Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL 1 Direito Internacional e Contratos

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Direito Internacional e Contratos
O artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ), de 1920, elenca as fontes do Direito Internacional. Entre elas destaca-se os tratados, que são consideradas fontes principal do direito internacional público. A respeito dos tratados assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
I. O tratado é um acordo de vontades entre dois ou mais sujeitos de direito internacional.
II. O tratado é um acordo celebrados, com o objetivo de produzir efeitos jurídicos sob a égide do direito internacional, independentemente de sua designação específica.
III. Os tratados são considerados fontes principal do direito internacional em razão do fato de representarem a vontade dos Estados ou das organizações internacionais.
IV. As convenções são regulamentadas pela Convenção de Viena, sobre o Direito de Tratados, de 1969.
Nota: 10.0
A) As assertivas I e II e IV são verdadeiras.
B) As assertivas II e III são verdadeiras.
C) As assertivas I e II são verdadeiras.
D) As assertivas III e IV são verdadeiras.
E) As assertivas I, II, III e IV são verdadeiras. Você acertou!
GOMES, Eduardo Biancchi e MONTENEGRO, Juliana Ferreira. Introdução aos estudos de direito internacional. 1ª ed. Curitiba: Intersaber, 2016. (Página 54). O tratado é um acordo de vontades entre dois ou mais sujeitos de direito internacional. Sendo assim, tem como objetivo de produzir efeitos jurídicos sob a égide do direito internacional, independentemente de sua designação específica. Esses são considerados fonte principal do direito internacional em razão do fato de representarem a vontade dos Estados ou das organizações internacionais. É importante destacar que as convenções são regulamentadas pela Convenção de Viena, sobre o Direito de Tratados, de 1969.
Questão 2/10 - Direito Internacional e Contratos
Para o Direito internacional público (DIP), as fontes são os meios ou as formas pelas quais as normas deste se manifestam.
Assinale a alternativa correta sobre a classificação das fontes do DIP, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base:
Nota: 10.0
A) Fontes Materiais são os elementos sociais, históricos e econômicos, ou sejam elementos que materializa, as fontes formais.
Você acertou! GOMES, Eduardo Biancchi e MONTENEGRO, Juliana Ferreira. Introdução aos estudos de direito internacional. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. (Cap. 2, Página 42). Fontes Materiais são os elementos sociais, históricos e econômicos, ou sejam elementos que materializa, as fontes formais. Fontes formais são os meios e as formas por meio dos quais as fontes principais se exteriorizam. As fontes materiais seriam as verdadeiras fontes do direito, por meio das quais são criadas as normas do DIP. Em contrapartida as fontes formais seriam o mecanismo de sua comprovação e de exteriorização ao mundo jurídico.
B) Fontes Materiais são os meios e as formas por meio dos quais as fontes principais se exteriorizam.
C) As fontes formais seriam as verdadeiras fontes do direito, por meio das quais são criadas as normas do DIP.
D) As fontes materiais seriam o mecanismo de sua comprovação e de exteriorização ao mundo jurídico.
E) As fontes formais são os elementos sociais, históricos e econômicos, ou sejam elementos que materializa, as fontes formais.
Questão 3/10 - Direito Internacional e Contratos
Na história da humanidade, verifica-se que o comércio sempre esteve presente, principalmente quando se verifica alguns momentos históricos, como é o caso do século XVI que foi marcado pelas grandes navegações e o período dos descobrimentos, ou ainda o período do mercantilismo, que ocorre entre o século XV e o final do século XVIII, que tinha como finalidade o acumulo dos materiais preciosos. Neste período do mercantilismo surge a lex mercatória, que se refere a uma regra costumeira, usadas pelos comerciantes, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base. 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas sobre as características da lex mercatória, na Idade Média, dentro das cidades italianas:
( ) A lex mercatória eram regras transnacionais;
( ) As regras da lex mercatória eram aplicadas não por juízes profissionais, mas pelos próprios mercadores, por meio de suas corporações ou de cortes que se constituíam nos grandes mercados ou feiras;
( ) Uma das características da lex mercatória era ressaltar a liberdade contratual e a decisão dos casos ex aequo bono, ou seja, a equidade.
( ) As regras da lex mercatória tinham como base uma origem comum e fidelidade aos costumes mercantis.
Nota: 10.0
A) V, F, V, V.
B) F, V, V, V.
C) V, V, V, V.
Você acertou!
Rota 1 - Tema 01 da Rota: Direito Internacional e o Comércio Exterior. a lex mercatória, começou a ser aplicada na Idade Média, dentro das cidades italianas tinha como características: Eram regras transnacionais; Tinham como base uma origem comum e fidelidade aos costumes mercantis; Eram aplicadas não por juízes profissionais, mas pelos próprios mercadores, por meio de suas corporações ou de cortes que se constituíam nos grandes mercados ou feiras; Seu processo era rápido e informal; e Enfatizavam a liberdade contratual e a decisão dos casos ex aequo bono (equidade).
D) V, F, V, F.
E) F, F, V, V.
Questão 4/10 - Direito Internacional e Contratos
Tratados, conforme o artigo 2º da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, refere-se a um acordo internacional concluído por escrito entre Estados e regulado pelo direito internacional, quer apresente um instrumento único, quer apresente dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominação específica. Conforme o texto desta Convenção, o tratado é um gênero que comporta diversas espécies.
Assinale a opção que corresponde com o conceito: “é o tratado que estabelecem direitos e veres. É uma forma solene.  Utilizado também para os instrumentos constitutivos de organizações internacionais”, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
Nota: 10.0
	
	A
	Protocolo.
	
	B
	Pacto.
	
	C
	Ato.
	
	D
	Carta.
Você acertou!
Carta é o tratado que estabelecem direitos e veres. É uma forma solene.  Utilizado também para os instrumentos constitutivos de organizações internacionais (GOMES, Eduardo Biancchi e MONTENEGRO, Juliana Ferreira. Introdução aos estudos de direito internacional. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2016 - Cap. 3, página 54).
	
	E
	Convênio.
Questão 5/10 - Direito Internacional e Contratos
A sociedade internacional surge do mesmo modo que a sociedade interna, ou seja, da necessidade de relacionamento entre os sujeitos. Sendo essa um conjunto de conexões entre pessoas e institutos interdependes entre si, que estabelecem relações.
A respeito das características da sociedade internacional, assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base.
I. Considerando o Estado como elemento-chave para o funcionamento da sociedade internacional, verifica-se que a sociedade internacional é dinâmica.
II. A sociedade internacional é descentralizada, ou seja, não existe um poder central que controla toda a sociedade internacional nem uma organização institucional superior aos Estados.
III.  A sociedade internacional é aberta, pois todo aquele que reunir determinados elementos se tornará membro da sociedade internacional, sem que os outros membros se manifestem a favor.
IV. Uma das características da sociedade internacional é que essa é paritária, ou seja, existe igualdade jurídica entre os membros.
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II e IV são verdadeiras.
	
	B
	As assertivas II e III são verdadeiras.
	
	C
	As assertivas I, II e III são verdadeiras.
	
	D
	As assertivas I e IV são verdadeiras.
	
	E
	As assertivas I, II, III e IV são verdadeiras.
Você acertou!
GOMES, Eduardo Biancchi e MONTENEGRO, Juliana Ferreira. Introdução aos estudos de direito internacional. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. (Cap. 1, Página 37). As características da sociedade internacional,
Página123