Buscar

ATIVIDADE DE FARMACOLOGIA CLÍNICA RESPONDIDA


Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade da Disciplina Farmacologia Clínica
ATENÇÃO: 
As repostas para as perguntas dessa atividade devem ter como base o artigoHydroxychloroquine, a less toxic derivative of chloroquine, is effective in inhibiting SARS-CoV-2 infection in vitro. Vale ressaltar que questões específicas de Farmacologia, mecanismo de ação, farmacocinética ou eventuais dúvidas, vocês podem utilizar bases de dados como Google Acadêmico, Pubmed, Science e os livros de Farmacologia disponíveis na Biblioteca Virtual que irão te ajudar na melhor construção do conhecimento.
Lembrando os prazos para entrega desta atividade:
A atividade 1 deverá ser entregue até o dia 01 de abril de 2020 (máximo 20:30 h).
Atividade de Farmacologia Clínica
Com base no artigo intitulado: Hydroxychloroquine, a less toxic derivative of chloroquine, is effective in inhibiting SARS-CoV-2 infection in vitro, responda as questões abaixo:
1)_Quais foram os dois medicamentos citados no artigo como capazes inibir eficientemente a infecção por SARS-CoV-2 nos testes in vitro? 
R. Remdesivir e fosfato de cloroquina.
2)_O remdesivir citado como um dos fármacos com capacidade de inibir a infecção por SARS-CoV-2 é um pró-fármaco análogo de nucleosídeo desenvolvido pela Gilead Sciences (EUA). Explique o conceito de pró-farmaco empregado na farmacologia. 
R. Pró-fármacos são fármacos que são administrados em forma inativa, sendo ativados somente após biotransformação. Estes podem melhorar a absorção ou a ação. Podem ter ativação intracelular ou extracelular.
3)_Informe o mecanismo de ação, farmacocinética e efeitos colaterais do remdesivir.
R. Seu mecanismo de ação consiste em inibir a replicase de RNA, uma enzima essencial para a replicação dos vírus.
4)_Qual o motivo do fosfato de cloroquina ser colocado como um medicamento de escolha para uso em larga escala para o tratamento da COVID19?
R. Ter se mostrado eficaz no tratamento contra o Covid-19 em pacientes em estados graves, sendo mais eficiente que a cloroquina.
5)_A cloroquina (CQ) tem sido muito utilizado no tratamento da malária e da amebíase. Porém, observou-se que o Plasmodium falciparum desenvolveu ampla resistência a ele e, com o desenvolvimento de novos antimaláricos, tornou-se uma opção para a profilaxia da malária. Sabe-se também que uma overdose de CQ pode causar intoxicação aguda e morte. Este fato levou a uma redução da sua produção, oferta no mercado e seu uso na prática clínica.  O sulfato de hidroxicloroquina (HCQ), um derivado da CQ, foi sintetizado pela primeira vez em 1946 pela introdução de um grupo hidroxila na CQ e demonstrou ser muito menos (~ 40%) tóxico do que a CQ nos animais. Sendo assim, responda às questões abaixo:
6)_Diferença na estrutura química da cloroquina e hidroxicloroquina (colocar a estrutura química de ambas as moléculas). O que o acréscimo do grupo hidroxila possibilitou de modificação na farmacocinética do medicamento e porquê.
 Cloroquina Hidroxicloroquina
 
A inclusão da hidroxila aumenta a hidrossolubilidade da substancia, alem de preservar a reatividade do farmacoforo, sendo a hidroxila um dos pontos de reações da molécula.
7)_O medicamento hidroxicloroquina é utilizado para o tratamento de quais patologias? (com segurança e eficácia comprovadas)
· Afecções reumáticas e dermatológicas;
· Artrite reumatóide;
· Artrite reumatóide juvenil;
· Lúpus eritematoso sistêmico;
· Lúpus eritematoso discóide;
· Condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar;
· Malária.
8)_Informe o mecanismo de ação da hidroxicloroquina? Quais os principais efeitos colaterais deste medicamento?
A hidroxicloroquina possui diversas ações farmacológicas que pode estar envolvidas em seu efeito terapêutico, tais como interação com grupos sulfidrila, interferência com a atividade enzimática (incluindo fosfolipase, NADH-citocromo C redutase, colinesterase, proteases e hidrolases), ligação ao DNA, estabilização das membranas lisossômicas, inibição da formação de prostaglandinas, quimiotaxia das células polimorfonucleares e fagocitose, possível interferência com a produção de interleucina 1 dos monócitos, e inibição da liberação de superoxidase dos neutrófilos. Sua capacidade de concentração nas vesículas ácidas intracelulares e o consequente aumento do pH dessas vesículas poderiam explicar tanto o efeito antimalárico como a ação antirreumática. A hidroxicloroquina é rapidamente absorvida após administração oral, com uma biodisponibilidade média de 74%. Distribui-se amplamente pelo organismo, sendo acumulada nas hemácias e em alguns órgãos como os olhos, rins, fígado e pulmões, onde pode se armazenar por tempo prolongado. A hidroxicloroquina é convertida parcialmente em metabólitos ativos no fígado e é eliminada, sobretudo, por via renal, mas também na bile. A excreção é lenta, sendo a meia-vida de eliminação terminal de aproximadamente 50 dias (sangue total) ou 32 dias (plasma). A hidroxicloroquina atravessa a barreira placentária e possivelmente passa ao leite materno, como a cloroquina.
Os efeitos colaterais da cloroquina junto podem ser os seguintes:
– Visão embaçada;
– Náuseas e vômito;
– Câimbras;
– Diarreia,
Taquicardia, queda de pressão sanguíneia, coceira e manchas avermelhadas na pele também pode estar entre os efeitos colaterais do uso da cloroquina. Alem de lesões na retina, hepatite medicamentosa e hemólise (quebra de hemácias), que leva ao óbito.
9)_Com base no artigo, quais os resultados clínicos encontrados e que justificam a aplicação da cloroquina e/ou hidroxicloroquina para o tratamento da infeção por SARS-CoV-2?
R. Foi observado que tanto a Cloroquina quanto o Hidroxiclorquina foram eficientes na inibição da entrada do vírus da SARS-CoV através da alteração da glicosilação do receptor.
FONTE:
Título do Artigo: Hydroxychloroquine, a less toxic derivative of chloroquine, is effective in inhibiting SARS-CoV-2 infection in vitro.
Autores: Liu J#1, Cao R#2, Xu M#1,3, Wang X1, Zhang H1,3, Hu H1,3, Li Y1,3, Hu Z1, Zhong W2, Wang M1.
Cell Discov. 2020 Mar 18;6:16. doi: 10.1038/s41421-020-0156-0. eCollection 2020.