Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Dentre os impostos que são instituídos de maneira exclusiva pela União, temos o Imposto de Importação (II), o Imposto de Exportação (IE), o Imposto de Renda (IR), dentre outros. Esses impostos compõem a receita pública que financia as atividades e os investimentos da administração pública. Conceitue Imposto de Importação e Imposto de Exportação.
	Resposta Esperada:
O Imposto de Importação é aplicado aos produtos que são importados de países estrangeiros, quando entram no território brasileiro, não importa que destino esses produtos tenham.
O Imposto de Exportação é aplicado aos produtos que podem ser nacionais, produzidos no Brasil, ou nacionalizados, trazidos para o Brasil, transformados e tornados nacionais, podendo ser cobrado somente no momento em que esses produtos forem definitivamente enviados para exterior.
	2.
	O Estado de São Paulo criou uma taxa de expediente, através de lei, referente ao fornecimento de dados de cadastro de proprietários de veículos automotores para as empresas seguradoras, no valor de R$ 20,00 por veículo. Todavia, sabe-se que o custo do serviço é de R$ 0,75 e que o valor exigido excede a parcela do prêmio do seguro obrigatório que toca às seguradoras. Nesse caso, a taxa de expediente é constitucional ou inconstitucional? Justifique.
	Resposta Esperada:
A taxa é inconstitucional, pois elas possuem um caráter contraprestacional, remunerando o Estado por uma atividade especificamente voltada para o contribuinte. Deste modo, quando há uma desproporcionalidade do valor real e o valor cobrado, verifica-se a utilização do tributo com efeito confiscatório, conforme artigo 150, inciso IV da CF.

Continue navegando