Buscar

Direito CivilI Unidade 3 pptx

Prévia do material em texto

Direito Civil 
PARTE GERAL
UNIDADE 3 
DIREITOS DA PERSONALIDADE
Unidade 3 – Direitos da personalidade
Direito geral de personalidade: cláusula geral de proteção da pessoa
Fundamento: dignidade humana, entendida como autodeterminação, autonomia e alteridade
Enunciado CJF/STJ n. 274 (IV Jornada de Direito Civil): 
“Art. 11 - Os direitos da personalidade, regulados de maneira não-exaustiva pelo Código Civil, são expressões da cláusula geral de tutela da pessoa humana, contida no art. 1º, inc. III, da Constituição (princípio da dignidade da pessoa humana). Em caso de colisão entre eles, como nenhum pode sobrelevar os demais, deve-se aplicar a técnica da ponderação.”
Direitos da personalidade / direitos fundamentais/ direitos humanos
Unidade 3 – Direitos da personalidade
Atributos da pessoa, tutelados como corolários da dignidade humana:
Vida e integridade física
Integridade psíquica, emocional e afetiva
Nome
Imagem
Honra subjetiva
Honra objetiva
Intimidade
Privacidade
Unidade 3 – Direitos da personalidade
Características
Direitos inatos*
“Irrenunciáveis”
Inalienáveis
Imprescritíveis
Impenhoráveis
Direitos da personalidade no Código Civil 
Arts. 11 a 21 – rol exemplificativo
Bibliografia complementar - Unidade 3
AZEVEDO, Antônio Junqueira de. A caracterização jurídica da dignidade da pessoa humana. Estudos e pareceres de Direito Privado. São Paulo: Saraiva, 2004.
STANCIOLI, Brunello. Sobre os Direitos da Personalidade no Novo Código Civil Brasileiro. Disponível em http://www.hottopos.com/videtur27/brunello.htm
(Procuradoria do Estado do Paraná, 2007)
Qual a característica do regime de direitos fundamentais em foco, quando se decide que um indivíduo não pode ser sumária e arbitrariamente excluído dos quadros associativos de entidade não estatal a que estava associado (STF, RE 8.215/RS; RE 201.819/RJ)?
Impossibilidade de restrição
Irrenunciabilidade
Universalidade
Economicidade
Eficácia irradiante ou horizontal
Itens de prova - Unidade 3
(MP/MG, 2011)
Quanto aos direitos da personalidade, é incorreto afirmar:
É válida, com objetivo científico ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo para depois da morte. Tal ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo.
Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.
O pseudônimo adotado para atividades lícitas não goza da proteção que se dá ao nome.
O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.
Itens de prova - Unidade 3
(TJ-MG, juiz de direito, 2009)
Relativamente aos Direitos da Personalidade, o art. 12 do Código Civil, sem indicar o sujeito da ação, textualmente dispõe que se pode exigir que cesse a ameaça, ou lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, No contexto do mencionado artigo, marque a opção correta.
A indeterminação do sujeito na oração do art. 12 do Código Civil tem por intuito não confundir o sujeito do direito da personalidade com o objeto do dirieto protegido, mas, objetivamente, o que se protege são somente direitos da personalidade avaliáveis economicamente.
Itens de prova - Unidade 3
Quando o mencionado artigo dispõe sobre a cessação de ameaça ou lesão a direitos da personalidade, está a referir-se a direitos da personalidade objetivados no Código Civil, possibilitando a reparação material da lesão.
O Código Civil não especifica de modo taxativo os direitos da personalidade. Não havendo tipificação, tem-se que o art. 12 do Código Civil elege praticamente uma cláusula genérica de proteção aos direitos da personalidade, que será integrada com os dispositivos constitucionais de proteção à honra, à imagem, ao direito à privacidade, ao nome, à integridade e à dignidade da pessoa humana, sem prejuízo da aplicação de leis especiais.
Sendo considerados os direitos de personalidade direitos subjetivos, que decorrem de previsão legal, somente serão considerados como objeto de ameaça ou de lesão a direitos tipificados em lei.
Itens de prova - Unidade 3

Continue navegando