Buscar

RESENHA DO FILME HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO FILME HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO A SAÚDE
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
FACULDADE DE FISIOTERAPIA
DISCIPLINA DE POLÍTICAS E ESTRATEGIAS EM SAUDE
DOCENTE: PATRICIA VIEIRA MARTINS
DISCENTE: 
MATRICULA: 
SÃO JOSE – abril de 2020
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde
A luta para a busca na melhoria da saúde aconteceu em diversos momentos na história do país, e esse é o principal tema do filme “Políticas de saúde no Brasil”, de 2007.
 O filme relata a evolução das políticas de saúde no Brasil, mostrando como ela se devolveu com a história política brasileira, ressaltando os meios que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias até a criação do SUS. O filme começa com o surto de várias epidemias como, febre amarela, malária, cólera e varíola que ocorreu sem são Paulo e Rio de Janeiro. Teve então que ser criada, a lei da vacinação no país, para iniciar a luta contra a epidemia. Mas o grande interesse da maioria dos políticos era proteger a economia, combatendo isso tudo, pois prejudicavam a produção e exportação de café. Houve então uma resistência de muitos países de importarem os produtos brasileiros, com medo das epidemias, o que afetou muito a produção agrícola. Nesse período a saúde era privada para os mais ricos, que eram os únicos com condição para pagar os altos preços cobrados pelos médicos. Os pobres se contentavam com os serviços prestados pelas instituições filantrópicas e benzedeiras das comunidades.
O filme faz uma abordagem de temas e imagens da época, ilustrando as principais notícias e seus respectivos anos, com a luta dos mais pobres para obter seus direitos, assim como a saúde sendo a principal delas. Logo inicia uma luta contra os direitos trabalhistas, ilustrando manchetes de jornais, tendo uma narrativa bem simples ilustrando um documentário.
Sendo assim, o filme nos traz uma trilha mais de informação do que encenação, mostrando os anos e seus acontecimentos, que não retrata apenas o início da saúde no brasil, mas sim sua economia, politica, direitos trabalhistas e logo depois a implantação do Sistema Único de Saúde.

Continue navegando