Buscar

1a avaliaçao de adm de sistemas (1)MM

Prévia do material em texto

Grupo:
1. Víctor Sitcovsky		01320965
2. Maria Alexsandra dos Santos	01274435
3. Tamires Gonçalves		11036718
4. Grazi Cunha			10002030
Descrição do Sistema (SPT) 
Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem á nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros.
Portanto, esses sistemas são valiosas fontes de dados para o nível operacional da empresa e também para os níveis mais elevados da empresa.
Atualmente existem dois tipos de processamento de transações: batches (em lotes) e o on-line. No processamento batch as transações são coletas em lotes para posterior processamento. No processamento online as transações são processadas imediatamente após a coleta pela mídia de entrada. Embora exista tecnologia para rodar aplicações SPT usando o processamento on-line, isto não é o ideal para todas as situações. Para muitas o processamento el lote é mais apropriado e gera melhor custo-benefício. As transações de folha de pagamento e faturamento, por exemplo, são executadas tipicamente pelo processamento em lote. Os SPT funcionam da seguinte forma: são divididos por diversas categorias, as quais definem seu objetivo na integração geral do sistema da empresa. Cada categoria de negócio é responsável por seu objetivo, pode ser divida por categorias de processo e fornece funcionalidades específicas. 
Descrição do Sistema (SAD) 
Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) fornece para as empresas uma grande variedade de sistemas, ferramentas e tecnologias. Há quem pense que o termo SAD está ultrapassado e que foi substituído por um "novo tipo" de sistema chamado "on-line analytical processing" (OLAP). Outros há que preferem realçar os Sistemas de Apoio à Decisão baseados em conhecimento como o "state of the art" dos Sistemas de Apoio à Decisão. Os investigadores operacionais focam nos modelos de simulação e optimização como o "verdadeiro" Sistema de Apoio à Decisão. Numa opinião mais generalizada poderemos dizer que os SAD são um termo compreendido em muitos tipos de sistemas de informação que suportam tomadas de decisões.
A principal função do SAD, nas empresas é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional. Sua demanda surgiu com o crescimento competitivo entre organizações. É desenvolvido através de dados históricos e de experiências individuais que se tornam informações úteis para a melhoria do processo decisório e agregando vantagens competitivas à empresa.
Portanto o sistema SAD, tem cindo uma valiosa fonte de dados para tomada de decisão, na demonstração da pirâmide se enquadra no nível estratégico.
Exemplo Pratica de Aplicação Dentro de uma Organização
Como exemplo prático, tivemos como base o sistema da MV de gerenciamento hospitalar. Trata-se de um sistema bastante robusto pois tem controle sobre todas as áreas de um hospital. Elencaremos algumas áreas de atuação deste poderoso sistema desde o sistema de processamento de transação - SPT, passando pelo sistema de apoio a decisão – SAD. 
A MV é uma empresa especializada em gestão de saúde, com solução completa para hospitais, operadoras, rede de saúde pública, gestão de unidades públicas, atenção primária, complexo regulador, assistência farmacêutica e transporte sanitário. Como podemos ver os sistemas da MV abraçam toda a área de saúde, armazenando dados e gerando informações gerenciais e de apoio a decisão em todos os níveis decisórios, conforme slide abaixo e nas informações seguintes.
Fonte MV
	Diante de um tão poderoso sistema de informação, impossível em pouco espaço de tempo dissecar este sistema em sua totalidade, destacaremos um módulo e passaremos a expor com um pouco mais de profundidade a sua participação no sistema de informação.
	Partiremos da visão da imagem abaixo (fig. 01) que nos mostra os vários módulos de um sistema de administração de um hospital e onde cada módulo vai ascendendo na pirâmide sistêmica, chegando ao último módulo em seu pico de pirâmide.
Fig. 01 – fonte MV
	Como é de nosso conhecimento, cada módulo possui uma escala de conhecimento da empresa e à medida que estes módulos vão crescendo de importância na escala administrativa, o nível ou grau de conhecimento do detalhamento e das informações restritas vão trabalhando seletivamente seus conhecedores, e nesta jornada, todos trabalham imputando dados no sistema em todos os níveis e contribuem no presente e no futuro na geração de informações que se bem utilizadas em suas mais variadas formas gerarão bons posicionamentos da empresa, seja diante dos concorrentes como também em sua relação com o mercado.
	Mostraremos abaixo em um gráfico de pirâmide sistêmica (fig. 02), a localização de cada módulo, do mais básico ao mais estratégico, e seu posicionamento dentro da pirâmide sistêmica indicando seu nível de conhecimento em relação à gestão dos dados da empresa, culminando com a gestão estratégica para o uso destas informações geradas desde a entrada na portaria da empresa até a máxima gestão dos projetos desta.
	E como funciona este sistema?
	O sistema da MV funciona a partir da entrada de uma pessoa pela portaria, onde a mesma é integrada com o atendimento, este por sua vez faz todo o cadastro da pessoa, encaminhando-a para a triagem classificando-a quanto a prioridade e quando levada ao profissional de saúde este já tem em sua tela de computador o seu prontuário com os dados básicos preenchido, aguardando os dados de saúde por parte do médico e este por sua vez da o encaminhamento do paciente para os exames de diagnóstico e terapia e posterior retorno à consulta. À medida que vai avançando no hospital e à medida em que vão sendo utilizados insumos como drogas, procedimentos e exames ou terapias, estas vão sendo imputadas no sistema e aos poucos agregadas em seu prontuário e conta de consumo que serão posteriormente enviadas ao setores de suprimentos e faturamento para que cada um dê prosseguimento e sequencia às informações até ali recebidas. As informações do faturamento geram um fechamento de contas a receber que são enviadas às operadoras de saúde (incluindo-se aí o SUS também) e/ou tesouraria para recebimento daqueles que não possuem planos. Todas estas informações financeiras e clínicas ou médicas também têm suas destinações distintas e as mesmas também serão tratadas à medida que estes níveis de informação vai sendo depurada pelos vários setores chegando à gestão estratégica em suas várias áreas onde a área de diretoria médica analisará todas as características envolvidas em sua área chegando ao seu conhecimento o percentual de ocupação dos leitos de enfermaria, apartamentos e UTI, os tratamentos utilizados, absenteísmo dos profissionais de saúde e assim sucessivamente, podendo intervir onde necessário em sua área, da mesma forma a área financeira que terá suas informações que foram geradas pelas compras e pelas saídas de materiais usados pelos profissionais de saúde nas diversas pessoas que utilizaram dos serviços do hospital, sendo distribuídas nos setores de contas a receber e a pagar, além do exercício diário de controle de bancos, e fluxo de caixa para pagamento dos profissionais e prestadores de serviço. Todas as informações e trabalhos executados, são checados diariamente pelo setor de controladoria. A gestão máxima da empresa recebe as informações em painéis indicadores (sistemas de apoio a decisão), B.I., BSC, KPI que são expostos na tela e de rápida visão.
	Notamos que a todo tempo informações são extraídas do sistema e são imputadas ao mesmo tempo, o que faz com que mesmo nos diversos níveis todos imputam dados, coletam informações e geram conhecimento para uso diário e estratégico.
	O sistema em questão é usado no Hospital Português, sendo bastante elogiado por todos
Fig. 02ConhecimentoControladoria
Financeiro
Faturamentoo
Diagnóstico e terapia
Clínica e assistencial
Suprimentos
Atendimento
Área de apoio
Dados
Informação
Gestão estratégica
T.I.

Continue navegando