Buscar

avaliação institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Leia o fragmento do texto "A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES":
"A necessidade de construção e explicitação de dimensões, fatores e indicadores de qualidade que expressem a complexidade do fenômeno educativo têm ocupado a agenda de políticas públicas para educação e a agenda de pesquisadores do campo da educação. O avanço em termos de acesso e cobertura, principalmente no caso do ensino obrigatório, implica novas demandas de atendimento que se relacionam mais diretamente com as condições de permanência dos alunos na escola e as possibilidades de uma aprendizagem mais significativa. Há muitas formas de se enfrentar tal debate, desde a análise do processo de organização do trabalho escolar, que passa pelo estudo das condições de trabalho, da gestão da escola, do currículo, da formação docente, até a análise de sistemas e unidades escolares que pode se expressar, por exemplo, nos resultados escolares obtidos a partir das avaliações externas" (BRASIL/INEP, 2007, p.5-6).
De acordo com o texto, é possível afirmar que: 
	
	
	
	A definição de dimensões, fatores e indicadores da avaliação é da competência dos pesquisadores da avaliação.
	
	
	A avaliação expressa as dimensões econômicas, culturais e sociais de uma instituição para mantê-la no mercado da educação.
	
	
	A educação, elemento principal das relações sociais, expressa as dimensões da Avaliação Institucional de modo amplo.
	
	
	As pesquisas e os estudos sobre avaliação contribuem para o aperfeiçoamento do processo e para a definição de dimensões, fatores e indicadores de qualidade.
	
	
	O atendimento aos alunos cria novas demandas que interferem e prejudicam o processo de avaliação da educação.
	
		2.
		Analise a relação entre as afirmativas e assinale a opção correta (FONTE: MEC/INEP - PROVÃO DE PEDAGOGIA, 2002) I-Quando as pesquisa e avaliações educacionais são conduzidas de modo apropriado, seus resultados podem ser de grande utilidade para os pedagogos que atuam nas escolas. POR QUE II- Provas e avaliações feitas com rigor metodológico apontam soluções eficazes para a maior parte dos problemas vividos nas escolas. Em relação às duas afirmações, a opção correta é:
	
	
	
	a primeira é verdadeira e a segunda é falsa
	
	
	as duas afirmações são falsas
	
	
	as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	
	a primeira é falsa e a segunda é verdadeira
	
	
	as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
		3.
		Os fundamentos e os princípios de avaliação institucional recomendados para avaliação nas instituições escolares podem ser adaptados e aplicados com êxito nas organizações não- escolares quando seus objetivos visam os resultados apresentados nas opções, EXCETO quando visam:
	
	
	
	integração das pessoas e das equipes no trabalho
	
	
	identificação de formas de superação para os pontos frágeis identificados
	
	
	valorização de valores humanos em sua missão
	
	
	classificação do desempenho organizacional a partir da intuição dos gestores.
	
	
	formação contínua e aprimoramento profissional de seus colaboradores
	
		4.
		Ao se transpor a metodologia de Qualidade Total das organizações não escolares para as organizações escolares a principal crítica e resistência dos pedagogos tem sido o:
	
	
	
	trabalho em equipe na organização
	
	
	destaque dado à produtividade lucrativa
	
	
	foco nos objetivos da organização
	
	
	reconhecimento do trabalho do outro
	
	
	senso de disciplina demonstrado pelos funcionários
	
		5.
		Para Pedro Demo, a qualidade formal é a "[...] habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento¿ e qualidade política se refere ¿a competência do sujeito em termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade humana" (2001, p. 14). Na perspectiva do autor, qualidade formal e política contém sentidos distintos e que se complementam na atuação do sujeito social. Tendo como base a discussão trazido por Pedro Demo, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Qualidade formal e política são perspectivas que organizam o pensamento do sujeito social para um agir puramente individual na construção da história coletiva.
	
	
	A construção coletiva é um processo de produção de conhecimento por sujeitos sociais que se preocupam com a qualidade política.
	
	
	A qualidade formal está relacionada com a competência para atuação no contexto do desenvolvimento e da produção do conhecimento e a qualidade política diz respeito ao lugar que o sujeito social assume na história.
	
	
	A construção coletiva é um processo de produção de conhecimento por sujeitos sociais que se preocupam com a qualidade formal.
	
	
	Qualidade formal e política são perspectivas que organizam o pensamento do sujeito social para um agir puramente individual na construção de sua história.
	
		6.
		Ao analisar os resultados das avaliações feitas pelo INEP, a equipe pedagógica de uma escola de educação básica discutiu possíveis alternativas para alcançar melhores resultados. A opção que indica uma ação pedagógica identificada com avaliação qualitativa é:
	
	
	
	Definir prioridades para superar as deficiências identificadas.
	
	
	Agrupar os alunos em turmas classificadas pelas médias obtidas.
	
	
	Aplicar novas provas imediatamente para estimular o estudo.
	
	
	Preparar alunos para futuras provas através de apostilas.
	
	
	Hierarquizar os resultados nominais dos alunos nos murais da escola.
	
		7.
		Podemos afirmar que a metodologia de avaliação institucional pode ser aplicada com sucesso nas organizações não escolares por que toda organização possui objetivos:
	
	
	
	de desenvolvimento, formação e aperfeiçoamento das pessoas que nela atuam;
	
	
	de integração e coordenação das equipes de trabalho para melhor desempenho;
	
	
	educacionais para promover a escolarização de seus colaboradores;
	
	
	sociais e econômicos que podem ser medidos pela produtividade das pessoas.
	
	
	culturais e econômicos que incorporam em seus produtos;
	
		8.
		O tempo adequado para a avaliação institucional em educação deve ser:
	
	
	
	processual e dinâmica, formando grupos de avaliadores que tenham afinidades para se formar uma rede de pessoas bem relacionadas, favorecendo ter-se um ambiente acolhedor e harmônico.
	
	
	pontual, feita apenas uma única vez a fim de verificar se o projeto político pedagógico está sendo executado pelo corpo docente ipsis litteris.
	
	
	contínuo e diário, pois o controle é fator imprescindível para que os professores e funcionários saibam que estão sendo observados constantemente.
	
	
	processual, feito de forma contínua e sistemática, envolvendo tanto os sujeitos internos, alunos, professores, técnico-administrativos, quanto externos, como os pais dos alunos, pesquisadores, profissionais de educação etc envolvidos com a atividade da escola.
	
	
	contínuo e semanal, controlando a práxis pedagógica de forma ostensiva, como sustentáculo para ações futuras de caráter meritocrático ou demissional.

Outros materiais