Buscar

Resenha de Legislação e Normas Técnicas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso 
Pedro Henrique Benedeti
Trabalho da disciplina de Legislação e Normas Técnicas
 Tutor: Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira
Passo Fundo 
2020
Rana Plaza: Segurança do Trabalho em Bangladesh (A)
Referência: QUELCH, John A.; RODRIGUEZ, Margaret L. Rana Plaza: Segurança do Trabalho em Bangladesh (A). Harvard Business School, fevereiro de 2015. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/sendWork. Acesso em: 28 de abril de 2020.
Na atualidade a indústria de vestuário é uma grande força em vários países, devido ao aumento cada vez maior dos níveis de consumismo da população mundial, consumismo este que é em grande parte neste nicho de mercado, o de vestuários.
Um dos países que mais se destacou nesta indústria foi Bangladesh, devido a alguns benefícios que teve, referente a não ter sido taxados alguns impostos sobre as importações de vestuários para países desenvolvidos, que para alguns outros países exportadores de têxteis foram taxados. De 1978 a 2012 as importações de vestuários em Bangladesh cresceram de alguns milhares de dólares para a casa dos 21 bilhões de dólares, tornando o país o segundo maior exportador de vestuários do mundo.
Sendo a principal força na economia de Bangladesh, empregava direta ou indiretamente, cerca de 2% da população. População esta que recebia baixos salários, tendo esse o principal motivo para muitas marcas de moda americanas e europeias terem migrado sua produção para o país, devido aos baixos custos e a grande capacidade de produção. 
Porém com o grande aumento da demanda de produtos, foi necessário a construção de fábricas as pressas, muitas dessas construídas sem o mínimo de segurança e sem seguir norma nenhuma, causando assim um grande risco aos trabalhadores. O governo então, tentou adotar medidas para que pudessem controlar os riscos, devido ao medo de que as multinacionais migrassem para outros países se percebessem que a reputação delas pudesse ser afetada caso ocorre-se algum acidente grave. Mas o órgão designado para realizar a inspeção, não foi eficaz nas inspeções, principalmente devido ao grande número de fábricas existentes.
Após vários incidentes graves, ONGs buscaram parcerias com as multinacionais, para melhorar as condições de trabalho na indústria de vestuários, ensinando os trabalhadores a compreender seus direitos legais, desenvolver a comunicação e também a entenderem a aspectos de segurança. Porém algum tempo depois o governo tentou esconder os problemas com segurança na indústria suprimindo alguns sindicatos de trabalhadores. 
Então no ano de 2013, todos os problemas vieram à tona, após o desabamento do edifício Rana Plaza, que abrigava algumas fábricas, um banco e um shopping center, desabamento este que veio a causar a morte de 1100 trabalhadores. 
Mesmo com a vistoria de um engenheiro que um dia antes do acontecimento já havia indicado ao proprietário do edifício, de que o mesmo se encontrava em com a estrutura em condições deficientes, o prédio foi liberado após uma reunião de um funcionário do governo com o proprietário. As indústrias que ali estavam instaladas fizeram com que seus funcionários voltassem a trabalhar, ameaçando os mesmos que se caso não comparecessem seriam demitidos. E no dia seguinte na volta aos trabalhos, ocorreu o desastre. É possível afirmar que o funcionário do governo que fez a liberação não tinha conhecimento nenhum sobre as normas de segurança e também sobre a estrutura do prédio, sendo assim um dos responsáveis pelo desastre, juntamente com o proprietário do prédio, por não terem tomado as medidas cabíveis.
Após o incidente, vários problemas para o país vieram à tona, mostrando que, se investimentos maiores em pessoal para fazer a fiscalização das indústrias e uma pena fosse aplicada para as empresas que não seguissem as normas, esses acidentes poderiam ter sido evitados.
Além de tudo o país teve impactos negativos na economia, pois uma pesquisa mostrou que muitos consumidores após ficarem sabendo sobre o acontecido, relataram que não voltariam a comprar vestuários que fossem produzidos em Bangladesh. E também, algumas empresas que tinham fábricas no país, se mudaram para outro devido ao medo que a reputação fosse afetada, pela empresa estar instalada em um país onde os funcionários não são remunerados corretamente e são expostos a perigos no ambiente de trabalho.
E quanto ao governo tomou medidas de prender o dono do edifício e afastar os outros responsáveis, porém essa decisão foi tomada tarde demais. Governo este que foi um dos grandes culpados pelo ocorrido, pois não colocou um número de funcionários suficiente para realizar uma fiscalização mais rigorosa em todas as empresas.
Portanto, é possível observarmos o quão importante é a segurança do trabalho, a fiscalização e também a importância de seguir as normas e legislações. Pois se tudo for seguido conforme o que as leis regem, a probabilidade de ocorrer algum acidente é muito mais baixa, devido aos estudos que foram realizados para que se pudessem criar as leis e atualiza-las.

Continue navegando