Buscar

4 -Revisao---Primeira-Prova---Objetivas-e-Discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO - UNIFSA
CURSO DE DIREITO – DIREITO CIVIL III – OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL
PROF. JOÃO SANTOS
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
1ª PROVA
1. Conforme dispõe a lei civil, o pagamento se insere como direito do devedor ou de quem tenha interesse jurídico na extinção da dívida. No entanto, a lei também autoriza que uma pessoa sem qualquer vínculo de responsabilidade também possa pagar. O que muda, nesses casos, são os efeitos daí decorrentes. Acerca desse tema, escolha a assertiva incorreta: 
a) Se feito sem conhecimento ou oposição do devedor, não garantirá reembolso a quem fizer o pagamento, quando o devedor provar que a obrigação não lhe era mais exigível.
b) Quando o pagamento é realizado por quem não tenha interesse jurídico, isto é, por terceiro não interessado, este não terá direito ao reembolso com sub-rogação legal, quer pague em nome próprio ou em nome e a conta do devedor.
c) No caso do pagamento feito por quem tenha interesse jurídico, a exemplo do fiador, a lei resguarda o direito de reembolso e sub-rogação legal nos direitos do credor.
d) A lei garante ao interessado na quitação a faculdade de fazer uso dos meios conducentes à exoneração, não dependendo isso de autorização do devedor.
e) Caso o pagamento seja feito mediante entrega de coisa infungível, será eficaz o pagamento se feito de boa fé, ainda que sem poderes expressos passados do devedor para o solvens.
2. Leia o seguinte julgado:
LOCAÇÃO DE IMÓVEL COMERCIAL – CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO JULGADA PROCEDENTE – LEGITIMIDADE ATIVA RECONHECIDA - DÚVIDA QUANTO À PESSOA DO CREDOR – CRÉDITO PERTENCENTE ÀQUELES QUE FORAM RECONHECIDOS COMO ÚNICOS TITULARES DO IMÓVEL EM DEMANDA ANTERIOR – SENTENÇA MANTIDA – RECURSO NÃO PROVIDO. Considerando que a nulidade da alienação do imóvel à apelante foi devidamente elucidada em demanda própria, inclusive com trânsito em julgado, de rigor reconhecer que Arnold Pierre Mermelstein, Mirian Prokesch Mermelstein, Zigmund Mermelstein e Sheila Mermelstein são os únicos legitimidados para o recebimento dos locativos referentes ao imóvel em questão.
(TJ-SP 10735289020138260100 SP 1073528-90.2013.8.26.0100, Relator: Paulo Ayrosa, Data de Julgamento: 15/08/2017, 25ª Câmara Extraordinária de Direito Privado, Data de Publicação: 15/08/2017)
O julgado refere-se à aplicabilidade do pagamento em consignação, que tem o escopo de servir como instrumento apto a obter o efeito liberatório com a devida segurança. Considerando as peculiaridades dessa modalidade especial de pagamento, assinale a assertiva correta: 
a) O pagamento em consignação visa obter o efeito liberatório, que se dá efetivamente a partir da sentença que jugar procedente a ação, ficando à cargo do devedor as despesas.
b) Além da hipótese descrita no julgado, é lícito ao devedor fazer uso do pagamento em consignação quando o credor se recuse a negociar o pagamento de prestações divisíveis em parcelas, mesmo que isso não esteja previsto no contrato.
c) Não é lícito ao devedor fazer uso do pagamento em consignação quando se tiver como objeto da obrigação a prestação de entregar coisa incerta, pois o objeto da prestação precisa ser, pelo menos, determinável.
d) Se duas pessoas estão litigando sobre determinado crédito, é lícito que notifiquem o devedor para que proceda ao pagamento em consignação.
e) O devedor, por ter que arcar com as despesas do depósito, tem a faculdade de escolher o local para fazer o pagamento em consignação, desde que não se trate de tradição ou prestação relativa a imóvel.
3. Didaticamente, tem-se que, quanto ao tempo, o pagamento pode ser inserido em três classes de obrigações: aquelas sem prazo pré determinado; as que têm prazo termo pré fixado; e aquelas condicionais. Em cada uma dessas espécies, o legislador deu relevância para a disciplina dos direitos inerentes às posições jurídicas dos sujeitos da relação obrigacional. 
Sobre este tema, analise as seguintes proposições e assinale aquela que esteja CORRETA, isto é, em acordo com os preceitos legais que regem a matéria. 
a) O vencimento antecipado da dívida ocorrerá independentemente de previsão contratual quando houver a penhora do bem imóvel dado em garantia por um terceiro, a quem não se tenha dado o mesmo bem em garantia.
b) A cobrança antecipada é uma prerrogativa do credor sempre que houver atraso no pagamento das parcelas quando se tratar de obrigação em prestações periódicas, não dependo de declaração expressa no contrato.
c) Em qualquer obrigação na qual não se estipule prazo, ao credor é lícito exigir o pagamento de imediato. Desse modo se interpreta a regra do Art. 134 do Código Civil, que diz: “Art. 134. Os negócios jurídicos entre vivos, sem prazo, são exequíveis desde logo, salvo se a execução tiver de ser feita em lugar diverso ou depender de tempo.”
d) Nas obrigações condicionais, tal como ocorre na promessa de recompensa, a dívida se torna exigível deste que implementada a condição, independentemente de ciência do devedor.
e) Quando a garantia real prestada em um determinado contrato perecer ou se tornar insuficiente, haverá o imediato vencimento antecipado da dívida em favor do credor.
4. O Código Civil trouxe uma disciplina específica acerca das obrigações pagáveis em dinheiro. A doutrina amplia a análise a partir de importantes conceitos para a compreensão da matéria.. Sobre esta temática, analise as seguintes assertivas, em seguida, assinale a assertiva correta:
a) Quando as partes pactuam contratos de longo prazo com cláusula de reajuste anual, definido por índices de correção monetária, estão firmando uma dívida de valor. Assim, é a interpretação do Art. 316 do Código Civil cuja redação é a seguinte: “É lícito convencionar o aumento progressivo de prestações sucessivas.”
b) Para a doutrina, pode Judiciário, a requerimento, intervir em contrato sob o fundamento da regra de onerosidade excessiva se o alegado aumento abrupto da prestação decorrer de fato previsível, embora as consequências sejam inevitáveis.
c) Uma indenização obtida em processo judicial se ajusta ao conceito de cláusula de escala móvel. Neste caso, o dinheiro, embora não seja o objeto da prestação, é essencial para quantificá-la e satisfazê-la.
d) A regra de onerosidade excessiva é um claro exemplo de que, no Brasil, o contrato faz lei entre as partes, representando, ainda, o principal aspecto da autonomia da vontade.
e) É totalmente proibida, não comportando exceções, a pactuação de pagamento de obrigações contraídas no território nacional por meio de moedas estrangeiras. Isso reflete uma preocupação com a proteção da moeda de curso forçado no território nacional.
5. Leia o seguinte julgado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais:
APELAÇÃO - AÇÃO DE COBRANÇA - LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS - APLICAÇÃO DA TEORIA DA "SUPRESSIO" - DESCABIMENTO - SENTENÇA REFORMADA. Inaplicável ao caso, a teoria da "supressio", gerada pela moderna doutrina para limitar o abuso de direito nas relações contratuais, diante da ausência dos requisitos como, o longo decurso do tempo, a confiança na inação do autor, a boa fé objetiva e a configuração do abuso de direito. (TJ-MG - AC: 10499140017553001 MG, Relator: Alberto Diniz Junior, Data de Julgamento: 17/10/0016, Câmaras Cíveis / 11ª CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 26/10/2016)
O julgado traz a aplicabilidade de um importante instituto do Direito, que mereceu uma disciplina específica no âmbito da teoria do adimplemento. A propósito desse instituto, explique como se dá sua aplicação na disciplina do lugar do pagamento, tal como prevista no Código Civil. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Na disciplina do pagamento em consignação, o Código Civil também regulou alguns efeitos para o caso de desistência do depósito, isto é, quando, mesmo depois de instaurado o processo judicial,resolve o devedor pedir o seu arquivamento. Os efeitos se diversificam em razão do momento em que é formulado o pedido de desistência, considerando as fases do processo judicial.
A propósito dessa discussão, explique como a lei disciplina a desistência do depósito quando o requerimento for feito depois de aceito ou impugnado pelo credor. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
***

Outros materiais