Buscar

Planejamento de Recursos Humanos - Exercício

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia o trecho abaixo:
Com o objetivo de avaliar, de forma imparcial, pode-se inferir que tal avaliação é uma metodologia eficaz, voltada para identificar e analisar qual a percepção que as pessoas ao redor de um profissional têm dele. O intuito é promover a melhoria contínua dos colaboradores que fazem parte da empresa, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão, através de feedbacks pontuais, realizados por meio de um questionário respondido por superiores, pares, subordinados, fornecedores e até mesmo por clientes internos e externos. Além disso, o profissional avaliado também tem a oportunidade de se auto avaliar, o que lhe dá uma perspectiva ainda mais precisa de suas ações, comportamentos, entre outros fatores que vão lhe ajudar a implementar melhorias e a fortalecer o que for necessário em seu dia de trabalho.
IBC COACHING. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2020.
A avaliação de desempenho é um dos principais aspectos a serem levados em consideração na construção de um corpo de recursos humanos eficaz e eficiente dentro da organização. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de avaliação descrito no trecho acima:
Escolha uma:
a. Avaliação do Líder.
b. Avaliação 360 graus.
Gabarito: Capítulo 04, do livro da disciplina. A avaliação 360 graus contempla tanto a autoavaliação realizada pelo colaborador quanto a avaliação daqueles que estão em contato direto com ele, ou seja, é uma avaliação onde o colaborador consegue obter um feedback geral da sua atuação dentro da organização.
c. Autoavaliação.
d. Avaliação por Competências.
e. Avaliação da Equipe.
Feedback
A resposta correta é: Avaliação 360 graus..
Questão 2
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
No cenário empresarial atual, empresas perceberam que as pessoas não são meramente parte do processo produtivo, mas são recursos determinantes do sucesso organizacional, este mesmo cenário exige que as organizações contem com colaboradores altamente qualificados, e muitas vezes esta mão-de-obra qualificada não está disponível no mercado de trabalho, levando as empresas a desenvolverem sua própria força de trabalho se quiserem continuar sendo competitivas. (...) a cultura organizacional obrigatoriamente deve estar alinhada a missão, visão, valores e objetivos da empresa, a mesma deve ser ensinada para o bom funcionamento da gestão por competência, pois os colaboradores que entendem melhor a cultura, agem de forma alinhada com os objetivos da empresa, além de servir de exemplo que influencia aos demais colaboradores no sentido de atenderem ao comportamento desejado pela cultura organizacional da empresa.
DE JESUS BATISTA, Priscila; PAGOTTY, Tatyane Santos; DA SILVA, Flávia Maria. A importância da cultura organizacional na implantação da gestão por competência. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 33, n. esp., p. 15-28, 2019.
A cultura organizacional é um aspecto relevante para a organização, principalmente, quando se aborda o contexto da criação de um ambiente de trabalho positivo. Considerando seus conhecimentos a respeito da temática e os dados apresentados no trecho acima, avalie as sentenças a seguir:
I- A inserção de colaboradores qualificados é relevante para a construção de organizações produtivas e competitivas no cenário mercadológico atual.
II- A cultura organizacional apresenta-se como um importante elemento para a análise e construção de parâmetros necessários para que se compreenda melhor o comportamento praticado pelas mais diversas organizações.
III- A cultura organizacional é composta apenas por normas que a organização desenha para manter seus colaboradores na linha e desenvolver estratégias voltadas a competitividade.
IV- A cultura organizacional é um elemento complexo dentro da organização, pois existem elementos a serem levados em consideração que não devem ser analisados isoladamente.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, III e IV, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I e II, apenas.
Gabarito: Capítulo 08, do livro da disciplina. A sentença I está correta, porque a inserção de trabalhadores qualificados é relevante para a construção de organizações competitivas dentro do cenário mercadológico atual. A sentença II está correta, visto que a cultura organizacional é um importante elemento para se analisar e construir parâmetros necessários para que se compreenda melhor o comportamento praticado pelas mais diversas organizações. A sentença III está incorreta, já que a cultura organizacional é complexa e não trabalha apenas com as normas inseridas na organização, mas também com as crenças e outros aspectos inerentes ao contexto organizacional. A sentença IV está correta, porque a cultura organizacional é um elemento complexo dentro da organização, pois há aspectos a serem levados em consideração que não devem ser avaliados de maneira isolada.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV, apenas..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
É responsável pela observação diária das ações dos funcionários, seus desenvolvimentos, suas insuficiências, sucessos e fracassos, mas também da proposta constante de feedback momentâneo, além de detectar e solucionar as adversidades, buscando permanecer com um incessante e elevado modelo de incentivo e de conseguir rendimentos. Promovendo assim, entrevistas frequentes e de caráter formal, que possibilitam tanto ao avaliado, como ao avaliador, estudar os resultados alcançados no tempo pretendido e rearranjar direções inéditas, com comprometimento mútuo e atuação disciplinadora, caso necessário.
SILVA, Géssica Tamires Barbosa; NEVES, Jackson Manuel. Desafios e Perspectivas: Avaliação de Desempenho da Secretária de Gestão de Pessoas de Juazeiro-BA/Challenges and Perspectives: Performance Evaluation of the Secretary of Management of People of Juazeiro-BA. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 45, p. 1125-1137, 2019.
Assinale a alternativa que apresenta o subsistema de recursos humanos destacado no trecho acima:
Escolha uma:
a. Recrutamento.
b. Seleção.
c. Avaliação de Desempenho.
Gabarito: Capítulo 10, do livro da disciplina. A avaliação de desempenho baseia-se na construção da análise dos colaboradores e seu desempenho dentro da organização, ou seja, o que o colaborador entrega a empresa e qual é a avaliação dessa entrega por parte do gestor.
d. Captação de Recursos.
e. Treinamento.
Feedback
A resposta correta é: Avaliação de Desempenho..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
O processo de recrutamento e seleção via internet é um dos mais adotados no cenário atual, tendo como sua maior base plataformas digitais como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras, que auxiliam na procura pelos melhores candidatos. Uma das principais características desse estilo é a sua viabilidade, pois a realidade tecnológica faz parte do cotidiano da maior parte da população, facilitando o processo de quem contrata e de quem quer ser contratado. Logo, o termo “recrutamento e seleção de pessoas no ambiente digital” pode ser entendido como uma técnica de contratação em que as empresas divulgam suas vagas em sites, blogs e em plataformas, buscando novos colaboradores para exercer cargos ociosos em determinadas áreas ou funções.
DA SILVA, Marina Feitosa; LEAL, Janayna Souto; NETO, João Batista Soares. TEMOS VAGAS! Um Estudo da Percepção dos Resultados nos Processos de Recrutamento e Seleção via Plataformas Digitais. O Eco da Graduação, v. 3, n. 2, p. 43, 2019.
O recrutamento e seleção é um dos subsistemas dentro do planejamento dos recursos humanos e com a inserção das novas tecnologias vem se modificando com o passar do tempo. Considerando as informações apresentadas no trecho acima e seus conhecimentos acerca da temática, avalie as asserções a seguir:
Recrutar pelas plataformas digitais vem se tornando um hábito dentro das organizações.
PORQUE
As empresas vêm buscando se adaptar à evoluçãodigital presente na sociedade atual mediante o emprego de novas formas de recrutar e, até mesmo, selecionar seus colaboradores para as vagas que se encontram em aberto na organização.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As sentenças são falsas.
b. A sentença I é falsa e a II é verdadeira.
c. A sentença I é verdadeira e a II é falsa.
d. As sentenças são verdadeiras e a I é uma justificativa correta da II.
Gabarito: Capítulo 06, do livro da disciplina. O subsistema de recrutamento e seleção vem cada vez mais se utilizando das novas tecnologias para angariar funcionários para seu quadro de colaboradores. Pois, as empresas vêm buscando se adaptar as novas realidades tecnológicas e inseri-las no maior número de processos possíveis dentro das organizações.
e. As sentenças são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback
A resposta correta é: As sentenças são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Leia o trecho abaixo:
De acordo com os estudos realizados em relação a diversas e diferentes culturas, o emprego da administração participativa entre os gerentes se relaciona, de maneira significativa, com os aspectos relacionados a motivação e, consequentemente ao trabalho em equipe dentro das organizações. Logo, é possível encontrar diversos exemplos do sucesso da administração participativa em algumas marcas e empresas conhecidas mundialmente, tal qual: Toyota que foi a primeira empresa a conseguir fazer mais produtos, de melhor qualidade, a partir de um número menor de funcionários e chefes, utilizando funcionários em comum e em equipe para o melhor funcionamento da organização.
SOFTWARE AVALIAÇÃO BLOG. Administração Participativa: como aplicar? Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2020 (Adaptado).
A administração participativa auxilia na criação de ambientes de trabalho harmoniosos e, consequentemente, produtivos para as organizações. Considerando seus conhecimentos e o trecho apresentado acima, avalie as sentenças a seguir:
I- A administração participativa busca desintegrar funcionários e gestão para que, desse modo, as competências de cada um sejam trabalhadas de maneira individual.
II- A administração participativa, ao ser inserida no contexto mercadológico atual, deve buscar funcionários cada vez mais integrados e motivados na construção de uma organização de qualidade e competitiva.
III- A administração participativa é trabalhada para que os todos, dentro da organização, possam expressar suas opiniões, sendo considerados essenciais para o desenho organizacional.
IV- A motivação é um motor para a construção de organizações competitivas onde os colaboradores participam ativamente na construção e desenvolvimento da empresa, a partir de uma administração participativa e concreta.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. I e II, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
Gabarito: Capítulo 07, do livro da disciplina. A sentença I está incorreta, pois a administração participativa busca integrar os funcionários tornando o quadro de colaboradores em uma teia de competências onde todos os funcionários podem colaborar a partir de sua expertise. A sentença II está correta, visto que a administração participativa deve buscar cada vez mais funcionários motivados e integrados na construção de uma organização competitiva. A sentença III está correta, porque a administração participativa é trabalhada para que todos dentro da organização possam expressar sua opinião, sendo essas consideradas essenciais para o desenho organizacional. A sentença IV está correta, já que a motivação deve ser considerada um motor dentro da organização, pois é a partir de sua inserção que a organização se torna mais competitiva no cenário mercadológico.
e. I, II e III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: II, III e IV, apenas..

Continue navegando