Buscar

PROPEDÊUTICA E PROCESSOS NO CUIDAR DA SAUDE DA MUHER EXERCICIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROPEDÊUTICA E PROCESSOS NO CUIDAR DA SAUDE DA MULHER
EXERCICIO SOBRE PERIODOS CLINICOS DO PARTO
PROF. CYANA AZEVEDO- UNIDADE II- AULA 6
ALUNA: MAURICEIA DE LUCENA MENESES
1)Defina como se define a propedêutica de um trabalho de parto.
Trabalho de parto (TP) é o processo fisiológico que tem por objetivo expulsar o feto, a placenta e as membranas, para o exterior do útero, através do canal de parto com idade gestacional igual ou superior a 20 semanas.
2)Quais os sintomas característicos de um trabalho de parto?
Trabalho de parto latente: 
Sinais: Aumento gradual da atividade uterina – contrações com ritmo irregulares, por vezes dolorosas. Pode haver alguma modificação cervical, incluindo apagamento e dilatação até 4cm. Aumento das secreções cervicais – perda do tampão mucoso – eliminação de muco, por vezes acompanhado de sangue. 
Condutas: Realizar registro de exame obstétrico: BCF, medida de altura uterina, avaliação da dilatação e apagamento cervical, altura da apresentação, integridade da bolsa, secreções vaginais, integridade do canal vaginal e vulva. Observar as perdas vaginais (realizar exame especular se julgar necessário). Orientar sobre a diferença de líquido amniótico para o tampão mucoso.
Orientações: 
• Orientar que a gestante retorne ao serviço de saúde em caso de presença de sinais de trabalho de parto ativo ou sinais de alerta (perda de líquido, sangramento uterino, contrações eficientes a cada 5 minutos, diminuição dos movimentos fetais ou qualquer mal-estar).
 • Pode-se, também, optar por manter essas pacientes em observação e reavaliálas dentro de 1-2h. Àquelas gestantes que residem em bairros distantes ou em outros municípios, pode ser oferecida a permanência na Casa de Gestante.
 • Orientar a mulher e a família sobre as contrações do trabalho de parto ativo, bem como a frequência e duração das mesmas. 
• Orientar e estimular a mulher em condutas ativas: deambular, manter-se em posição verticalizada, uso de banhos para relaxamento, aumentar a ingestão hídrica e evitar jejuns.
Trabalho de parto Ativo: 
Sinais: Contrações uterinas rítmicas, em geral dolorosas, que se estendem por todo o útero. (Mínimo de 2 contrações em 10 minutos). Colo uterino dilatado para, no mínimo 4 cm, com apagamento total ou 5 cm independente do apagamento.
Condutas: Realizar admissão. Avaliar e registrar: - a cada 1 hora: dinâmica uterina, ausculta fetais e fluidos administrados - a cada 2 ou 3 horas: a dilatação cervical, mantendo vigília constante sobre a mulher O partograma deve ser aberto quando se identificar dilatação cervical de 6 cm.
Orientações: 
• Promover a participação ativa da parturiente e acompanhante (de livre escolha);
 • Utilização dos métodos para alívio da dor;
 • Evitar uso de práticas comprovadamente ineficazes e que promovem danos (anexo 1) • Utilização das boas práticas no parto e nascimento; 
• Parturientes com critérios de risco habitual devem prioritariamente ser conduzidas no Centro de Parto Normal (CPN)
3)O que são dores de acomodação ?
E aquela dor intensa em que o bebê esta já estará nesse momento com a cabeça voltada em direção á pélvis (cefaloicos) e as dores comerça a ficar mais intensas e incomodam bastante.
4)Como são divididos os tempos clínicos do parto?
Período de Dilatação ou Primeiro Período Clínico (trabalho de parto)
Período Explosivo ou Segundo Período Clínico (parto propriamente dito)
Período de Dequitação ou Terceiro Período
Período de Greenberg ou Quarto Período (puerpério)
5)Descreva de forma sintética qual a característica das fases latente e e ativa do período de dilatação?
Esta fase é dividida em latente e ativa, e pode demorar de 12 a 16 horas, período em que a mulher poderá sentir dores devido às contrações, cada vez mais regulares e próximas.
6)Como caracterizamos o período expulsivo ?
E a fase em que o colo do útero já atingiu a dilatação máxima e se inicia a fase do período expulsivo, que pode demorar até 2 horas. Nesse momento, a mulher deve começar a fazer força para a descida da apresentação fetal. Para facilitar o nascimento, pode ser necessário fazer um pequeno corte no períneo, que é espaço entre a vagina e o ânus para facilitar a saída do feto.
7)Quais as fases da mecânica do parto durante o período expulsivo?
O trabalho de parto divide-se em três períodos: a diminuição da espessura e dilatação do colo do útero; a descida e expulsão do bebé; e, por último a expulsão da placenta. A primeira fase tem geralmente a duração de 12 a 19 horas, a segunda fase de vinte minutos a duas horas e a terceira fase de cinco a trinta minutos.
8)O que e dequitação?
 É a expulsão ou saída da placenta de dentro do útero chamado de terceiro período do parto que ocorre após a saída e nascimento do bebê. Após o nascimento tem um tempo médio de até 30 minutos para ocorrer a expulsão da placenta de dentro do útero.
9)Quais procedimentos e protocolos seguidos durante a admissão da parturiente?
Preenchimento da ficha de admissão, anotando cuidadosamente a hora do início das contrações, frequência das mesmas.Hora da rutura das membranas,Aspecto do líquido e cor.Posição, situação e apresentação do feto.Número, ritmo e localização dos batimentos cardíacos fetais.Preparação da paciente para o toque(posição e antisepsia vulvar).Anotar dilatação cervical, altura e variedade de apresentação, apagamento do colo, dados sobre a bolsa d`água, de acordo com as informações do examinador (médico ou enfermeira).Verificar pressão arterial, pulso, temperatura, altura uterina e circunferência máxima do abdome.
10)Descreva o que caracteriza o período de Greenberg?
E a quarta fase, onde corresponde a primeira hora depois da saída da placenta. É de fundamental importância nos processos hemostáticos (impedir o sangramento excessivo). Durante esse período, há a possibilidade maior de ocorrerem grandes hemorragias.
11)O que é partograma ?
É uma representação gráfica da evolução do trabalho de parto. Com versões diferenciadas, ele registra, principalmente, a frequência das contrações uterinas, os batimentos cardíacos fetais e a dilatação cervical materna. “Com estes registros o médico consegue avaliar se o trabalho de parto está dentro dos padrões considerados normais”.
12)O que é o teste de Apgar?
É um teste ou método fácil e confiável para determinar os primeiros cuidados com o bebê. Realizado no primeiro e no quinto minuto de vida da criança o teste baseia-se em cinco critérios de avaliação: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, prontidão reflexa e cor da pele, que, individualmente, podem receber notas de 0 a 2, somando um total de 10 pontos.

Outros materiais