Buscar

pato vet

Prévia do material em texto

Atividade Anatomia II
04.05.2020
Aluna: Tatiana Gratarolli Prokop
RA: 5152151
Origem e função dos nervos cranianos. 
São 12 pares de nervos, cada um com sua respectiva classificação e identificação em algarismos romanos, na sequência crânio-caudal, e são responsáveis pela ligação com o encéfalo. Estes, exercem funções sensitivas e motoras, e sua função é determinada de acordo com as estruturas inervadas por cada par. 
São os 12 pares de nervos: 
I – Nervo Olfatório 
Origem: bulbo olfatório
É um nervo sensitivo, que possui exclusiva função de olfação, responsáveis pela condução dos impulsos olfatórios.
II – Nervo Óptico 
Origem: compostos por um grosso feixe de fibras nervosas que são originadas na região da retina e penetram no crânio por meio do forame/canal óptico.
Sua função é estritamente sensitiva, sendo de visão, originada na retina. 
III – Nervo Óculo-Motor 
Origem: sua origem se dá na face medial do pedúnculo cerebral, encontrando-se entre os corpos mamilares e a ponte.(pedúnculos cerebrais)
Possui a função de motricidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupila e grande parte dos músculos extrínsecos do bulbo do olho, ou seja, responsável pelo movimento dos olhos. 
.
IV – Nervo Troclear 
Origem:  é o único nervo craniano que aparentemente possui origem na superfície posterior do tronco cerebral (encefálico), passando pela fissura orbital superior. 
Sua função é de motricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olho, possui parte sensitiva e motora, e está relacionado com a movimentação dos olhos e a visão.
V – Nervo Trigêmio 
Origem: lado da ponte . A raiz motora do trigêmeo é constituída de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos músculos mastigatórios. 
É considerado um nervo misto, pois é responsável pelos movimentos da mastigação e percepções sensoriais da face, seios da face e dentes. Também é dividido em três partes: nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular. Sendo que a porção motora atua nos músculos relacionados aos movimentos da mastigação, e a parte sensitiva é comporta pelas divisões dos três ramos deste nervo: oftálmico, maxilar e mandibular, sendo responsável pela inervação da face, e regiões mais internas do crânio.
VI – Nervo Abducente 
Origem: passa pela fissura orbital superior, desempenha a motricidade do músculo reto lateral do bulbo do olho, sua origem se dá no sulco bulbar. 
Ë responsável pela inervação do músculo reto lateral do olho.
VII – Nervo Facial 
Origem: é considerado um nervo misto, pois possui uma raiz motora e outra sensorial gustativa. A origem se dá no sulco pontino inferior. 
O nervo facial dá inervação motora os músculos cutâneos da cabeça e pescoço. A raiz motora é formada pelo nervo facial, e a raiz motora é chamada de nervo intermédio. A porção motora é representada pelo nervo facial propriamente dito, relacionada com as expressões faciais, secreção de saliva e produção de lágrimas. O nervo facial proporciona a inervação motora para todos os músculos cutâneos da cabeça e pescoço. A porção sensorial recebe o nome de nervo intermédio e atua na sensibilidade muscular e gustatória.
VIII – Nervo Vestíbulo-Coclear 
Origem: borda ventro lateral da ponte (aparente); origem real: gânglio vestibular e gânglio occipital.
A função deste nervo é orientar a movimentação e audição. É um nervo sensitivo. As fibras do nervo vestíbulo-coclear auxiliam impulsos nervosos relacionados ao equilíbrio e audição. É um nervo exclusivamente sensitivo. A parte vestibular é relacionada com o equilíbrio. A parte coclear relaciona-se com a audição.
IX – Nervo Glossofaríngeo 
Origem: medula oblonga
 É um nervo misto. Este nervo tem percepções gustativa no posterior da língua e sensoriais da faringe, laringe e palato. É responsável pela sensibilidade de parte da língua, da faringe e tuba auditiva. A parte motora é relacionada com os músculos da faringe.
X – Nervo Vago 
Origem: soalho do 4° ventrículo. (medula oblonga)
Este nervo tem percepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras. É um nervo misto, com função motora e sensitiva. Inerva quase todos os órgãos abaixo do pescoço, com inervação parassimpática. É responsável pela manutenção de funções vitais como regulação da frequência cardíaca.
XI – Nervo Acessório
Origem: bulbo
Este nervo é que dá controle motor para a faringe, laringe, palato, músculos esternocleidomastóideo e trapézio. É constituído por uma raiz craniana e outra espinhal. É um nervo essencialmente motor, atuando em funções relacionada à deglutição e movimentos da cabeça e pescoço.
XII – Nervo Hipoglosso 
Origem: bulbo e passa pelo forame condiliano anterior.
Este nervo é que tem motricidade sobre os músculos da língua, com exceção do músculo palato glosso. O nervo hipoglosso sai do crânio e vai até os músculos intrínsecos e extrínsecos da língua. É um nervo exclusivamente motor. Emerge do crânio pelo canal do hipoglosso e dirige-se aos músculos intrínsecos e extrínsecos da língua. Relacionando-se com a movimentação da língua.

Continue navegando