Buscar

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Felipe da Silva Pinto
RESENHA – MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Campos dos Goytacazes
10/abril/2020
Um processo é uma ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço com um começo, um fim, inputs (entradas) e outputs (saídas) claramente identificados, definindo assim uma estrutura para ação.
Este trabalho limita-se na aplicação de uma ferramenta de mapeamento de processos em uma empresa. Como o foco principal do trabalho foi o mapeamento do processo, devido às dificuldades enfrentadas na coleta de dados in loco na empresa, aperfeiçoamentos serão necessários na modelagem e no modelo de simulação computacional protótipo que são apresentados aqui apenas como uma consequência natural do trabalho e demonstrar a sequência do trabalho para futuras pesquisas.
Para a coleta de dados do processo produtivo de uma empresa o ideal seria obter dados de cada etapa em diferentes períodos do dia, da semana, do mês, e do ano, de modo a incorporar as sazonalidades, o que não foi possível realizar.
O método de coleta de tempos de processamento nas etapas do processo produtivo adotado exigiu que fossem feitas aproximações nos dados de entrada utilizados, que acrescentaram uma incerteza a mais no modelo.
Neste trabalho foram realizadas as seguintes etapas e adotados os seguintes métodos: Inicialmente foi feito um estudo teórico dos métodos e ferramentas de mapeamento de processos que poderiam ser utilizadas no desenvolvimento deste trabalho.
Escolhidos o método que foi utilizado na realização do mapeamento de processos além da empresa alvo do estudo, iniciou-se a análise visual do processo produtivo, buscando classificar as etapas do processo produtivo em 5 (cinco) categorias, operação, transporte, inspeção, espera e estoque, e identificar as que apresentavam pontos críticos em relação a desperdícios de matéria prima, retrabalhos, desperdícios de recursos como o tempo de funcionários utilizados em atividades não produtivas, entre outros fatores que afetam custo e qualidade do produto.
A partir desse trabalho inicial, foram elaboradas a carta do processo e a matriz recursos x atividades, que permitiram a identificação dos problemas críticos do processo produtivo. As propostas de melhoria foram discutidas com o proprietário da empresa no sentido de analisar a viabilidade de serem adotadas.
Muitas são as técnicas de representação, usadas para construir modelos de processos, que auxiliam a elaboração de diferentes tipos de mapas. Mas qualquer que seja a técnica adotada, o mapeamento de processo segue, normalmente, as seguintes etapas
1- Definição das fronteiras e dos clientes dos processos, dos principais inputs e outputs e dos atores envolvidos no fluxo de trabalho; 
2- Entrevistas com responsáveis pelas várias atividades dentro do processo e estudo dos documentos disponíveis; 
3- Criação do modelo com base na informação adquirida e revisão passo a passo do modelo.
Para representação de qualquer mapa de processo, clareza e fidelidade são requisitos básicos.
• Clareza: promove a participação das pessoas e facilita a análise. Se os processos complexos resultarem em diagramas longos e intrincados, estes deverão ser separados em partes, dividindo por responsabilidades ou utilizando uma hierarquia, em que todos os processos básicos são mostrados em grandes blocos e depois detalhados em subprocessos; 
• Fidelidade: todas as alterações de processo deverão ser documentadas nos diagramas para garantir que estes reflitam sempre a realidade dos processos tal como estejam sendo executados.
Toda organização busca eficácia de seus processos e controle sobre suas operações, deve estar atenta para a ordem com que suas atividades estão sendo desenvolvidas no ambiente interno. Nesse sentido, o mapeamento de processos por meio do fluxograma, auxilia a empresa e contribui para a detecção de possíveis falhas que causam erros e geram retrabalho aos envolvidos, além de transtornos para os clientes, devido a atrasos na execução dos procedimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina