Buscar

Pauta - Vítimas de Violência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vítimas da Violência
Alves, Gustavo Redator, 13 de março de 2020, As vítimas da Violência. A presente pauta foi construída a partir de um estudo em campo, tendo como base informações colhidas em delegacia e pronto atendimento médico, abordando especificamente as Vítimas da Violência sexual. O presente trabalho necessitou de câmeras, computadores, e gravadores de voz.
Vítimas da Violência Sexual
Sabemos que, ao passar dos anos a violência infelizmente vem aumentando e trazendo números radicais e tristes indicadores, mesmo com as diversas campanhas que vemos na mídia como por exemplo, “Não É Não” ainda temos que nos deparar com tristes notícias. No carnaval de 2020, infelizmente não foi diferente e o número de casos de violência sexual vem aumentando gradativamente em relação ao mesmo período de 2019. 
Enfoque/Encaminhamento: Certa de 500 mulheres são vítimas por hora de abuso sexual ou agressão. Não foram casos isolados. Nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Dentro de casa, a situação não foi necessariamente melhor. Entre os casos de violência, 42% ocorreram no ambiente doméstico. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda.
	“Infelizmente não existe lugar seguro em nosso país”, afirma uma entrevistada que já foi vítima de agressão doméstica, e, se em casa a situação não é das melhores, ao sair para o trabalho corre um risco ainda maior, o assedio sexual, como vem acontecendo e vemos com frequência, que, o número de mulheres assediadas no trem, no ônibus ou até pelo colega de trabalho só aumenta a cada dia, então fica a pergunta, existe um lugar seguro para elas? Quais medidas os governos estão tomando em relação a esse assunto? A punição para crimes como estes estão sendo aplicadas rigorosamente?
Fontes: Os dados são de um levantamento do Datafolha feito em fevereiro encomendada pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) para avaliar o impacto da violência contra as mulheres no Brasil, Internet, Delegacia de Polícia de Camaragibe, Pronto Atendimento CEMEC Camaragibe; As entrevistas foram realizadas No Parque Público de Camaragibe e serão anexadas as gravações junto a essa Pauta.

Outros materiais