Buscar

Livro: Adolescência. Aberastury, Arminda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PARCIAL – Livro: Adolescência. Aberastury, Arminda
No Livro Adolescência, da Arminda Aberastury 4 edição publicado pela editora Artes Médicas é abordado diversas temáticas de características do período da adolescência.
Com suporte em Melanie Klein e Freud a autora exemplifica as fases genitais, a prévia (momento da infância) e finalmente a maturação que se encontra no adolescente, esta fase marcada por impasses no pessoal, relacional e familiares e os possíveis diagnósticos patológicos estabelecidos que se baseiam em características da crise que evidenciam o período (ABERASTURY, 1990).
Aberastury ressalta a dificuldade do adulto de aceitar a maturidade sexual e intelectual da criança que passa a adolescência e a difícil adaptação de ambas as partes. O desenvolvimento sexual ocorre em diferentes tempos, e decorre do sexo, para as meninas se dá início pelo aparecimento dos seios, pelo pubianos e por fim a menarca. No menino, por sua vez, é invertido, a primeira ocorrência da maturidade sexual é o aparecimento de pelos pubianos seguido pelo aumento das genitálias, pelo facial e mudança de voz.
Um próximo passo da maturação sexual é a fase de masturbação e a relação com a adolescência onde Freud disse em seu livro Ensaios sobre a sexualidade que classifica esse período como luta contra a masturbação e a latência da sexualidade com traços muito típicos e excludentes onde sustenta o esforço da sociedade em dessexualizar a criança enquanto esta trata de defender a sua vida instintiva.
O papel da Masturbação no processo de maturação cumpre um papel relevante para o corpo, inicialmente a criança manipula seu órgão sexual para inclui-los no seu esquema corporal, na adolescência é expressiva a modificação no corpo, este processo é essencial para defensão do adolescente ao incesto, onde as fantasias passam a ser possíveis de serem executadas. 
Onde as motivações psicológicas se fazem presentes decorrentes a essas modificações que levam a criação de novas ligações e interpretações do mundo que decorre da mudança entre infância e adolescência, este período resulta em dificuldades de elaboração e um sentimento constante de luto (ABERASTURY, 1990).
A Relação do adolescente com a sociedade se da pela característica do grande envolvimento com esse público com o social evidenciando os movimentos juvenis como uma manifestação de rebeldia que decorre da má elaboração do conflito. (ABERASTURY, 1990).
Referência: 
(1) ABERASTURY, A. et al. Adolescência. Trad. Ruth Cabral. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990, cap. 1, pp. 15-32.

Continue navegando

Outros materiais