brincadeiras
76 pág.

brincadeiras


DisciplinaJogos e Brincadeiras497 materiais7.990 seguidores
Pré-visualização18 páginas
·	Top of Form 1
·	Questão 1 A
·	Frequentemente, verifica-se que existe uma porcentagem significativa de crianças que têm encontrado dificuldades em acompanhar o desempenho acadêmico e as exigências escolares. Como consequências desses fracassos surgem as desadaptações e, com elas, a ansiedade e os problemas emocionais. Essa frustração continuada leva as crianças a deixarem o sistema educacional. Abandonam as escolas com a sensação de perda, de fracasso, com o sentimento de que são incapazes de assimilar qualquer coisa que seus professores se proponham a ensinar. Ou, então, são encaminhadas para os diferentes profissionais que, \u201cde fora\u201d, tentam fazer seu reajuste e sua reintegração aos bancos escolares. Muitos são os fatores que podem desencadear esta defasagem e fracasso escolar. Sobre estes fatores, é correto afirmar que: 
·	I. Distúrbio da linguagem: o atraso na linguagem, a mudez, distúrbios de articulação, como a troca de letras na pronúncia, a falta de letras e a linguagem infantilizada interferem significativamente no processo de alfabetização. Basta salientar que a aquisição da leitura e da escrita são manifestações de uma linguagem expressiva. 
·	II. Deficiências não verbais: uma criança que tenha inteligência inferior já se encontra limitada em sua aprendizagem, além da dificuldade em lateralidade, orientação temporal, o significado das expressões faciais e limitação de percepção visual. 
·	III. Dislexia: a criança disléxica tem dificuldade de compreender o que está escrito e de escrever o que está pensando, consequentemente, pode alterar a mensagem que recebe ou expressa. Quando tenta expressar-se no papel o faz de maneira incorreta, o que torna difícil para o leitor compreender suas ideias. 
·	IV. Hiperatividade e Distúrbio de Déficit de Atenção (TDAH): os sintomas do TDAH devem estar presentes antes dos 07 anos. Pessoas com TDAH geralmente apresentam desatenção, impulsividade e/ou hiperatividade, porém, com diferentes graus de intensidade. 
·	V. Fatores afetivo-emocionais: a boa evolução da afetividade é expressa através da postura, das atividades e do comportamento. Muitas crianças que têm dificuldades de aprendizagem acabam apresentando algumas perturbações afetivas. Como possuem uma inteligência relativamente boa, sofrem com seus fracassos escolares e, com isso, se isolam mais e se afastam de qualquer atividade que envolva competição. 
·	É correto apenas o que se afirma em:
·	Escolha uma: 
·	
0
a. I, II, III e IV. 
·	
1
b. II e V. 
·	
2
c. I, III e V. 
·	
3
d. II e IV. 
·	
4
e. I, III, IV e V. 
·	Feedback
·	A resposta correta é: I, III, IV e V.. 
·	Questão 2 A
·	A psicomotricidade, em seus primórdios, estudava o corpo nos aspectos neurofisiológicos, anatômicos e locomotores. Os estudiosos se preocupavam com o fato de alguns seres vivos não apresentarem movimentos coordenados, simétricos e sincronizados no espaço e no tempo. Atualmente, o estudo ultrapassa os problemas motores. Há pesquisas sobre as ligações com a lateralidade, com o esquema-corporal, com a estruturação espacial e com a orientação temporal de um lado e, de outro, sobre as dificuldades escolares de crianças com desenvolvimento psicomotor normal. Elevada atualmente ao nível de ciência, a psicomotricidade possui crescente importância nos trabalhos que se relacionam com o desenvolvimento infantil, tanto na fase da pré-escola quanto nas fases posteriores. Os principais campos de atuação da psicomotricidade são: 
·	I. Educação motora: indicada às crianças com atraso escolar, portadores de sintomas de ordem motora e de ordem patológica. 
·	II. Terapia psicomotora: indicada especialmente às crianças com grandes perturbações e cuja adaptação é de ordem patológica. 
·	III. Educação psicomotora: dirigida às crianças consideradas \u201cnormais\u201d, atua como parte integrante da Educação Básica durante a fase pré-escolar e escolar. 
·	IV. Reeducação motora: este atendimento é destinado a crianças ou adultos com desordem patológica motora e instabilidade motora. 
·	V. Reeducação psicomotora: ocupa-se do atendimento individual ou em pequenos grupos, de crianças, adolescentes e adultos portadores de sintomas de ordem psicomotora, como: debilidade motora; atraso e instabilidade psicomotora; dispraxias; distúrbios do tônus da postura, do equilíbrio e da coordenação; deficiências perceptivo-motoras. 
·	É correto apenas o que se afirma em:
·	Escolha uma: 
·	
0
a. I, II, III e IV. 
·	
1
b. II, III e V. 
·	
2
c. IV e V
·	
3
d. III e IV. 
·	
4
e. I, III, IV e V. 
·	Feedback
·	A resposta correta é: I, II, III e IV.. 
·	Questão 3 A
·	Condutas psicomotoras de base são as formas mais elementares do movimento, as necessidades vitais, por isso, são as primeiras. Insere-se aqui a respiração, o relaxamento, o equilíbrio e a coordenação motora global e fina. Elas acompanham o desenvolvimento da criança, como o engatinhar, sentar e levantar, rolar, andar, lançar, apanhar, pegar, transportar objetos, subir e descer. A seguir, relacione as condutas psicomotoras de base às suas respectivas características: 
·	(I) Respiração. 
·	(II) Relaxamento. 
·	(III) Equilíbrio. 
·	(IV) Coordenação motora global. 
·	(V) Coordenação motora fina. 
·	( ) Diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas. 
·	( ) Está relacionado ao tônus, ao repouso e ao sono. 
·	( ) Essa conduta psicomotora de base diz respeito à habilidade e à destreza manual. 
·	( )É facilitado no primeiro ano pelo crescimento do cerebelo e, além disso, é condição de nossos movimentos e de nossas ações. 
·	( ) É o fenômeno que possibilita a troca gasosa, eliminando as substâncias nocivas ao corpo e renovando o ciclo energético. É um movimento para ser desenvolvido, pois é fundamental na vida do ser humano. 
·	Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
·	Escolha uma: 
·	
0
a. I, III, II, V, IV. 
·	
1
b. II, IV, III, V, I. 
·	
2
c. IV, II, V, III, I. 
·	
3
d. I, II, III, IV, V. 
·	
4
e. III, V, IV, I, II. 
·	Feedback
·	A resposta correta é: IV, II, V, III, I.. 
·	Questão 4 A
·	As gincanas são competições em que os participantes precisam cumprir atividades predeterminadas. Há várias formas de gincanas que podem ser desenvolvidas em espaços internos e externos, inclusive escolares. Existem muitas formas de se realizar uma gincana, fora ou dentro da escola. Pela infinidade de provas que podem ser propostas, a classificação não é tarefa fácil. Porém, via de regra, as atividades propostas em uma gincana enquadram-se nas classificações descritas a seguir.
Aponte a alternativa que corresponde a descrição correta das gincanas em destaque: 
·	Escolha uma: 
·	
0
a. ( ) Esportivas: São provas que têm como objetivo principal testar a capacidade de criação e de interpretação dos gincaneiros. 
·	
1
b. ( ) Filantrópicas: Essas provas servem, também, para fazer com que os gincaneiros tenham um contato mais próximo com a realidade social, neles despertando um sentimento de caridade e solidariedade em relação aos menos favorecidos. 
·	
2
c. ( ) De busca: São provas que visam testar os conhecimentos gerais dos gincaneiros, mediante perguntas e problemas. 
·	
3
d. ( ) Culturais: É o tipo de prova em que o organizador solicita algumas coisas e os gincaneiros devem apresentar no tempo estipulado. 
·	
4
e. ( ) Artísticas: São aquelas atividades em que o organizador solicita que as equipes apresentem seus componentes, para realizarem suas provas. 
·	Feedback
·	A resposta correta é: ( ) Filantrópicas: Essas provas servem, também, para fazer com que os gincaneiros tenham um contato mais próximo com a realidade social, neles despertando um sentimento de caridade e solidariedade em relação aos menos favorecidos.. 
·	Questão 5A
·	Lateralidade é a manifestação de um lado preferencial na ação, vinculada a um hemisfério cerebral, ou seja, é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo que o outro,