Buscar

Exercicio Enzimas 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Jackeline Rodrigues Alves
Matrícula: 2020109185
CPF: 103.570.774-82
Turma: 1º período – Tarde
Curso: Nutrição
Exercício 2 Enzimas
1. Defina o que significam os parâmetros cinéticos Vmáx e Km.
V(máx): é o máximo de velocidade que a enzima consegue atingir ao converter o substrato em produto.
Km: é a concentração de substrato que faz com que a enzima funcione na metade da sua Vmáx.
1. Diferencie as características dos inibidores irreversíveis, e reversíveis competitivos e reversíveis não competitivos.
Os inibidores são agentes moleculares que interferem na catálise, diminuindo ou interrompendo as reações enzimáticas.
Os inibidores irreversíveis são inibidores que impedem de vez as reações enzimáticas, as enzimas não conseguem mais atuar e param de ser ativas.
Os inibidores reversíveis são inibidores que alteram as reações enzimáticas, diminuindo sua atividade enzimática. Com a ligação é instável, após a dissociação com o inibidor, a enzima pode retomar sua atividade.
Os inibidores reversíveis competitivo são inibidores que têm estrutura molecular igual do substrato e competem com o substrato pelo centro ativo da enzima. Eles produzem um complexo enzima-inibidor que é semelhante ao complexo enzima-substrato. Aumentam a necessidade de concentração do substrato (Km), diminuindo e a velocidade continua constante.
Os inibidores reversíveis não competitivo o inibidor não tem estrutura molecular igual do substrato e se liga na enzima por um centro ativo diferente chamado de centro alostérico. A concentração de substrato se mantém constante (Km), diminui a velocidade máx e afeta a capacidade de converter o substrato em produto.
1. O soro humano contém uma classe de enzimas conhecidas como fosfatases ácidas. Elas hidrolisam ésteres de fosfato biológicos sob condições levemente acidas (ph 5,0). As fosfatases ácidas são produzidas por eritrócitos, pelo fígado, pelos rins, pelo baço e pela glândula da próstata. A enzima da próstata tem importância clínica porque um aumento da sua atividade no sangue pode ser um indicativo de câncer de próstata. A fosfatase da próstata é inibida fortemente pelo íon tartarato, enquanto as fosfatases dos outros tecidos não. Com essas informações em mão, sugira uma metodologia para medir a atividade da fosfatase ácida prostática no sangue.
Com a realização do exame de sangue, será recolhida a amostra e enviada para análise no laboratório. No laboratório, nessa amostra será acrescentada o íon tartarato. Se após a reação acontecer, notar-se a ausência da fosfatase ácida será indicativo a câncer de próstata. Pois as enzimas de fosfatases que existiam antes da reação na amostra, foram inibidas pelo tartarato, logo as alterações de fosfatases que existam nesta amostra de sangue são oriundas da próstata. 
E se caso, após a reação notar-se que existem enzimas de fosfatase ácida, significa que não tem indicativos de câncer de próstata. Pois as enzimas de fosfatases acidas que existiam na amostra não foram inibidas pelo tartarato, ou seja, as alterações iniciais da fosfatase ácida na amostra não são oriundas da próstata. 
1. Foi realizada uma experiencia que mede a velocidade da reação versus a concentração do substrato, na ausência e na presença de uma substância A e de uma substância B. Os dados foram plotados no gráfico observado a seguir. As substâncias A e B são ativadores ou inibidores da enzima? Se alguma for inibidora, de qual tipo seria? 
As substâncias A e B são inibidores. E a substância A é um inibidor reversível competitivo, diminuindo a afinidade, a velocidade máx permanece a mesma e aumentando a concentração do substrato (Km). Os inibidores competitivos se parecem com a molécula original do substrato e competem por ele, como podemos ver no gráfico a função parecida com a reação sem os inibidores, os inibidores impedem que os substratos corretos se encaixem, diminuindo com isso a produtividade da enzima.
A substância B é um inibidor reversível não competitivo, pois ele diminui a velocidade da reação, mas não altera a concentração do substrato. Em altas concentrações de substrato, esse consegue se ligar adequadamente. Dessa maneira, a curva de velocidade de reação em função da concentração de substrato jamais alcançará a mesma velocidade máxima verificada na ausência de inibidor ou na presença de inibidor competitivo.

Outros materiais