Buscar

Fundamentos da educação Portfólio

Prévia do material em texto

Aquiles
Quando bebê, sua mãe Tétis, o mergulhou no rio Estige após tê-lo mantido no fogo, num ritual que o tornou invulnerável, exceto seu calcanhar, por onde sua mãe o segurou.  Ainda jovem, seu pai morre e sua mãe lhe entrega aos cuidados de Quíron, um centauro. Com ele, Aquiles aprende a lutar.
Com a chegada da Guerra de Tróia, os gregos resolvem consultar um oráculo. Ele os informa que a guerra será ganha somente se Aquiles lutar com eles.
Quando a mãe de Aquiles fica sabendo da previsão do oráculo, resolve mandar Aquiles para viver em Ciros. Ali, ele permanece disfarçado de mulher entre as filhas do rei Licômedes.
No entanto, os gregos sabem que Aquiles está em Ciros e resolvem ir buscá-lo. Uma vez que estava disfarçado de mulher, eles resolvem simular um ataque. Assim, enquanto as filhas do rei fugiam, Aquiles, que já sabia lutar, logo pega a espada. Diante disso, mesmo sabendo da previsão do Oráculo, o herói resolve lutar por seu povo.
Quando foi traído por Agamenon, o chefe supremo dos gregos, Aquiles resolveu abandonar a guerra.
A partir daí, os gregos ficaram em desvantagem. Quando Pátroco, amigo de Aquiles, foi morto em batalha pelo troiano Heitor, o herói voltou para o combate.Por fim, ele consegue matar Heitor, o responsável pela morte de seu amigo.
Mais tarde, seu amigo Antílope é morto pelo rei da Etiópia, Mêmnon. Furioso, ele resolve voltar à batalha e vingar a morte de seu amigo. Mas, dessa vez, Aquiles é atingido por uma flecha envenenada em seu calcanhar.
Os processos de formação na educação homérica tinham o ensinamento de ser forte, crer nos deus, coragem, honra, amizade, superar seus pares na força, na beleza e em outras qualidades. Processos este que muito facilmente eram encontrados em Aquiles:
Beleza – Aquiles era considerado o mais belo dos heróis de Tróia. 
Força – Aquiles tornou-se famoso por sua bravura e força. 
Virtude – segundo os ensinamentos de Quiron, Aquiles tornou-se virtuoso. 
 
No contexto da educação homérica, características tipicamente humanas são relacionadas aos deuses, assim como, rituais religiosos e aspectos de divindade, são caracterizados também nos homens-heróis, pois, heróis e deuses são apresentados em nível de igualdade. Na educação homérica, o guerreiro é imortal, ainda que morra no campo de batalha. O herói Aquiles, tem a honra relacionada à morte, e não à felicidade, e é modelo para a ética homérica, na qual, cada homem deve, por méritos ou qualidades, exibir o conceito areté, ou seja, sua riqueza de virtudes e sua excelência.
Referências Bibliográficas:
Aquiles. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/aquiles/ Acesso em: 10 de setembro de 2019
Aquiles – Calcanhar, Existiu? Quem Foi? Quem matou? História, Resumo. Disponível em: https://www.mitologiaonline.com/mitos-lendas-historias/aquiles/ Acesso em: 10 de setembro de 2019
O Mito de Aquiles em resumo – noções básicas sobre a educação homérica. Disponível em: https://juarezbarcellos.wordpress.com/2017/12/30/o-mito-de-aquiles-em-resumo-nocoes-basicas/ Acesso em: 11 de setembro de 2019
CORRÊA, R. A.; KRATANOV,S. V. Fundamentos Históricos e filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013. Introdução ao CRC / Unidade 1 e 2.
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Videoaula Blocos 1 e 2.

Continue navegando