Buscar

AV1 MATERIAIS DENTÁRIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2. Os materiais odontológicos devem apresentar propriedades físicas, mecânicas e biológicas de acordo com a sua utilização. Observe a definição a seguir: “Propriedade relacionada com a alteração das dimensões de um corpo, podendo ser elástica ou plástica”. Como é chamada essa propriedade dos materiais e diferencie a elástica da plástica?
R: Propriedades mecânicas. Na fase elástica o material tem a capacidade de retornar a sua forma e dimensões originais após a retirada dos esforços externos, já na fase plástica o material sofre tensões que ultrapassam o limite elástico onde o material sofre uma deformação permanente. 
3. Durante a confecção de um preparo cavitário, recomenda-se a remoção da quantidade apropriada de tecido cariado, e a classificação de Black é utilizada para apontar os locais desses preparos. De acordo com essa classificação, o preparo que for realizado nas proximais de pré-molares e molares corresponde à qual classe segundo Black e o que considera esta classificação?
R: Cavidade artificial- Classe II: Cavidades preparadas nas faces proximais dos pré-molares e molares.
4. A especificação n° 25 da ADA classifica os gessos odontológicos em cinco tipos, formulados para cada tipo de propósito. Apresente a classificação destes cinco tipos de gessos e suas indicações?
R: TIPO I: Moldagem (amido)
 TIPO II: Modelos de estudo e preenchimento de mufla
 TIPO III: Modelo (antagonista)
 TIPO IV: Troquel
 TIPO V: Troquel para liga com contração de fundição elevada
5. O uso de luvas de procedimentos na saúde se deve à necessidade de proteger os profissionais e pacientes do risco de infecção cruzada. Qual é o elastômero que se altera com o uso de luvas de látex e por quê?
R: Silicona por adição. Pois os sulfetos encontrados nas luvas de látex são capazes de inibir a polimerização das siliconas de adição.
6. A construção de um modelo é um passo importante em diversos procedimentos odontológicos. Assim, um modelo deve ser a representação precisa das estruturas orais, o que requer uma manipulação correta do gesso. De que forma realizamos a espatulação e o vazamento e quanto utilizamos de água para manipular 100 gramas do gesso tipo IV?
R: Na espatulação coloca-se primeiro a água no grau, proporcional respeitando a relação A/P, depois colocar o pó sobre a água, a espatulação é feita mais ou menos durante 1 minuto, comprimindo a mistura na parede do grau para quebrar os cristais ou nódulos de pó, ao final esta mistura deve estar fluída. O vazamento deve ser feito logo após a espatulação, colocando uma pequena quantidade de gesso em um dos bordos da moldeira da região posterior até a anterior, deixando o gesso escorrer e ocupar todas as coroas, vibrando para que assim seja evitada a formação de bolhas. Depois de preenchido as superfícies das coroas, acrescentar o restante do gesso.
Para manipulação de 100 gramas de gesso tipo IV é usado de 0,22 a 0,24 ml de água. 
7. A godiva é um material termoplástico, isto é, um material que se plastifica quando aquecido e torna-se novamente rígido quando resfriado. Sendo uma substância amorfa, a sua zona de fusão da godiva gira em torno de 54° C. Como ocorre o aquecimento e o resfriamento da godiva e qual a sua importância em uma moldagem anatômica?
R: Temos o aquecimento da godiva através do calor em uma plastificadora por imersão em água aquecida, temperatura em torno de 54°C, a placa de godiva deve ficar dentro dessa água por pelo menos 5 minutos. Seu resfriamento deve ser por completo e constatado enquanto ainda se encontra na boca do paciente para o resultado de uma boa moldagem. A importância da godiva em uma moldagem anatômica se da porque com ela conseguimos obter a reprodução geral da área chapeavel, como inserções musculares e possibilita o afastamento dos tecidos na região de fundo de vestíbulo proporcionando a adequada moldagem da borda. 
8. Os materiais coloidais usados para moldagens são o ágar e o alginato dissolvidos em água, daí o nome de hidrocolóide. Com relação ao hidrocolóide irreversível, como deve ser manipulado e como aumentar o seu tempo de trabalho?
R: Para a manipulação do hidrocolóide irreversível no caso o Alginato deve sempre usar medidores (água e pó) para a correta manipulação. Na mistura coloca-se primeiro a água e depois o pó, a espatulação deve ser feita em forma de 8, espremendo a mistura contra as paredes do grau, incorporando o pó e a água evitando o aprisionamento de bolhas de ar no interior da massa ao final a mistura deve ter consistência firme, lisa e cremosa. 
Quanto mais quente a temperatura da água mais rápida será a geleificação ou presa do alginato, quanto mais gelada a água, retardada tempo de presa e aumenta o tempo de trabalho. 
9. O amálgama de prata usado na odontologia é um material restaurador metálico obtido a partir da reação química entre o mercúrio e partículas de uma liga metálica. O amálgama de prata convencional apresenta as fases: gama, gama 1 e gama 2. Com a evolução do material, pesquisadores aumentaram a porcentagem de um dos componentes da liga original, diminuindo assim em muito a fase gama 2, explique qual foi este componente e por quê?
R: O Cobre é o componente que teve sua porcentagem aumentada, o cobre atrai o estanho diminuindo a fase gama 2.
10. O cimento de fosfato de zinco é utilizado desde 1878 para a cimentação de próteses parciais fixas, e tem sido utilizado desde então com sucesso clínico. O desempenho clínico desse cimento depende consideravelmente do método de manipulação. Como deve ser feita a manipulação deste cimento e por quê?
R: A manipulação é feita sobre uma placa de vidro com uma espátula n°24. O pó deve ser dispensado sobre a placa e dividido em 6 porções, o líquido deve ser colocado na placa momentos antes da espatulação gotejando. O pó deve ser acrescentado no líquido no tempo determinado para cada porção (30s, 15s, 15s, 10s, 10s, 10s) totalizando 90 segundos, sendo os tempos maiores para as porções maiores e os tempos menores para as porções menores. A espatulação final deve verificar se há formação de um fio ao levantar a espátula. A manipulação deve ser feita dessa forma porque serve de guia para controlar a reação e presa do material.
11. Estudo de caso: Paciente jovem apresenta cárie na face oclusal do dente 46, procurou o cirurgião dentista para tratamento. Depois da anestesia e do isolamento absoluto, o profissional começou a remover o tecido cariado, a cavidade se apresenta profunda, com menos de 0,5 mm de dentina remanescente. O cirurgião dentista pretende restaurar o dente com resina composta. Explique quais são os materiais protetores do complexo dentina polpa necessários para este caso e por quê?
R: Hidróxido de cálcio, porque ele estimula a formação da dentina reparadora e protege a polpa contra estímulos térmicos e elétricos. Cimento de ionômero de vidro porque ele libera flúor e tem a capacidade de inibir a desmineralização do esmalte e dentina. O sistema adesivo que é empregado em todos os tipos de cavidade tendo a capacidade de estimular a formação de dentina esclerosada, reparadora e proteger a polpa contra os estímulos termoeléctricos.

Continue navegando