Buscar

AAC 1 PSI GRUPOS O MARCO TEORICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna – Lorena Teixeira Santos
4 Semestre
Os Marcos Referenciais Teóricos Fundantes
A psicologia dos grupos nasceu como disciplina justamente baseada nos teóricos referenciais que sustentam sua prática em diferentes áreas de atuação, que se apresenta tanto na área clínica, educacional e institucional. 
A psicanálise contribuiu trazendo a sua teoria dos afetos baseada no conceito do inconsciente dinâmico, seu método de investigação de processos mentais e suas hipóteses do que ocorre no espaço bipessoal das relações humanas. Então a psicanálise acaba trazendo uma teoria compreensiva das motivações inconscientes do comportamento que sempre busca entender o que se passa nas relações interpessoais que constituem a matriz funcional do grupo.
Freud não se ocupou diretamente com o trabalho feito dos grupos humanos, ele tinha interesse no estudo do fenômenos coletivos das massas e multidões, por tanto suas conclusões era aplicáveis apenas em parte aos microgrupos. Ele falava também sobre a influencia que os grupos tem no comportamento do individuo.
Depois de Freud, a contribuição mais importante da psicanalise ao estudo dos grupo veio de Bion, que trouxe seus conceitos em relação aos supostos básicos que ocorrem no funcionamento grupal. Os supostos básicos estão relacionados com a dependecia, luta-fuga e acasalamento, no caso seria o líder do grupo dependente é apenas confiável, o do grupo de luta-fuga seria o corajoso e o do grupo acasalamento seria o criativo.
A teoria Gestalt sustentava a possibilidade de convalidar experimentos psicológicos até então desconsiderados como via de acesso ao estudo cientifico da vida mental. Constatando que umas das mais significativas desses experimentos com pequenos grupos foi que as ações e as percepções do membros são elementos de uma estrutura mais complexa, ou seja o individuo se comporta de uma forma que só cabe ali naquele grupo. 
A teoria dos grupos operativos foi elaborada a partir dos referencias teóricos da psicanálise e da dinâmica de grupos. Traz a ideia que todos nós podemos criar a nossa realidade, pois o fato de estarmos em grupo não determina uma visão coletiva proporcionada aquele dado ambiente. O que caracteriza os grupos operativos é a relação que seus integrantes mantém com a tarefa, e essa tarefa poderá ser a obtenção da cura.
Então o texto nos mostra que cada umas dessas teorias tiveram contribuições importantes para que a psicologia dos grupos tivesse uma base a partir de diferentes visões relacionadas a questão do grupo.

Outros materiais