientais negativos, incentivando a reciclagem e o reuso de materiais. Uma maneira de empregar a gestão ambiental (SGA) nas empresas é aplicar um sistema de gestão ambiental. Para a aplicação do SGA, as empresas utilizam como ¿manual de instruções¿ as normas da série ISO 14000.
1. A responsabilidade social pode ser definida como a prática exercida de forma voluntária por empresas que visam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.
Neste contexto, assinale a opção INCORRETA:
Resposta - Uma empresa responsável socialmente é uma organização que cuida do meio ambiente e, dessa maneira, perde competitividade.
Explicação:
Uma empresa responsável socialmente é uma organização que cuida do meio ambiente e, dessa maneira, se destaca nas relações de mercado. Ser ambientalmente correto gera lucros e rendimentos.
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Uma empresa responsável socialmente é uma organização que cuida do meio ambiente e, dessa maneira, perde competitividade. - Uma vez que uma empresa responsável socialmente é uma organização que cuida do meio ambiente e, dessa maneira, GANHA competitividade.
1. Para uma empresa, um objetivo ambientalmente responsável é aquele que: 
Assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta - Não envolve empreendimentos industriais.
1. Com relação à prática da sustentabilidade no ambiente empresarial, assinale a única alternativa falsa.
Resposta - A empresa não precisa considerar fatores como gerenciamento de resíduos, logística reversa nem gestão ambiental.

Continue navegando