Buscar

A hemoglobina tem a função primária de transportar o oxigênio dos pulmões para as células que utilizam essa molécula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A hemoglobina tem a função primária de transportar o oxigênio dos pulmões para as células que utilizam essa molécula, tais como as células que possuem mitocôndrias. E é composta de quatro subunidades: duas alfa e duas beta. Em cada subunidade há um grupo heme no qual liga-se o átomo de ferro ferroso (Fe+2). O oxigênio pode ligar-se em cada subunidade e aumenta gradativamente a afinidade do oxigênio à hemoglobina, fenômeno conhecido por ligação cooperativa ou cooperatividade positiva.
Suponha que uma pessoa não perceba um vazamento de monóxido de carbono (CO) em uma cozinha industrial e desmaie por intoxicação:
a) Como ocorre a ligação do oxigênio e do monóxido de carbono na hemoglobina?
b) Qual complexo é formado quando o CO se liga a essa proteína?
c) De que forma é possível reverter o processo de intoxicação por monóxido de carbono, considerando as diferenças de afinidade da hemoglobina com os gases CO e O2?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
a) Devido ao fato de o CO ter mais afinidade pela hemoglobina (Hb) do que o oxigênio, a pressão parcial de oxigênio nos pulmões é reduzida para até a metade. Além disso, o CO afeta também as subunidades remanescentes do tetrâmero da Hb, de forma que quando o CO se liga a uma subunidade da Hb, a afinidade pelo oxigênio é aumentada. Portanto, o CO e o oxigênio se ligam à hemoglobina eficientemente, mas bem pouco O2 é liberado para os tecidos.
b) O CO tem uma afinidade pela hemoglobina cerca de 250 vezes maior que a do oxigênio. Dessa forma, é formado um complexo denominado carboxihemoglobina (COHb).
c) Em casos de inalação de CO, é fundamental um tratamento de emergência rápido para que a pessoa tenha chance de recuperação. Além disso, é necessária a remoção imediata da fonte do gás, para que não se inale mais CO e nem se forme uma quantidade maior de COHb. É necessário afastar o indivíduo para longe da fonte geradora de CO, iniciando a substituição do CO pelo O2 atmosférico. Dessa forma, dependendo da quantidade de CO inalado, é fundamental o uso de máscara 100% de oxigênio a uma pressão 3 atm fornecido pela equipe médica. Portanto, a velocidade de troca é aumentada em até quatro vezes e a meia-vida para a troca O2-CO reduzida em vários minutos. Dessa forma, a pessoa intoxicada aumenta a chance de sobrevivência.
MINHA RESPOSTA
a)Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina. O problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua função transportadora de oxigênio – costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada. b) O monóxido de carbono, por processo semelhante, também reage com a hemoglobina, formando carboxi-hemoglobina: Hb + CO ⇒ HbCO C)Aos indivíduos com forte suspeita de intoxicação por monóxido de carbono com base na história, deve ser oferecido de imediato oxigênio suplementar nas maiores concentrações disponíveis.
MEUS ARQUIVOS

Outros materiais